Levantamento da Realização de exames periódicos preventivos em funcionários do UniFOA e pacientes da Policlínica André Bianco

Autores

  • B. H. R. Paula UniFOA – Centro Universitário Volta Redonda
  • A. L. R. Claudino UniFOA – Centro Universitário Volta Redonda
  • F. C. O. Almeida UniFOA – Centro Universitário Volta Redonda
  • E. C. Millen UniFOA – Centro Universitário Volta Redonda

Palavras-chave:

prevenção, rastreamento, risco, paciente, humanização

Resumo

Os métodos de rastreamento permitem uma avaliação precoce dos estados fisiológicos e porventura patológicos de pacientes que não possuem indícios clínicos de doença e que se enquadrem na população de risco. Os mesmos são baseados em evidência, adotados por sistemas de saúde nacionais e internacionais com faixa da população que se submete a tais exames como preventivos do câncer de colo uterino, mamografia e próstata. Entretanto há questionamentos sobre qual parcela da população é candidata a estes métodos, principalmente no que tange a faixa etária, o conhecimento público da importância desta prática que se traduz pela não adesão e a verdadeira eficácia de cada exame. Objetiva-se verificar se existe algum fator preditivo para a adesão ou não dos candidatos a testes de rastreamento, um melhor compreendimento das razões pelas quais a procura pela medicina preventiva por parte do paciente não é ótima. A pesquisa, em andamento, é realizada em domínios do UniFOA, na cidade de Volta Redonda-RJ. Foram aplicados, até o presente momento, 211 questionários contendo perguntas a serem respondidas pelo pesquisado, mediante a assinatura de um Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Todos os questionários obtidos foram incluídos, uma vez que preenchiam os critérios de inclusão. Esta avaliação baseia-se em análise interina não planejada, após coleta de 18,11% do total de entrevistas intencionadas. O que se pode observar apesar de um “n” ainda pouco significativo é que o acesso a medicina privada através de planos ou seguros de saúde, aparenta ser um fator facilitador para a realização de exames preventivos ginecológicos, justificado pelo fato de 73% dos entrevistados que relataram dificuldade não serem possuidores dos mesmos. Este dado também é reproduzido entre indivíduos do sexo masculino, cerca de 20% que referem a não realização de exames preventivos contra o câncer de próstata por conta de dificuldade de acesso ao mesmo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

14-08-2018

Como Citar

PAULA, B. H. R.; CLAUDINO, A. L. R.; ALMEIDA, F. C. O.; MILLEN, E. C. Levantamento da Realização de exames periódicos preventivos em funcionários do UniFOA e pacientes da Policlínica André Bianco. Cadernos UniFOA, Volta Redonda, v. 5, n. 1esp, p. 83, 2018. Disponível em: https://revistas.unifoa.edu.br/cadernos/article/view/2460. Acesso em: 28 mar. 2024.

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.