FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM SAÚDE: ABORDAGEM CURRICULAR DE UM CURSO DE FISIOTERAPIA

Autores

  • Josiane Moreira Germano Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.
  • Patrícia Fernanda Sandrini Universidade Estadual de Londrina.
  • Adriana Regina de Jesus Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.47385/praxis.v10.n20.1336

Palavras-chave:

Formação Profissional, Currículo, Fisioterapia.

Resumo

A mudança do modelo de saúde somado à alteração do perfil epidemiológico no Brasil fez com que a formação profissional fosse alvo de estudos devido à insuficiência do padrão de formação no acolhimento das demandas da saúde pública. Desta forma, os objetivos deste artigo são: discorrer sobre a formação profissional em Fisioterapia na perspectiva do paradigma sanitário e apresentar a análise do Projeto Político Pedagógico de um curso de Fisioterapia e suas repercussões na formação profissional de fisioterapeutas egressos. Trata-se de um estudo de análise documental de caráter qualitativo, com levantamento bibliográfico de artigos em bases de dados como: Scielo e Lilacs, além de outros manuscritos, sem restrição de ano buscou-se embasamento para a construção do texto, artigos relacionados à formação profissional em saúde, currículo em fisioterapia e diretrizes curriculares nacionais em saúde. Com esta pesquisa foi possível perceber que a fisioterapia nasce de uma perspectiva exclusivamente reabilitadora onde o foco de formação está voltado ao cuidado hospitalar e clínico. A análise do Projeto Político Pedagógico  possibilita  perceber que apesar de três readequações curriculares dos eixos de conhecimento, o curso apresenta características majoritariamente biológicas e instrumentais. O currículo segue uma vertente tradicionalista onde as disciplinas são organizadas de modo linear e por séries, dificultando a integração disciplinar. Para contemplar a necessidade do modelo de saúde vigente percebe-se a necessidade de direcionar a formação para aspectos mais humanos, onde o curso tem o desafio de reorientar o currículo aproximando-o das necessidades reais do paradigma sanitário. 

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Biografia do Autor

Josiane Moreira Germano, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

Fisioterapeuta Especialista em Saúde da Família pela Faculdade de Medicina em Marília.

Patrícia Fernanda Sandrini, Universidade Estadual de Londrina.

Fisioterapeuta Especialista em Fisioterapia Neonatal e Pediátrica, pela Faculdade Inspirar.

Adriana Regina de Jesus, Universidade Estadual de Londrina

Pós Doutora em Educação pela Universidade Federal Fluminense. Docente dos Cursos de Graduação e Strictu Sensu em Educação da Universidade Estadual de Londrina.

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Publicado

04-12-2018

Edição

Seção

Artigos