CONSTRUINDO UM BLOG EDUCATIVO SOBRE A SEXUALIDADE PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47385/praxis.v12.n23.3013

Palavras-chave:

Produção de Materiais didáticos, Equidade, Prevenção as doenças sexualmente transmissíveis

Resumo

O objectivo geral da pesquisa foi desenvolver um blog educativo, com ênfase no ensino de Ciências, para facilitar o processo de ensino-aprendizagem sobre as doenças sexualmente transmissíveis. Muitos alunos deficientes auditivos não têm acesso as campanhas educativas sobre a prevenção das doenças sexualmente transmissíveis veiculadas pela média, pelos livros didácticos e por vídeos, dado o seu uso exclusivo da língua portuguesa. Na metodologia realizamos um levantamento bibliográfico sobre os materiais didácticos gratuitos e vídeos disponíveis no YouTube. Destacamos no nosso resultado o manual do multiplicador do Ministério da Saúde do Brasil, a revista de doenças sexualmente transmissíveis do Instituto Nacional de Educação de Surdos, o Guia de boas Práticas sobre como trabalhar a sexualidade com adolescentes da Universidade de Lisboa e os vídeos produzidos pelos autores nas oficinas Prazer em me conhecer. Na nossa pesquisa verificamos ainda que há muita dificuldade dos surdos brasileiros no acesso à saúde, especificamente nas intervenções dos profissionais que tratam das doenças sexualmente transmissíveis para que ele possa gerenciar a sua vida através da sua primeira língua de sinais. Para se superar estas dificuldades há grande necessidade de profissionais de saúde, professores competentes nas duas línguas (português e Libras). Um fator determinante para a construção do blog foi o seu baixo custo bem como a facilidade de acesso. Concluímos que através da construção do blog disponibilizamos instrumentos práticos e úteis para os professores para que queiram aprimorar as suas práticas docentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jessica Nunes De Carvalho, CMPDI/UFF

Graduada em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2015).  É mestre do Curso de Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão pela UFF. E cursa pós-graduação lato sensu no CESPEB, Curso de Especialização Saberes e Práticas na Educação Básica, com ênfase no ensino de ciências, pela UFRJ. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação especial e inclusiva e materiais didáticos, com enfoque multidisciplinar.

Suzete Araujo Oliveira Gomes, CMPDI/UFF

Pós-doutora em Bioquímica de microorganismos, Doutora e Mestre em Biologia Parasitária, graduada em Ciências Biológicas, atualmente é Professora Associada da Universidade Federal Fluminense nos cursos de graduação em Ciências Biológicas, Medicina e Engenharia Ambiental e na Pós-graduação em Ciências e Biotecnologia pesquisando bioquímica e biotecnologia em insetos e parasitas.

Ruth Maria Mariani Braz, CMPDI/UFF

Doutora em Ciências e Biotecnologia pela Universidade Federal Fluminense. Especialização Lato Sensu em Educação Física Especial na Área de Deficiência Mental (Universidade Castelo Branco). Tenho a graduação em Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro . Sou professor docente I - Secretária de Educação do Estado do Rio de Janeiro, atualmente leciono no Instituto de Educação Professor ismael Coutinho (IEPIC), como apoio técnico pedagógico na sala de Recursos Multifuncional. Atuo como coordenadora executiva do projeto Internacional Spreed The Sign no Brasil Desenvolvo pesquisas ligados à Educação Inclusiva, tecnologia assisitvas, confecção de materiais adaptados com o intuito de auxiliar os alunos com necessidades educacionais especiais nas classes regulares de ensino, filosofia esta que defendo e é adotada atualmente nas instituições na qual trabalho. Tenho experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Inclusiva, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de docentes, políticas publicas, diversidade, sensibilização, adaptação de materiais e brincar.

Referências

BEAUVOIR, S. O segundo Sexo: Fatos e Mitos. Rio de Janeiro: Ed. Nova Fronteira, 1980

BOURDIEU, Pierre. A dominação masculina. Tradução Maria Helena Kuhner, 9ª edição, Rio de Janeiro, Editora Bertrand Brasil,2010, p. 160. Disponível em file:///C:/Users/Sony/Downloads/bourdieu_dominacaomasculina.pdf; acesso em 04/08/2018.

BURG, G. History of sexually transmitted infections (STI). Giornale italiano di dermatologia e venereologia: organo ufficiale, Societa italiana di dermatologia e sifilografia, 2012, 147.4: 329-340.

FIGUEIRÓ, M.N.D. Educação sexual: Problemas de conceituação e terminologias básicas adotadas na produção acadêmico-científica brasileira. Semina: Ci. Sociais/Humanas, v. 17, n. 3, p. 286-293, set. 1996.

FOUCAULT, Michel. História da sexualidade. v. 1. A vontade de saber. In: História da sexualidade. v. 1. A vontade de saber. 1985. p. 152-152.

FREUD, Anna; KAPLAN, G.; LEBOVICI, S. Adolescence as a developmental disturbance. Theoretical foundations and biological bases of development in adolescence, 1969, 115-120.

RIMBAUD, A. Oeuvres. Paris: Pocket, 1990.

Downloads

Publicado

22-09-2020

Edição

Seção

Artigos