Análise quantitativa e organoléptica das águas dos bebedouros do Centro Universitário de Volta Redonda (Três Poços) de acordo com a Portaria 518 do Ministério da Saúde

Autores

  • L. C. Nogueira UniFOA – Centro Universitário de Volta Redonda
  • G. S. Paiva UniFOA – Centro Universitário de Volta Redonda
  • T. T. Mairynck UniFOA – Centro Universitário de Volta Redonda
  • A. C. S. Almeida UniFOA – Centro Universitário de Volta Redonda
  • E. F. Rodrigues UniFOA – Centro Universitário de Volta Redonda
  • J. A. Araújo UniFOA – Centro Universitário de Volta Redonda
  • C. C. A. Moreira UniFOA – Centro Universitário de Volta Redonda

DOI:

https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v7.n1%20Esp.2098

Palavras-chave:

análise de água potável, portaria 518, análise quantitativa de água

Resumo

A Fundação Oswaldo Aranha - FOA, criada em 1967, está localizada na região Sul Fluminense, na cidade de Volta Redonda. Inicialmente, a Instituição possuía apenas as escolas de Medicina, Odontologia, Engenharia Civil, Educação Física e Ciências Contábeis. Atualmente conta com 19 cursos de graduação, além de cursos de curta duração e pós-graduação. O Campus Três Poços ainda possui uma Policlínica, Centro Odontológico e Centro Integrado de Fisioterapia que atendem toda a comunidade local. Desde a criação da FOA até os dias atuais, a demanda de alunos, funcionários, visitantes e pacientes cresceu consideravelmente e consequentemente o consumo de água potável. Com o intuito de aferir a qualidade da água e proporcionar o bem-estar de toda comunidade que usufrui dos bebedouros do Campus Três Poços, despertou o interesse de realizar o Projeto de Iniciação Científica que fizesse análise de todos os 45 bebedouros do Centro Universitário de Volta Redonda do Campus Três Poços. O principal objetivo do Projeto é monitorar e verificar os padrões de potabilidade estabelecidos pela portaria N-518 de março de 2004 do Ministério da Saúde, através de testes analíticos: Cloreto, Dureza Total, Oxigênio Dissolvido, Alcalinidade, pH, Odor e Gosto. Para a avaliação das características da água serão utilizados parâmetros de qualidade que foram agrupados em físicos, químicos, pH e organolépticos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

30-10-2012

Como Citar

NOGUEIRA, L. C.; PAIVA, G. S.; MAIRYNCK, T. T.; ALMEIDA, A. C. S.; RODRIGUES, E. F.; ARAÚJO, J. A.; MOREIRA, C. C. A. Análise quantitativa e organoléptica das águas dos bebedouros do Centro Universitário de Volta Redonda (Três Poços) de acordo com a Portaria 518 do Ministério da Saúde. Cadernos UniFOA, Volta Redonda, v. 7, n. 1 Esp, p. 284, 2012. DOI: 10.47385/cadunifoa.v7.n1 Esp.2098. Disponível em: https://revistas.unifoa.edu.br/cadernos/article/view/2098. Acesso em: 28 mar. 2024.

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.