Educação em Tempos Neoliberais: ferramentas para leitura da concepção de Educação Superior do Banco Mundial (Relatório de Novembro de 2017)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v16.n46.3550

Palavras-chave:

oliberalismo. Educação Neoliberal. Crise na Educação.

Resumo

Resumo: o presente texto tem o objetivo de oferecer um gradiente de leitura que permita compreender, analisar e criticar o relatório ‘Um Ajuste Justo: Análise da Eficiência e Equidade do Gasto Público no Brasil’, publicado no mês de novembro de 2017, pelo Grupo Banco Mundial. Acreditando que o relatório encontra-se fortemente permeado por uma lógica neoliberal, o artigo toma a noção de neoliberalismo como guia para a leitura do documento. São apresentados conceitos de autores como Ball (2004), Bauman e Bordoni (2016), Dardot e Laval (2016), Veiga-Neto (2002), dentre outros. O texto encontra-se estruturado em cinco partes: “Neoliberalismo: conhecer para combater”; “Estado em tempos neoliberais”; “O sujeito neoliberal”, “Educação em Tempos Neoliberais” e “Alguns apontamentos”. Neste último tópico são apresentadas algumas observações finais que auxiliam a compreender o relatório como parte de uma rede de interesses pautada pelo capital, situada dentro do modelo neoliberal, que entende os investimentos em educação não como investimentos, mas como gastos.

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Biografia do Autor

Eduardo Cristiano Hass da Silva, Doutorando em Educação na UNISINOS

Graduado (licenciatura e bacharelado) em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), doutorando em Educação na Unisinos.

Referências

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Publicado

26-08-2021

Como Citar

HASS DA SILVA, Eduardo Cristiano. Educação em Tempos Neoliberais: ferramentas para leitura da concepção de Educação Superior do Banco Mundial (Relatório de Novembro de 2017). Cadernos UniFOA, Volta Redonda, v. 16, n. 46, 2021. DOI: 10.47385/cadunifoa.v16.n46.3550. Disponível em: https://revistas.unifoa.edu.br/cadernos/article/view/3550. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Ciências Sociais Aplicadas e Humanas

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