Ano passado eu morri, mas esse ano eu não morro? Educação, exclusão e precariedade: as vidas de Ninas em tempos de pandemia (e em outros tempos também)

Autores

  • Bárbara Drielle Roncoletta Corrêa Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS
  • João Paulo Risso
  • Amanda Silva de Medeiros Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS

DOI:

https://doi.org/10.47385/praxis.v12.n1sup.3492

Palavras-chave:

Educação em Tempos de Pandemia, Vida Precária, Desigualdade, Inclusão/Exclusão, Resistência

Resumo

O presente artigo tem como objetivo apresentar discussões e problematizações a partir do cenário pandêmico atual, mais especificamente, em relação ao contexto escolar. Por meio de uma narrativa sobre os sujeitos excluídos socialmente, enfatizando esse movimento na escola, são mobilizados os conceitos de inclusão e integração de Maria Teresa Eglér Mantoan e vida precária de Judith Butler. Além disso, são apresentadas algumas ações frente à exclusão em tempos de pandemia, evidenciando que tal exclusão foi potencializada pelo cenário atual, mas que este problema já reverbera em nossa sociedade há tempos. Com o uso de aforismos, alguns deles compostos por falas de alunos que estão vivenciando o ensino remoto, evidencia-se movimentos de exclusão, desigualdade, mas também de enfrentamento coletivo como forma de resistência, subvertendo a vulnerabilidade e transformando-a em potência de vida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bárbara Drielle Roncoletta Corrêa, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento Pessoal de Nível Superior - CAPES

João Paulo Risso

Licenciado em Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, campus de Paranaíba

Amanda Silva de Medeiros, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento Pessoal de Nível Superior - CAPES

Referências

BUTLER, J. Marcos de guerra, las vidas no lloradas, Madrid: Espasa Libros, 2010.

GIL, S. L. Ontología de la precariedade en Judith Butler. Repensar la vida en comum. ÉNDOXA: Series Filosóficas, n. 34, 2014.

MANTOAN, M. T. E. Inclusão escolar: o que é? por quê? como fazer? São Paulo: Moderna, 2003.

OXFAM. A Distância que nos une. OXFAM Brasil, 2017. Disponível em: . Acesso em: 18 mai. 2020.

PRENSKY, M. Digital Native, digital immmigrants. Digital Native immigrants. On the horizon, MCB University Press, vol. 9, n.5, 2001.

Downloads

Publicado

21-12-2020