Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Revista da Escola de Ciências Médicas de Volta Redonda?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

Fica expresso que, sendo o artigo encaminhado por remessa eletrônica, o(s) autor(es) concorda(m) com as seguintes premissas da Revista da Escola de Ciências Médicas de Volta Redonda: 1) que no artigo não há conflito de interesse, cumprindo o que diz a Resolução do CFM nº.1595/2000 que impede a publicação de trabalhos e matérias com fins promocionais de produtos e/ou equipamentos médicos; Ou caso haja conflito de interesse ele deve ser citado com o texto: “O(s) autores (s) (nominá-los) receberam suporte financeiro da empresa privada (mencionar o nome) para a realização deste estudo”. 2) citar a fonte financiadora, se houver; Inclusive de instituições de fomento a pesquisa nacionais ou estrangeiras.  3) Que toda matéria relacionada à investigação humana e a pesquisa animal deve ter aprovação prévia do comitê de ética em pesquisa (CEP) da instituição onde o trabalho foi realizado, colocando no texto o número com que foi aprovado; 4) que todos os autores concedem os direitos autorais e autorizam alterações no texto enviado para que ele seja padronizado no formato linguístico da Revista da Escola de Ciências Médicas de Volta Redonda, podendo remover redundâncias que forem consideradas não necessárias ao bom entendimento do texto, desde que não altere seu sentido. Caso haja discordâncias dos autores quanto a estas premissas, deverão eles escrever carta deixando explícito o ponto em que discordam e o conselho editorial analisara se o artigo pode ser encaminhado para publicação ou devolvido aos autores. 5) Não serão aceitos trabalhos já publicados ou simultaneamente enviados para avaliação em outros periódicos.

 Informações gerais

A Revista da Escola de Ciências Médicas de Volta Redonda avalia artigos para publicação em português ou inglês com as seguintes características:

  • Editorial: É o artigo inicial do periódico, geralmente a respeito de assunto atual e de grande importância. É solicitado a autor de reconhecida capacidade técnica e científica.

  • Artigo Original: É o relato completo de investigação clínica ou experimental. Deve ser constituído de Resumo, Introdução, Método, Resultados, Discussão, Abstract e Referências, limitadas ao máximo de 30.

O título deve ser redigido em português e inglês. Deve conter o máximo de informações, o mínimo de palavras e não deve conter abreviatura. Deve ser acompanhado do(s) nome(s) completo(s) do(s) autor(es) seguido do(s) nome(s) da(s) instituição(ões) onde o trabalho foi realizado.

Os autores deverão enviar junto ao seu nome somente um título e aquele que melhor represente sua atividade acadêmica
O resumo deve ter no máximo 250 palavras e estruturado da seguinte maneira: objetivo, método, resultados, conclusões e descritores na forma referida pelo DeCS (http://decs.bvs.br). Podem ser citados até cinco descritores. O abstract também deve conter até 250 palavras e ser estruturado da seguinte maneira: objective, methods, results, conclusion e keywords (http://decs.bvs.br).

 

  • Artigo de Revisão: O Conselho Editorial incentiva a publicação de matérias de grande interesse médico valorizando a análise crítica e não meramente uma descrição sumária da literatura. Deve ter uma introdução com descrição dos motivos que levaram à redação do artigo, os critérios de busca, seguido de texto ordenado em títulos e subtítulos de acordo com complexidade do assunto, resumo e abstract não estruturados. Quando couber, ao final poderão existir conclusões, opiniões dos autores sumarizando o referido no texto da revisão. Deve conter no máximo 15 páginas e 45 referências.
  • Nota Prévia: Constitui observação clínica original, ou descrição de inovações técnicas, apresentada de maneira concisa, de preferência não excedendo a 500 palavras, cinco referências, duas ilustrações e abstract não estruturado. Permitem-se três autores.
  • Relato de Caso: Descrição de casos clínicos de interesse geral seja pela raridade na literatura médica ou pela forma de apresentação não usual do mesmo. Não deve exceder a 600 palavras e não necessita resumo, apenas abstract não estruturado, cinco referências e duas ilustrações. Número de autores até cinco.
  • Cartas ao Editor: Comentários científicos ou controvérsias com relação aos artigos publicados na Revista da Escola de Ciências Médicas de Volta Redonda. Em geral tais cartas são enviadas ao autor principal do artigo em pauta para resposta e ambas as cartas são publicadas no mesmo número da Revista, não sendo permitido réplica.
  • Ensino e Extensão: Conteúdo que aborde o ensino da medicina na graduação, em programas de extensão e na pós-graduação com formato livre. Resumo e abstract não estruturados.

Forma e estilo

  • Texto: A forma textual dos manuscritos apresentados para publicação devem ser enviados na forma digital (Word Doc), espaçamento 1,5 e corpo de letra Arial, tamanho 12, formato A4, margens (3 cm superior e esquerda e 2 cm inferior e direta). Os artigos devem ser concisos e redigidos em português ou inglês. As abreviaturas devem ser em menor número possível e limitadas aos termos mencionados repetitivamente, desde que não alterem o entendimento do texto, e devem ser definidas a partir da sua primeira utilização.
  • Referências: Devem ser predominantemente de trabalhos publicados nos cinco últimos anos não esquecendo de incluir autores e revistas nacionais. Devem ser numeradas consecutivamente em ordem de citação no texto e apresentadas conforme as normas de Vancouver (Normas para Manuscritos Submetidos às Revistas Biomédicas – ICMJE www.icmje.org - Rev Col Bras Cir. 2008;35(6):425-41). Não serão aceitas como referências anais de congressos, comunicações pessoais. Citações de livros e teses devem ser desestimuladas. Os autores do artigo são responsáveis pela veracidade das referências.

Exemplos:

  • Artigo de revista (listar todos os autores e somente usar "et al." se ultrapassar o número de seis):

Ribeiro Jr U, Cecconello, Safatle-Ribeiro AV, Zilberstein B, Pinotti HW. Squamous cell carcinoma of the esophagus and multiple primary tumors of the upper aerodigestive tract. Arq Gastroenterol. 1999;36(4):195-200.

Rose ME, Huerbin MB, Melick J, Marion DW, Palmer AM, Schiding JK et al. Regulation of interstitial excitatory amino acid concentrations after cortical contusion injury. Brain Res. 2002;935:40-6.

  • Livros e outras monografias (listar todos os autores/editores e não usar "et al."):

Castell DO, Richter JE, editors. The esophagus. 3. ed. Philadelphia: Lippincott Williams & Wilkins; 1999.

Murray PR, Rosenthal KS, Kobayashi GS, Pfaller MA. Medical microbiology. 4th ed. St. Louis: Mosby; 2002.

  • Capítulo de livro (listar todos os autores e não usar "et al."):

Cohen RV, Roll S, Schaffa TD. Hernioplastia incisional videolaparoscópica. Rio de Janeiro: Reichmann & Affonso; 1999. p. 127-31.

Meltzer PS, Kallioniemi A, Trent JM. Chromosome alterations in human solid tumors. In: Vogelstein B, Kinzler KW, editors. The genetic basis of human cancer. New York: McGraw-Hill; 2002. p. 93-113.

  • Dissertações e teses: Cecconello.

Contribuição ao conhecimento e histopatologia do colédoco. [Dissertação]. São Paulo: Instituto Brasileiro de Estudos e Pesquisas de Gastroenterologia - IBEPEGE; 1979.

Nery JAC. Reação na hanseníase: uma descrição epidemiológica [tese]. Niterói (RJ): Universidade Federal Fluminense; 1995. 129 p.

  • Portal da internet

Cancer-Pain.org [Internet]. New York: Association of Cancer Online Resources, Inc.; c2000-01 [updated 2002 May 16; cited 2002 Jul 9]. Available from: http://www.cancer-pain.org.

Saude.gov.br [Internet]. Prevalência da hanseníase no Brasil, macrorregiões e estados, 1985 - 2003 [acesso 22 fev 2005]. Disponível em: http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/hansen_prevalencia.pdf.

Agradecimentos: Devem ser feitos às pessoas que contribuíram de forma importante para a sua realização.

 Tabelas e figuras (Máximo permitido 6 no total)

  • Tabelas devem ser numeradas com algarismos arábicos, encabeçadas por suas legendas com uma ou duas sentenças, explicações dos símbolos no rodapé. Cite as tabelas no texto em ordem numérica incluindo apenas dados necessários à compreensão de pontos importantes do texto. Os dados apresentados não devem ser repetidos em gráficos.

  • São consideradas figuras todas fotografias, gráficos, quadros e desenhos. Todas as figuras devem ser referidas no texto, sendo numeradas consecutivamente por algarismos arábicos e devem ser acompanhadas de legendas descritivas, abaixo.

  • As figuras deverão ser encaminhadas no formato JPG ou TIF, e serem inseridas no manuscrito logo após terem sido citadas no texto e não ao final do trabalho, porém deverão também ser enviadas em anexo no Passo 4. Transferência de documentos suplementares, para que não haja perda de qualidade.

 Submissão de Artigos

Os artigos deverão ser submetidos pelo sistema online disponível no endereço http://web.unifoa.edu.br/revistas/. Toda tramitação das etapas do processo editorial será realizada por este instrumento.

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  2. O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  3. O texto está em espaçamento 1,5; usa uma fonte de 12 pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto e anexadas nos Documentos Suplementares.
  4. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  5. Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
  6. No artigo não há conflito de interesse, cumprindo o que diz a Resolução do CFM n°1595/2000.
  7. Existe, se for o caso, aprovação pelo Comitê de Ética em Pesquisa para seres humanos ou animais.
 

Declaração de Direito Autoral

Declaração de Transferência de Direitos Autorais à Revista da Escola de Ciências Médicas de Volta Redonda - Nós autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista, concordo(amos) que os direitos autorais a ele referentes se tornarão também propriedade desta revista, e autorizamos alterações no texto enviado para que ele seja padronizado no formato linguístico da Revista, podendo remover redundâncias que forem consideradas não necessárias ao bom entendimento do texto, desde que não altere seu sentido.

AUTOR desde já está ciente e de acordo que:

  •  A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
  • A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
  • Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
  • Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
  • Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.

AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.