Desafios do ensinar e do aprender no ensino remoto: o Curso de Pedagogia, do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR), em foco

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47385/praxis.v12.n1sup.3502

Palavras-chave:

Ensinar. Aprender. Ensino remoto. Pedagogia. PARFOR

Resumo

O artigo científico intitulado “Desafios do ensinar e do aprender no ensino remoto: o Curso de Pedagogia, do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR), em foco” diz respeito a uma pesquisa qualitativa, baseada na metodologia da narrativa, assente no relato de experiência. Sua motivação surgiu a partir do cenário de pandemia que movimentou, de forma súbita e inesperada, professores/as e alunos/as a realizarem o ensino no formato intitulado “remoto. Objetiva-se com este trabalho conhecer de que forma professores/as e alunos/as superaram os desafios na esfera do ensinar e do aprender, diante do quadro social de exceção impingido pela epidemia Corona Vírus-19. Como marcos teóricos fundamentais se destacam, especialmente, as pesquisas de (retirada por sigilo) e Nóvoa (2017) propiciando um colóquio com autores renomados, tais como Morin (2003) e Freire (1996), dentre outros. A temática é pertinente à esfera da “Formação docente”. Está estruturada em dois momentos. No primeiro versa sobre as relações entre o ensinar, o aprender e a formação em contextos pedagógicos excepcionais. No segundo, é apresentado o relato de experiência, em que as discussões remetem à conclusão de que a formação profissional docente necessita ser reestruturada a fim de contemplar situações educativas para estados incomuns e de emergência. O estudo agrega valores e reflexões quanto a capacidade humana de superação, diante de experiências sociais e educativas de natureza adversa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sheyla Maria Fontenele Macedo, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Profa Dra. Sheyla Maria Fontenele Macedo.

FORMAÇÃO: Doutora em Educação pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (em Portugal), Mestra em Educação, pela Universidade Federal do Estado do Ceará / CE , Especialista em Psicopedagogia pela Universidade Candido Mendes/ Rio de Janeiro, Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNI RIO) / RJ .

EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL ATUAL:

- Professora permanente do Mestrado em ensino do programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGE/UERN);

- Professora na graduação na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN);

- Coordenadora do Programa de Formação de Professores em Pedagogia (PARFOR/UERN);

- Membro do Grupo de Pesquisas e Planejamento de Ensino (GEPPE).

- Membro da Fundação Logosófica do Brasil.

Realiza PESQUISAS torno das temáticas: Ética e educação, Filosofia da Educação, Relações Humanas, Formação de professores, Pedagogia humanista, Avaliação educacional, Didática, afetividade e disciplina escolar.

Maria da Paz Cavalcante, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Doutorado (2014) e Mestrado (2010) no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Estágio de Doutoramento na Universidade do Minho, Portugal (2012). Especialização em Metodologia do Ensino Superior e da Pesquisa Científica (1997) pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e graduação em Pedagogia nessa universidade (1991). Trabalha como professora ADJ4 no Departamento de Educação e no Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGE/CAMEAM/UERN). Professora aposentada na Educação Básica, tendo atuado nos ensinos Fundamental e Médio. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em formação docente e ensino-aprendizagem da História. Investiga principalmente os seguintes temas: atividade docente, teoria da atividade, consciência histórica e o processo de ensino e de aprendizagem de História

Referências

ANASTASIOU, Léa da Graças Camargo. Metodologia do ensino superior: da prática docente a uma possível teoria pedagógica. Curitiba: IBPEX, 1998.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 11. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

NÓVOA, António. Firmar a posição como professor, firmar a profissão docente. Cadernos de Pesquisa, v.47, n.166, p.1106-1133, out./dez, 2017. Disponível em:

https://www.scielo.br/pdf/cp/v47n166/1980-5314-cp-47-166-1106.pdf Acesso em: 29 jul. 2020.

(retirada por sigilo de autoria)

MOREIRA, Antonio Flavio Barbosa. A formação de professores e o aluno das camadas populares: subsídios para debate. In: ALVES, Nilda (org.). Formação de professores: pensar e fazer. 11. ed. São Paulo: Cortez, 2011. p. 39-57.

MORIN, Edgar. Educar na Era Planetária: o Pensamento Complexo Como Método de Aprendizagem no Erro e na Incerteza Humana. Tradução de Sandra Trabucco

Valenzuela. São Paulo: Cortez; Brasília, DF: Unesco, 2003.

PECOTCHE, Carlos Bernardo González. Logosofia, Ciência e Método. 11.ed. São Paulo: Logosófica, 1983.

LYOTARD, Jean Françoise. A condição pós-moderna. 8. ed. Tradução de Ricardo Corrêa Barbosa. Rio de Janeiro: José Olympio, 2004.

LYOTARD, Jean Françoise. O Pós-moderno explicado às crianças. Tradução de Tereza Coelho. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1987.

Downloads

Publicado

21-12-2020