DOCÊNCIA NO AMBIENTE VIRTUAL DURANTE A COVID-19: ANÁLISE DE UM PERCURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO ENSINO SUPERIOR

Autores

  • Viviane Ines Weschenfelder Universidade do Vale do Rio dos Sinos
  • Adriane Brill Thum Universidade do Vale do Rio dos Sinos
  • Caroline Medeiros Martins de Almeida Programa de Pós-Graduação em Gestão Educacional da Universidade do Vale do Rio dos Sinos

DOI:

https://doi.org/10.47385/praxis.v12.n1sup.3513

Palavras-chave:

COVID-19, ensino superior, formaçao de professores, ensino remoto de emergência

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar o percurso de formação de professores universitários desenvolvido durante a migração das aulas presenciais para o ambiente virtual, devido a pandemia causada pela COVID-19. A base teórica desta análise é composta por referenciais sobre a formação de professores, educação online e a docência contemporânea. A metodologia escolhida para o texto é o relato de experiência A partir desse relato, é possível identificar um processo de (trans)formação no modo de ser professor(a), oportunizado pela experiência docente no ambiente virtual em conjunto com a formação continuada, tanto no que se refere ao viés pedagógico quanto tecnológico. A qualidade da formação docente desenvolvida deve-se à concepção de formação que ampara as ações da universidade e o engajamento do corpo docente, tornando possível o desenvolvimento de um ethos de formação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Viviane Ines Weschenfelder, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

É mestra e doutora em Educação pela Unisinos, com doutorado sanduíche na University of Wisconsin - Madison/EUA. Possui Licenciatura em História e em Pedagogia. Tem experiência como professora em todas as etapas da Educação Básica e como coordenadora pedagógica. Viviane é professora na Unisinos, responsável pelo setor da Formação Docente, no Núcleo de Inovação, Avaliação e Formação-NIAF. Atua como docente na graduação e na pós-graduação. Pesquisa os temas: Educação das Relações Étnico-Raciais, Educação Inclusiva, Processos de in/exclusão e Docência Contemporânea.

Adriane Brill Thum, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Graduação  em Engenharia Florestal pela Universidade Federal de Santa Maria (1993). Mestrado em Engenharia Florestal pela Universidade Federal de Santa Maria (1996). Especialista em Interpretação de Imagens Orbitais e Suborbitais (UFSM). Doutoranda em Sensoriamento Remoto (UFRGS). Professora da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Membro do NIAF- Núcleo de Inovação, Avaliação e Formação da Unisinos. Articuladora do Lato Senso junto a UAPPG/UNISINOS. Coordenadora  do curso de Especialização.

Caroline Medeiros Martins de Almeida, Programa de Pós-Graduação em Gestão Educacional da Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Doutora em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Luterana do Brasil com período sanduíche pelo PDSE/CAPES na Universidade do Porto - Portugal (2018). Pós-Doutorado pelo PNPD/CAPES junto ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Luterana do Brasil. Atualmente é professora pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Gestão Educacional na Universidade do Vale do Rio dos Sinos, integrando a linha de pesquisa Gestão Escolar e Universitária. Participa do setor da Formação Docente, no Núcleo de Inovação, Avaliação e Formação - NIAF na UNISINOS. 

Referências

BAIRRAL, M. A.; SILVA, B. V. A. Rede social? Uma decisão política e tecnológica docência online em um ambiente virtual de aprendizagem ou em um grupo de uma. EM TEIA – Revista de Educação Matemática e Tecnológica Iberoamericana, v. 9, n. 2, 2018.

BIESTA, Gert. Para além da aprendizagem: educação democrática para um futuro humano. Tradução de Rosaura Eichenberg. Belo Horizonte: Autêntica, 2013.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília,1988.

BRASIL. Lei n. 13.979, de 6 de fevereiro de 2020. Dispõe sobre as medidas para enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do coronavírus responsável pelo surto de 2019. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 7 fev. 2020.

CAVALCANTE, Bruna Luana de Lima; LIMA, Uirassú Tupinambá Silva. Relato de experiência de uma estudante de Enfermagem em um consultório especializado em tratamento de feridas. J Nurs Health, Pelotas (RS), v.1, n.2, p. 94-103, jan/jun 2012.

CUNHA, Maria Isabel. A docência como ação complexa. In: CUNHA, Maria Isabel (Org.). Trajetórias e lugares de formação da docência universitária: da perspectiva individual ao espaço institucional. Araraquara, SP: Junqueira & Marin; Brasília, DF: CAPES; CNPq, 2010.

DAL’IGNA, Maria Cláudia; FABRIS, Elí Henn. Constituição de um ethos de formação no Pibid/Unisinos: processos de subjetivação na iniciação à docência. Educação Unisinos, v. 19, n. 1, p. 77-87, jan./abr. 2015.

DANIEL, S. J. Education and the COVID-19 pandemic. Prospects, 2020. https://doi.org/10.1007/s11125-020-09464-3.

DANTAS, Tânia Regina. Formação de professores em EJA: uma experiência pioneira na Bahia. Revista da FAEEBA – Educação e Contemporaneidade. Salvador, v. 21, n. 37, p. 147-162, jan./jul. 2012.

FABRIS, Elí T. Henn; DAL’IGNA, Maria Cláudia. Nenhuma escola está imune às ondas de violência e conservadorismo. IHU On-line, n. 516, ano XVII, p. 56-60, dez. 2017.

GARCIA, M. F. et al Novas competências docentes frente às tecnologias digitais interativas. Teoria E Prática Da Educação, v. 14, n. 1, p. 79-87, 2012.

HODGES, Charles et al. The Difference Between Emergency Remote Teaching and Online Learning. EDUCAUSE Review, Mar. 2020. Disponível em: https://er.educause.edu/articles/2020/3/the-difference-between-emergency-remote-teaching-and-online-learning. Acesso em: 21 jul. 2020.

LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Ed. 34, 1999.

MARTINS, Ana Patricia Sá; KERSCH, Dorotea Frank. Identidades em (dis)curso: práticas de multiletramentos didáticos com futuros professores. Fólio - Revista de Letras, v. 12, n. 1, p. 141-167, 2020.

MASSCHELEIN, Jan; SIMONS, Maarten. A pedagogia, a democracia, a escola. Belo Horizonte: Autêntica, 2014. (Coleção Educação: Experiência e Sentido).

MENDES, Bárbara Maria Macêdo. Formação de Professores Reflexivos: limites, possibilidades e desafios. In: SOBRINHO, José Augusto de Carvalho Mendes. Formação e Prática Pedagógica: diferentes contextos de análises. Teresina: EDUFPI, 2007.

MOREIRA, José António M.; SCHLEMMER, Eliane. Por um novo conceito e paradigma de educação digital Onlife. Revista UFG, V.20, 63438, 2020.

NARODOWSKI, Mariano. Onze teses urgentes para a pedagogia do contra-isolamento. Blog do Pensar a Educação. Maio de 2020. Disponível em: https://pensaraeducacao.com.br/blogpensaraeducacao/onze-teses-urgentes-para-uma-pedagogia-do-contra-isolamento/. Acesso em: 05 jun. 2020.

NÓVOA, António. Formação de professores e trabalho pedagógico. Lisboa: Educa, 2002.

PIMENTA, Selma Garrido; ANASTASIOU, Léa das Graças Camargos. Docência no Ensino Superior. 5 ed. São Paulo: Cortez, 2014 (Coleção Docência em Formação).

PRIMON, Cátia S. F.; ARROIO, Agnaldo. O Conhecimento Pedagógico dos Docentes de Química do Ensino Superior. Química Nova, São Paulo, v. 39, n. 3, p. 376-382, 2016.

SANTOS, E.; WEBER, A. Educação e cibercultura: aprendizagem ubíqua no currículo da disciplina didática. Diálogo Educacional, Curitiba, v. 13, n. 38, p. 285-303, 2013.

SCHLEMMER, Eliane; MOREIRA, José A . Modalidade da Pós-Graduação Stricto Sensu em Discussão: dos modelos de EaD aos ecossistemas de inovação num contexto híbrido e multimodal. Educacao Unisinos (Online), v. 23, p. 689-708, 2019.

TOMAZINHO, Paulo. Ensino Remoto Emergencial: a oportunidade da escola criar, experimentar, inovar e se reinventar. Revista do SINEPE/RS, abril de 2020. Disponível em: https://www.sinepe-rs.org.br/noticias/ensino-remoto-emergencial-a-oportunidade-da-escola-criar-experimentar-inovar-e-se-reinventar. Acesso em: 21 jul. 2020.

VIDAL, K. D. B.; NETO, I. R. Políticas educacionais orientadas à inovação. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v.20, n.2, p. 257-270, maio/ago. 2016.

VIEIRA, A. A formação de professores para o ensino de Administração baseado em competências: possibilidades e desafios. 2014. Tese (Doutorado em Administração de Organizações) - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto, Universidad de São Paulo, Ribeirão Preto, 2014.

ZABALZA, M. A. Competencias docentes del profesorado universitario: calidad e desarrollo profesional. Madrid: Narcea, S.A de Ediciones, 2011.

Downloads

Publicado

21-12-2020