A mão-dupla da globalização: um estudo dos casos da Coca Cola e do McDonald’s e a apropriação da cultura de massas pelo comércio regional

Autores

  • V. M. Rodrigues UniFOA – Centro Universitário de Volta Redonda
  • A. A. Pereira UniFOA – Centro Universitário de Volta Redonda

Palavras-chave:

globalização, glocalização, marketing, padronização, cultura de massas

Resumo

O estudo da mão-dupla da globalização ataca a questão do planejamento dos profissionais de comunicação para uma arena mundial interligada. Este estudo observa, além da adaptação das empresas a determinadas localidades, a adaptação de certas localidades às empresas transnacionais. Se por um lado o mercado louvou a globalização como um processo de homogeneização dos produtos e consumidores, por outro ficou evidente a necessidade incorporar traços locais em qualquer estratégia empresarial. A ideia da padronização de produtos defendida por Levitt passou a ser questionada, já que diferentes localidades exigem diferentes estratégias de marketing específicas que incorporem tensões culturais muitas vezes menosprezadas. O estudo observa, também, as apropriações de comunidades locais de grandes símbolos da cultura de massa. Trata-se de microempresas se apropriando deliberadamente de logotipos, cores, adaptando nomes sem se importar com a clara alusão a marca apropriada. A questão é: se trata apenas de um processo de aculturação ou um processo de apropriação ativa que resultará em um misto das duas (ou mais) culturas? Acredita-se que tal atitude reforça não apenas um papel contra hegemônico da cultura popular em relação à cultura de massas, borrando as fronteiras entre uma e outra, como também nos fornece dados de análise daquela realidade local e de seus traços significativos. Os exemplos estudados, McDonald`s e Coca-Cola são empresas conhecidas mundialmente, instaladas em todos os continentes do planeta, tiveram que adaptar seus produtos aos mercados nos quais se inseriam.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

14-08-2018

Como Citar

RODRIGUES, V. M.; PEREIRA, A. A. A mão-dupla da globalização: um estudo dos casos da Coca Cola e do McDonald’s e a apropriação da cultura de massas pelo comércio regional. Cadernos UniFOA, Volta Redonda, v. 5, n. 1esp, p. 130, 2018. Disponível em: https://revistas.unifoa.edu.br/cadernos/article/view/2509. Acesso em: 19 abr. 2024.

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.