Consumo Exacerbado de Sal Pela População brasileira: um fator de risco cardiovascular modificável e de relevância para controle da pressão arterial

Autores

  • G. B. Passarelli UniFOA – Centro Universitário de Volta Redonda
  • J. C. Azevedo UniFOA – Centro Universitário de Volta Redonda

DOI:

https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v7.n1%20Esp.1832

Palavras-chave:

pressão arterial, cloreto de sódio, dieta

Resumo

A hipertensão arterial sistêmica é uma condição clínica multifatorial caracterizada por níveis elevados e sustentados de pressão arterial. Associa-se frequentemente a alterações funcionais e/ou estruturais dos órgãos-alvo e a alterações metabólicas, com consequente aumento do risco de eventos cardiovasculares fatais e não fatais. No Brasil, a hipertensão afeta mais de 30 milhões e é o mais importante fator de risco para o desenvolvimento das doenças cardiovasculares, com destaque para o AVC e o infarto do miocárdio, as duas maiores causas isoladas de mortes no país. O diagnóstico deverá ser sempre validado por medidas repetidas, em condições ideais, em pelo menos três ocasiões. Por tratar-se de uma doença assintomática, são diversos os fatores de risco ao aumento do nível de pressão arterial, tais como: idade, gênero e etnia, genética, excesso de peso e obesidade, ingestão de sal, ingestão de álcool, sedentarismo e até mesmo fatores socioeconômicos. A necessidade diária de sódio para os seres humanos é a contida em 5 g de cloreto de sódio ou sal de cozinha. O consumo médio do brasileiro corresponde ao dobro do recomendado. Nessa perspectiva, o seguinte projeto de revisão de artigos abordará a influência do sal dentro dos mecanismos de controle da PA, bem como seus aspectos epidemiológicos, patogênicos e restrições na dieta repercutindo em efeitos neuro-humorais e metabólicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

30-10-2012

Como Citar

PASSARELLI, G. B.; AZEVEDO, J. C. Consumo Exacerbado de Sal Pela População brasileira: um fator de risco cardiovascular modificável e de relevância para controle da pressão arterial. Cadernos UniFOA, Volta Redonda, v. 7, n. 1 Esp, p. 113, 2012. DOI: 10.47385/cadunifoa.v7.n1 Esp.1832. Disponível em: https://revistas.unifoa.edu.br/cadernos/article/view/1832. Acesso em: 19 abr. 2024.

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.