Formação de professores para EaD: o TPACK como caminho possível

Fernanda de Jesus Costa, Gustavo Pereira Pessoa, Isabela Silva Nogueira, Laura Maria Braga

Resumo


A Educação a distância (EaD) tem sua oferta ampliada a cada dia. A facilidade de acesso e a flexibilidade são dois dos principais atrativos. Porém o que se observa, no concerne a abordagem pedagógica nos cursos nesta modalidade é uma tendência a reproduzir o modelo de educação presencial. Entendemos que a EaD possui característica próprias, e deve ter metodologias de ensino que contemplem sua singularidade. Neste âmbito, entendemos que a formação docente é o melhor caminho para transformar as práticas pedagógicas da EaD, e percebemos na proposta do Technological Pedagogical Content Knowledge (TPACK) um caminho promissor para formar este docente. O TPACK propõe uma reflexão baseada em três domínios, através desta interação o docente seleciona o conteúdo a ser trabalhado, a estratégia pedagógica e o recurso tecnológico  utilizado. Propomos neste trabalho que a formação docente incorpore o TPACK em seu processo formativo buscando estimular o futuro docente a perceber a interação entre os três domínios propostos e preparar ações pedagógicos que levem em consideração as particularidades da EaD.

Palavras-chave


Educação a distância, formação de professores, tpack

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