A percepção de alunos de ensino fundamental de colégios municipal e estadual de Volta Redonda, através da fotografia, sobre a preservação ambiental

Autores

  • L. G. Medeiros UniFOA-Centro Universitário de Volta Redonda
  • L. A. Feliciano UniFOA-Centro Universitário de Volta Redonda

Palavras-chave:

fotografia, metodologia didática, criança, meio ambiente

Resumo

A presente pesquisa aborda a fotografia como metodologia e didática na conscientização sobre o meio ambiente. Atingindo um público de crianças do 5° ano do ensino fundamental, estadual e municipal, da cidade de Volta Redonda, RJ, o trabalho tem o objetivo de mostrar aos alunos, de maneira eficaz, através de dinâmicas, sempre pautada pela imagem fotográfica, a situação em que o meio ambiente se encontrará se nenhuma medida, por menor que seja, for tomada. A fotografia como ato subjetivo é mais uma maneira de questionar a realidade. Ao mesmo tempo em que mostra diversas coisas, sempre a partir das escolhas de quem fotografa, ela também sugere a emoção vivida no momento do clique. Observar uma fotografia não é apenas ver uma imagem, mas, acima de tudo, lançar um olhar que possa sentir e analisar o espírito emotivo e instigante que aquela imagem representa. Com isso, procura-se, com o trabalho, analisar o olhar da criança e despertar a percepção crítica sobre a interferência do homem na natureza e no meio ambiente. A fotografia vai possibilitar identificar, no em torno dos alunos, o que foi e o que não foi modificado pelo homem. Além da análise detalhada sobre a percepção dos alunos e do olhar sobre a interferência social no meio ambiente, a pesquisa permite, ainda, verificar o método de ensino das escolas municipais e estaduais, e, também, oferecer uma metodologia de aplicação de dinâmicas que valorizem a prática fotográfica no universo escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

14-08-2018

Como Citar

MEDEIROS, L. G.; FELICIANO, L. A. A percepção de alunos de ensino fundamental de colégios municipal e estadual de Volta Redonda, através da fotografia, sobre a preservação ambiental. Cadernos UniFOA, Volta Redonda, v. 5, n. 1esp, p. 103, 2018. Disponível em: https://revistas.unifoa.edu.br/cadernos/article/view/2482. Acesso em: 28 mar. 2024.

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.