Influência do exercício físico sobre a pressão arterial, peso corporal, índice d massa corporal e circunferência da cintura

Autores

  • C. L. Sodré UniFOA - Centro Universitário de Volta Redonda
  • C. de O. Pedrosa UniFOA - Centro Universitário de Volta Redonda
  • C. R. O. Costa UniFOA - Centro Universitário de Volta Redonda
  • V. L. F. C. Bastos UniFOA - Centro Universitário de Volta Redonda

Resumo

É amplamente reconhecida a relação entre hipertensão arterial e acident vascular cerebral, infarto agudo do miocárdio, insuficiência cardíaca, doença vascula periférica, dissecção da aorta e insufuciência renal crônica.A prevenção e o tratament precoce da hipertensão podem prevenir ou retardar esses eventos. OBJETIVOS: Reconhecer a existência e o grau de redução da pressão arterial, do pes corporal, do IMC e da medida da circunferência da cintura proporcionados pela atividad física regular. METODOLOGIA: Será realizado um estudo prospectivo com pacientes hipertensos e pré hipertensos em acompanhamento ambulatorial. Os sujeitos do estudo serão acompanhados por 6 meses. A medida da pressão arteri  será realizada pelo método auscultatório. O peso corporal e a estatura serão avaliados po meio de uma balança de precisão. O IMC será calculado por meio da divisão do peso pel estatura ao quadrado. A medida da Circunferência da cintura será efetuada com fit métrica na linha do umbigo. Os dados obtidos serão comparados com o objetivo de verificar se o grupo de sujeitos qu realizou atividade física apresentou melhor controle dos níveis pressóricos, do pes corporal, do IMC, e da circunferência da cintura.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

11-02-2019

Como Citar

SODRÉ, C. L.; PEDROSA, C. de O.; COSTA, C. R. O.; BASTOS, V. L. F. C. Influência do exercício físico sobre a pressão arterial, peso corporal, índice d massa corporal e circunferência da cintura. Cadernos UniFOA, Volta Redonda, v. 2, n. 1 esp, p. 44, 2019. Disponível em: https://revistas.unifoa.edu.br/cadernos/article/view/2892. Acesso em: 29 mar. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)