Webrádio UniFOA como espaço de preparação dos acadêmicos para o mercado de trabalho

Autores

  • J. P. Conceição UniFOA – Centro Universitário de Volta Redonda
  • B. V. Viana UniFOA – Centro Universitário de Volta Redonda
  • R. T. Santos UniFOA – Centro Universitário de Volta Redonda
  • D. B. Gonçalves UniFOA – Centro Universitário de Volta Redonda
  • B. M. Brito UniFOA – Centro Universitário de Volta Redonda
  • G. L. Santos UniFOA – Centro Universitário de Volta Redonda
  • C. S. Lima UniFOA – Centro Universitário de Volta Redonda

DOI:

https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v6.n2%20Esp.2378

Palavras-chave:

estágio, webrádio, internet

Resumo

A Webrádio UniFOA funciona como laboratório dos Cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda e completará três anos no dia 18 de outubro de 2011. No presente estudo foram selecionados 4 egressos do curso de jornalismo e 13 acadêmicos do curso Propaganda do UniFOA. O objetivo é estudar como as funções de produção publicitária em rádio e de radiojornalismo desenvolvidas durante o estágio na webrádio podem contribuir como pré-requisito para a inserção destes no mercado de trabalho. Durante esse período os estagiários tiveram oportunidade de conhecer as especificidades das profissões de jornalista e publicitário. O questionário semiestruturado apresentou informações sobre as ocupações atuais e tarefas desenvolvidas pelos estagiários. Os dados mostram as semelhanças entre as práticas da webrádio e das empresas de Jornalismo e Publicidade da região Sul Fluminense e da capital. Dentre os egressos, podemos destacar Pedro Werner, atualmente estagiário no site "Globoesporte.com", Marcos Pires, jornalista, pós-graduando em cinema na UFJF e André Pinheiro que atualmente é jornalista do Programa Dário de Paula e da Troup Comunicação e fez seu trabalho de conclusão de curso sobre a Webrádio UniFOA. Os demais alunos já se destacam no cenário regional em agências de publicidade, como Troup, jornais, como Foco Regional e Diário do Vale e emissoras de tv como a TV Bandeirantes. As informações de cada perfil dos alunos servem de referência para avaliar como o mercado jornalístico e publicitário faz a seleção de estagiários. Para a organização dos dados, foi utilizado o cadastro da Central de Estágio e também o Portal de Egresso. Sendo assim, a proposta da prática foi desenvolver e apoiar os alunos, a partir do trabalho em diferentes setores dentro da webrádio, na assimilação das funções do setor para entender a corporação como um todo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

17-08-2018

Como Citar

CONCEIÇÃO, J. P.; VIANA, B. V.; SANTOS, R. T.; GONÇALVES, D. B.; BRITO, B. M.; SANTOS, G. L.; LIMA, C. S. Webrádio UniFOA como espaço de preparação dos acadêmicos para o mercado de trabalho. Cadernos UniFOA, Volta Redonda, v. 6, n. 2esp, p. 131, 2018. DOI: 10.47385/cadunifoa.v6.n2 Esp.2378. Disponível em: https://revistas.unifoa.edu.br/cadernos/article/view/2378. Acesso em: 16 abr. 2024.

Artigos Semelhantes

1 2 3 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)