Horta escolar: uma abordagem interdisciplinar para uma aprendizagem multidimensional

Expedicto Ribeiro Carvalho Júnior, Célia Regina Tomachuk

Resumo


A escola é um espaço importante para a formação de indivíduos responsáveis e aptos a colaborar e decidir sobre questões sociais, ambientais e culturais que restabelece suas relações com o meio onde vive. Assim sendo, a horta como ferramenta pedagógica constitui um instrumento que pode articular os conhecimentos restritos às disciplinas do currículo escolar para um saber mais amplo e multidimensional. A metodologia desse projeto foi desenvolvida, pelos alunos, em etapas e foi possível aprender mais do que apenas preparar a terra, plantar e colher. A horta foi transformada em um laboratório vivo onde o crescente interesse, por parte dos alunos, foi visível à medida em que os cuidados com o plantio e com o crescimento das mudas se intensificavam. O contato dos alunos com os vegetais na horta permitiu mudar suas perspectivas de alimentação e atitudes comportamentais com relação ao meio ambiente e com o patrimônio público, de forma positiva. 


Palavras-chave


Interdisciplinar; Ensino fundamental; Ciências

Texto completo:

PDF

Referências


BAKHTIN, Mikhail Mikhailovich. Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. 14a ed. São Paulo: Hucitec, 2010. 200p.

BOFF, Leonardo. Saber cuidar: ética do humano – compaixão pela terra. Petrópolis: Vozes, 2008. 199p.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ciências da Natureza, Matemática e suas tecnologias – Brasília: MEC/SEF, 1998a.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ciências Naturais e Biologia – Brasília: MEC/SEF, 1998b.

CASCINO, Fabiano. Educação ambiental: princípios historia formação de professores. São Paulo: SENAC, 1999. 110 p

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à pratica educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2002. 144p.

FREITAS, Denise (Org.). Cultura no espaço da diversidade, sustentabilidade e inclusão. São Carlos: EdUFSCar, 2014. 71p.

FUNDO NACIONAL DE DESESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO (FNDE/MEC). Educando com a horta escolar, 2005. Disponível em: http://www.educandocomahorta.org.br Acesso em: 12 abril 2015.

MORGADO, Fernanda da Silva. A horta escolar na educação ambiental e alimentar: experiência do Projeto Horta Viva nas escolas municipais de Florianópolis. 2006. 45p.

MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. Tradução de Catarina Eleonora F. da Silva e Jeanne Sawaya. 2a ed. São Paulo: Cortez,; Brasília, DF:UNESCO, 2000. 118p.

NOGUEIRA, Wedson Carlos Lima. Horta na escola: uma alternativa de melhoria na alimentação e qualidade de vida. Anais... 8º Encontro de Extensão da UFMG. Belo Horizonte: UFMG, 3 a 8 de outubro de 2005.

RUSCHEINSKY, Aloísio (Org.). Educação ambiental: abordagens múltiplas. Porto Alegre: Artmed, 2002. 183p.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista Praxis

Campus Três Poços - Av. Paulo Erlei A. Abrantes, 1325 - Três Poços
Prédio 3 - Sala 2 (Casarão)
Volta Redonda - RJ - CEP: 27240-560
Tel.: (24) 3340-8400 – Ramal: 8350

Indexado em: