A supervisão escolar e as contribuições para uma cultura de gestão democrática nas escolas municipais de São Paulo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v15.n44.3334

Palavras-chave:

Supervisão escolar. Gestão democrática. Educação básica. São Paulo.

Resumo

Esta investigação pretende evidenciar o papel e as contribuições da supervisão escolar como elemento articulador da cultura democrática nas escolas municipais da rede pública de São Paulo, procurando romper com o caráter fiscalizador atribuído historicamente ao supervisor, em direção à uma nova concepção de atuação baseada no acompanhamento, articulação e fortalecimento das ações contidas no Projeto Político-Pedagógico das instituições educativas. Baseada em pesquisas documentais e suportada pela literatura especializada, a pesquisa aponta, sobretudo, para as melhorias na qualidade da educação na medida em que se descentraliza o poder e se fortalece o diálogo e participação conjunta da comunidade, na busca de soluções e na responsabilização pelo processo educativo.

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Biografia do Autor

Flavia Alkimim Fausto da Silva, Secretaria Municipal de Educação de São Paulo

Especialista em Gestão da Educação Pública. Atua na coordenação pedagógica da SME.

Paulo Roberto Prado Constantino, Unidade de Pós-Graduação, Extensão e Pesquisa do CEETEPS

Doutor em Educação. Atua na Unidade de Pós-Graduação, Extensão e Pesquisa do CEETEPS.

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Publicado

17-12-2020

Como Citar

SILVA, Flavia Alkimim Fausto da; CONSTANTINO, Paulo Roberto Prado. A supervisão escolar e as contribuições para uma cultura de gestão democrática nas escolas municipais de São Paulo. Cadernos UniFOA, Volta Redonda, v. 15, n. 44, 2020. DOI: 10.47385/cadunifoa.v15.n44.3334. Disponível em: https://revistas.unifoa.edu.br/cadernos/article/view/3334. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Ciências Sociais Aplicadas e Humanas

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