Um estudo de caso para verificação de referenciais de condução de projetos da indústria automobilística apoiadas em software

Autores

  • A. B. Gama UniFOA – Centro Universitário de Volta Redonda
  • V. R. Reis UniFOA – Centro Universitário de Volta Redonda
  • T. F. L. Silva UniFOA – Centro Universitário de Volta Redonda
  • A. G. E. Santo UniFOA – Centro Universitário de Volta Redonda
  • C. E. C. Vieira UniFOA – Centro Universitário de Volta Redonda

DOI:

https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v7.n1%20Esp.2190

Palavras-chave:

indústria automobilística, projetos, verificação de referenciais

Resumo

O segmento da indústria automobilística no Brasil é hoje o quinto maior mercado mundial do ramo. Com isso, várias empresas estão se instalando no país para se inserir no mercado, gerando concorrências acirradas. O objetivo principal da indústria automobilística baseia-se no aumento da qualidade dos projetos de construção e montagem de veículos e motores, a fim de alavancá-la no mercado e propiciar o crescimento perante aos concorrentes no lançamento dos novos veículos. Para produzir com maior qualidade e conquistar a preferência dos clientes, as empresas precisam de indicadores gráficos sobre a evolução de suas áreas e de seus projetos, que na maioria das vezes, são construídos sem uma padronização, gerando problemas de não conformidade nas informações. Esses aspectos são muito comuns neste tipo de segmento industrial. Os projetos de montagem e construção de veículos possuem várias áreas de interseção como qualidade, planejamento e custos. Cada área possui um responsável que verifica os referenciais do projeto, gerando informações para a diretoria geral e garantindo a aplicação de suas instruções. De acordo com as características específicas de cada projeto, o responsável verifica quais os referenciais podem ser utilizados para resolver os problemas. Para padronizar e controlar a aplicação destes referenciais foi desenvolvido um software que facilita o trabalho dos responsáveis pelas áreas e gera indicadores automáticos. Desta forma, o acompanhamento e as decisões dos projetos são apoiados em indicadores corretos e confiáveis tornando o trabalho mais ágil, padronizado e confiável.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

30-10-2012

Como Citar

GAMA, A. B.; REIS, V. R.; SILVA, T. F. L.; SANTO, A. G. E.; VIEIRA, C. E. C. Um estudo de caso para verificação de referenciais de condução de projetos da indústria automobilística apoiadas em software. Cadernos UniFOA, Volta Redonda, v. 7, n. 1 Esp, p. 372, 2012. DOI: 10.47385/cadunifoa.v7.n1 Esp.2190. Disponível em: https://revistas.unifoa.edu.br/cadernos/article/view/2190. Acesso em: 28 mar. 2024.

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)