CONFLITO SOCIAMBIENTAL NAS ÁREAS DE LAZER EM VOLTA REDONDA: A INCLUSÃO DO SLACKLINE NO COTIDIANO DA CIDADE

Autores

  • Marcelo Paraiso Alves IFRJ/UniFOA
  • Roberto Oliveira Magnago UniFOA/UERJ
  • Ronaldo Figueiró UEZO/UniFOA/UCB
  • Milena de Souza Nascimento UniFOA/CEDERJ
  • Daniela Regina Mulinari UERJ

DOI:

https://doi.org/10.47385/praxis.v11.n21.3022

Palavras-chave:

Conflito Socioambiental, Slackline, Cotidiano,

Resumo

A presente investigação tem como centralidade o conflito socioambiental entre os praticantes de Slackline e o governo municipal de Volta Redonda. Tal conflito se desenvolveu até o final de 2016, principalmente nos logradores públicos do bairro Vila Santa Cecília: ‘Praça Jardim dos Inocentes’ e ‘Praça Brasil’. Diante da configuração singular da proibição na colocação das fitas de Slackline nas referidas praças públicas, emergiu a situação problema desta pesquisa, visto que os praticantes de Slackline foram proibidos de realizar a modalidade esportiva nos espaços públicos do referido município. Diante do exposto cabe perguntar: Como se efetivou o conflito entre o governo municipal e os praticantes de Slackline? Qual a percepção dos praticantes de Slackline sobre a proibição implementada no município? Por fim, quais os impactos destas políticas para a referida prática corporal? Diante desse cenário, o estudo investigou o conflito socioambiental estabelecidos entre o poder público da cidade de Volta Redonda e os praticantes de Slackline. Metodologicamente a pesquisa se aproximou dos Estudos do Cotidiano no intuito de visibilizar as práticas culturais dos sujeitos ordinários que pratica a referida ação corporal. Considerando ser uma investigação que envolveu entrevista com os praticantes de Slackline, ressaltamos que o projeto foi submetido ao Comitê de Ética e aprovado sob o número CAAE: 77005517.0.0000.5237.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcelo Paraiso Alves, IFRJ/UniFOA

Professor do MECSMA-UniFOA/IFRJ-VR

Roberto Oliveira Magnago, UniFOA/UERJ

Possui graduação em Bacharelado em Física pela Universidade Federal de Santa Maria (2000), mestrado em Física pela Universidade Federal de Santa Maria (2003) e doutorado em Física pela Universidade Federal de Santa Maria (2007). No ano de 2008 realizou um Pós Doutorado Júnior ligado ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e ao Centro Técnico Aeroespacial (CTA). Desde 2009 é professor responsável doutor do Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA). Desde 2012 é professor adjunto da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ - FAT). Tem experiência na área de Física, Matemática, Engenharia e Ciência dos Materiais. Desde 2013 é professor do Programa de Mestrado Profissional em Materiais do Centro Universitário de Volta Redonda (MeMat - UniFOA). Em setembro de 2014 se tornou coordenador do Programa de Mestrado Profissional em Materiais do Centro Universitário de Volta Redonda. Atua na área de biocerâmicas e cerâmicas em geral além de desenvolver trabalhos ligados a compósitos com matrizes poliméricas.

Ronaldo Figueiró, UEZO/UniFOA/UCB

Graduado em Ciências Biológicas (Bacharelado em Ecologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, mesma instituição pela qual concluiu Mestrado e Doutorado em Ecologia. De 2006 a 2009 atuou como Editor Executivo do periódico Oecologia Brasiliensis, atualmente Oecologia Australis (ISSN: 1981-9366). Desde 2011 é Editor Executivo do periódico Revista Práxis (ISSN: 2176-9230). É um dos fundadores e Editor-Chefe do periódico Acta Scientiae et Technicae (ISSN: 2317-8957) além de integrar o conselho editorial do periódico Acta Biomedica Brasiliensia (ISSN: 2236-0867). Atualmente é Professor Adjunto do Centro Universitário Estadual da Zona Oeste (UEZO), onde é pesquisador do Laboratório de Biotecnologia Ambiental e leciona na graduação nos cursos de Ciências Biológicas, além de ser Coordenador do Programa de Mestrado Profissional em Ciência e Tecnologia Ambiental (PPGCTA). Atua também como docente do Centro Universitário de Volta Redonda (UNIFOA), onde leciona na graduação e no Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da Saúde e do Meio Ambiente (MECSMA) e da Universidade Castelo Branco (UCB) onde atua na graduação. Atua também como colaborador de grupos de pesquisa da Fundação Oswaldo Cruz, instituição com a qual estabeleceu vínculo colaborativo desde que ingressou durante o ensino médio no Programa de Vocação Científica da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Atua nas áreas: Ecologia e Manejo de Insetos Aquáticos e Vetores, com ênfase na biologia, distribuição e diversidade de Diptera: Simuliidae; Saúde e Meio Ambiente, com ênfase em ecologia de doenças transmissíveis; Ensino de ciências.

Milena de Souza Nascimento, UniFOA/CEDERJ

graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005), Mestrado em Ecologia (2008) e Doutorado em Ecologia (2012) pelo Programa de Pós-Graduação em Ecologia da UFRJ e especialização em Planejamento, Implementação e Gestão de Educação a Distância pela Universidade Federal Fluminense (2012). Tem experiência de pesquisa na área de Ecologia, com ênfase em Ecologia de Insetos, atuando principalmente nos seguintes temas: interação inseto x planta, registros de hospedeiros e especificidade de hospedeiro de Lepidoptera, insetos de Restinga e Mata Atlântica. Atua também na área de Educação em Ciências, principalmente com os temas de Educação Ambiental, "novas tecnologias" no ensino e o Uso dos insetos na educação básica. Atualmente é professora no Centro Universitário de Volta Redonda, atuando na graduação e no Mestrado Profissional em Ensino em Ciências da Saúde e do Meio Ambiente. Trabalha com Educação a Distância, como tutora a distância da disciplina Seminários em Educação a Distância e Insetos na Educação Básica do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas pelo CEDERJ e no Instituto Brasileiro de Medicina e Reabilitação.

Daniela Regina Mulinari, UERJ

graduação em Engenharia Industrial Química pela Escola de Engenharia de Lorena/USP (2003), mestrado em Engenharia Química pela Escola de Engenharia de Lorena/USP (2005) e doutorado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Atualmente é professora na Universidade do Estado do Rio de Janeiro e tem experiência na área de Engenharia Química e Materiais, atuando principalmente nos seguintes temas: compósitos poliméricos, energia sustentável, processamento de polímeros e adsorção de metais pesados. As linhas de pesquisa de interesse são nas áreas de Desenvolvimento de Materiais Compósitos e Desenvolvimento de Tecnologias Sustentáveis.

Referências

ALVES, Marcelo Paraiso. Lazer Operário e Alienação (Volta Redonda 1951 a 1956). Vassouras, 2001.143 f. Dissertação (Mestrado em História) – Coordenadoria de Pós-Graduação, Programa de Mestrado em História, Universidade Severino Sombra, 2001. p.125.

CERTEAU, Michel. A invenção do cotidiano: 1. artes de fazer. 7 ed. Petrópolis, RJ: Vozes,1994. p. 351.

DA SILVA, Eduardo Ângelo; DA SILVA, Leonardo Ângelo. Industrialização, urbanização e formação de classe em Volta Redonda (1945-1979): do fim do Estado Novo aos tempos da Ditadura. Mundos do Trabalho, v. 3, n. 5, p. 86-113, 2011.

Dantas, I. R.; Zanini, N. C.; Cipriano, J. P.; Capri, M. R.; MULINARI, D. R. Influence of Coupling Agent on the Properties of Polypropylene Composites Reinforced with Palm Fibers. Advances in Natural Fibre Composites. 1ed.: Springer International Publishing, 2018, v. p. 51-59.

LOPES, Alberto Costa. A Aventura da Cidade Industrial de Tony Garnier em Volta Redonda. Rio de Janeiro, 1993. 234 f. Dissertação de Mestrado em Geografia, apresentado ao Programa de Pós-Graduação em Geografia, Instituto de Geociências na Universidade Federal do Rio de Janeiro, 1993.

MELLO, Marisol Barenco. Espaçostempos da/na escola: o cotidiano e o transbordamento racional. IN GARCIA, Regina Leite. (org.). Método: pesquisa com o cotidiano. RJ: DP&A, 2003. p. 262.

MIGNOLO, Walter D. Histórias locais/Projetos globais: colonialidade, saberes subalternos e pensamento liminar. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2003. p. 505.

Orientação Curricular da Secretaria Municipal de Volta Redonda. (2004). Departamento Pedagógico. RJ. p.215.

PAIS, José Machado. Vida cotidiana: enigmas e revelações. São Paulo: Cortez, 2003. p. 269.

Práticas Cotidianas e a Escola Pública em Volta Redonda – cidade-bairro - escola: subalternidade e gestão escolar. Niterói; Rio de Janeiro, 2007.309 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Mestrado e Doutorado em Educação, Universidade Federal Fluminense.

PARAISO ALVES, Marcelo; MAGNAGO, Roberto Oliveira; MULINARI, Regina Daniela. Conflito sociambiental nas Áreas de Lazer em Volta Redonda: A Inclusão do Slackline no Cotidiano da cidade. Rio de Janeiro: Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro. 2018. E-26/010.002690/2014.

PERERIA, Dimitri Wuo et al. Esportes Radicais no Meio Ambiente Urbano no Município de São Paulo. Caderno de Educação Física e Esporte, v. 15, n. 1, p. 83-92.

PIMENTA, Solange Maria. A Estratégia da Gestão: Fabricando Aço e Construindo Homens. O Caso da Companhia Siderúrgica Nacional. Belo Horizonte, 1989. 733 f. Dissertação de mestrado em Administração apresentado a Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade federal de Minas Gerais, 1989.

QUIJANO, Aníbal. Colonialidade do poder, eurocentrismo e América Latina. IN A colonialidade do saber e ciências sociais. Buenos Aires: Conselho Latinoamericano de Ciencias Sociales – CALACSO, 2005. p. 49.

QUINTANA, J. Alba, R.del Rey, I. Guillén-Guillamón. Comparative Life Cycle Assessment of gypsum plasterboard and a new kind of bio-based epoxy composite containing different natural fibers. Journal of Cleaner Production, 185(1), pp.408-420, 2018.

ZANINI, N. C.; PAIXAO, W. A.; DANTAS, I. R.; MULINARI, D. R. Influência do tratamento alcalino das fibras no comportamento térmico dos compósitos de PP reforçados com fibras da palmeira real australiana. In: 23° Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciência dos Materiais (23 CBECIMAT), 2018, Foz do Iguaçu. Influência do tratamento alcalino das fibras no comportamento térmico dos compósitos de PP reforçados com fibras da palmeira real australiana, 2018.

Downloads

Publicado

09-07-2019

Edição

Seção

Artigos