USO DE DIFERENTES ESTRATÉGIAS NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS

Autores

  • Maria Madalena Dullius
  • Ana Paula Krein Müller
  • Vanessa Paula Reginatto
  • Júlia Weber Ferreira da Silva

DOI:

https://doi.org/10.47385/praxis.v11.n21.1255

Palavras-chave:

Ensino da Matemática, Diferentes Estratégias, Resolução de Problemas

Resumo

O estudo da matemática tem, se mostrado cada vez mais desgostoso por parte dos estudantes que aparentam desmotivados quando precisam resolver problemas referentes à disciplina. Muitos alegam que, pela necessidade de chegar à perfeição com cálculos e fórmulas, o conteúdo se torna difícil e tedioso. Assim, perguntamo-nos: E esse problema tem solução? Neste artigo apresentamos os resultados de uma investigação sobre a exploração de diferentes estratégias de resolução de problemas como um meio de se chegar a uma solução. Para chegarmos a esse quadro, realizamos intervenções com estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental em quatro escolas do Vale do Taquari. Aplicamos questionários nos quais os estudantes deveriam resolver os problemas de forma aleatória, sem terem a obrigação do uso do cálculo formal, que é normalmente empregado pelos mesmos por ser o mais exigido e ensinado. A partir da resolução desses problemas, analisamos e elencamos em categorias cada uma, separando os acertos dos erros.  Como resultados, observamos que muitos estudantes preferem não apresentar o desenvolvimento da resolução, apenas marcam a opção que acreditam ser coerente, e desses, grande parte não obteve êxito. Alguns ousaram mais e fizeram tabelas e desenhos como forma de resolução, e desses, todos acertaram. Concluímos que é muito importante para o estudante saber refletir e pensar sobre o que ele está fazendo ao invés de copiar mecanicamente o que o professor ensina, e aqueles que passaram a ousar com diferentes meios para a resolução de seus problemas também se sentiram mais motivados a continuar aprendendo.

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Publicado

09-07-2019

Edição

Seção

Artigos