SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE IMPACTO AMBIENTAL ALINHADA AOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS

Autores

  • Vanessa Regal Maione Jeovanio-Silva Instituto Federal do Rio de Janeiro - IFRJ, Campus Nilópolis
  • André Luiz Jeovanio-Silva Instituto Nacional de Propriedade Industrial - INPI
  • Sheila Pressentin Cardoso Instituto Federal do Rio de Janeiro - IFRJ, Campus Nilópolis http://orcid.org/0000-0002-1822-8420

DOI:

https://doi.org/10.47385/praxis.v12.n23.1573

Palavras-chave:

Impacto ambiental, Educação ambiental, Sequência didática

Resumo

O trabalho apresenta o desenvolvimento e a avaliação de uma sequência didática (SD) adequada aos Parâmetros Curriculares Nacionais abordando o tema impacto ambiental, organizada visando a ofertar aos professores um material que auxilie na apresentação dos conteúdos de forma prática, transversal e lúdica, destinado ao ensino fundamental. A pesquisa, de natureza qualitativa, contou com a participação de professores formados em ciências biológicas, física, química e matemática, com a coleta de dados envolvendo a aplicação de questionário e entrevista. A sequência didática foi desenvolvida contendo cinco etapas que apresentam o problema abordado, os objetivos das etapas, os temas que podem ser abordados, os recursos e materiais necessários, os procedimentos para as atividades propostas e sua duração. As atividades envolveram o uso de vídeo, debate, experimentos e mostra artística. Os docentes consideraram as etapas bem elaboradas, com aspectos didáticos e informações que permitem que sejam realizadas com facilidade e segurança, envolvendo temas atuais e pertinentes aos conteúdos do nível fundamental e promovendo um ensino contextualizado às demandas da sociedade.

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Biografia do Autor

Vanessa Regal Maione Jeovanio-Silva, Instituto Federal do Rio de Janeiro - IFRJ, Campus Nilópolis

Graduada em Ciências Biológicas, Especialista em Ensino de Ciências e Biologia, Mestre em Ensino de Ciências

André Luiz Jeovanio-Silva, Instituto Nacional de Propriedade Industrial - INPI

Graduado em Ciências biológicas, Mestre e Doutror em Ciências Biológicas, Ex-professor da FAETEC e FAETERJ, atualmente pesquisador do INPI.

Sheila Pressentin Cardoso, Instituto Federal do Rio de Janeiro - IFRJ, Campus Nilópolis

Graduada em Química, Especialista em Ensino de Ciências, Mestre em Química, Doutora em Ciências em Engenharia Metalúrgica e de Materiais. Professora aposentada do IFRJ, atualmente docente permanete do programa de pós-graduação em ensino de ciência (PROPEC) do IFRJ.

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Publicado

22-09-2020

Edição

Seção

Artigos