CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM BIOTECNOLOGIA EM SAÚDE: ANÁLISE E PERCEPÇÕES DE EGRESSOS

Autores

  • Flávia Coelho Ribeiro Mendonça Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio/ Fiocruz
  • Marco Antônio Ferreira da Costa Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio/ Fiocruz
  • Maria Beatriz Siqueira Campos de Oliveira Instituto Nacional da Saúde da Criança da Mulher e do Adolescente Fernandes Figueira IFF/ Fiocruz
  • Mônica Mendes Caminha Murito Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio/ Fiocruz

DOI:

https://doi.org/10.25119/praxis-6-12-637

Resumo

Os laboratórios que trabalham com desenvolvimento tecnológico convivem com o desafio de que as novas tecnologias apontam, cada vez mais, para a especialização. Desta forma, cada atividade desempenhada possui um conjunto de conhecimentos que se articulam, tornando o trabalho altamente complexo, de tal forma que aquele trabalhador configura-se em um especialista naquele setor. O objetivo deste artigo foi analisar as características curriculares e percepções dos egressos do curso de Especialização Técnica em Biotecnologia da Saúde que teve inicio no Instituto de Tecnologias em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos)/Fiocruz, no ano de 2004, e que, posteriormente, passou a ser ministrado pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. A relevância deste estudo está no fato de que os seus resultados poderão contribuir para a reformulação e aprimoramento do currículo do curso investigado, além de fundamentar estudos curriculares por outras escolas técnicas. Foi realizada uma pesquisa descritiva-documental, com abordagem qualitativa, e teve como sujeitos os coordenadores do curso e os alunos formados  nas turmas de 2004 a 2008. Foram utilizados como instrumento de coleta, questionários e entrevistas. A análise das características curriculares e das percepções dos egressos do curso de Especialização Técnica em Biotecnologia da Saúde apontaram a importância de se manter este curso. No entanto, um dos desafios seria a necessidade de se adequar às limitações de formação básica dos profissionais técnicos que trabalham nessa área e que precisam ter o conhecimento teórico para embasar as práticas que já realizam rotineiramente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Flávia Coelho Ribeiro Mendonça, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio/ Fiocruz

Doutora em ciências e professora pesquisadora  da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio/ Fiocruz.

 

Marco Antônio Ferreira da Costa, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio/ Fiocruz

Doutor em Ciências e Professor da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (Fiocruz) e do Programa Pós-Graduação em Ensino em Biociências e Saúde  IOC/ Fiocruz

Maria Beatriz Siqueira Campos de Oliveira, Instituto Nacional da Saúde da Criança da Mulher e do Adolescente Fernandes Figueira IFF/ Fiocruz

Doutora em Ciências e Tecnologista em Saúde Pública do Instituto Nacional da Saúde da Criança da Mulher e do Adolescente Fernandes Figueira IFF/ Fiocruz

Mônica Mendes Caminha Murito, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio/ Fiocruz

Mestre em Ciências e Professora Pesquisadora da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (Fiocruz)

Referências

ARDUÍNO, J. Abordagem multirreferencial (plural) das situações educativas e formativas. In: Barbosa JG, (Coord.). Multirreferencialidade nas ciências e na educação. São Carlos: UFSCAR; 1998.

AZEVEDO, N.; FERREIRA, L.O.; KROPF, S.P.; HAMILTON, W.S. Pesquisa científica e inovação tecnológica: a via brasileira da biotecnologia. Revista de Ciências Sociais, Rio de Janeiro, v.45, n.1, p.139-176. 2002.

BRASIL. Ministério da Educação.Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica. Decreto n° 5.154, Brasília, 2004.

BRASIL. Ministério da Educação. Parecer CNE/CEB 14. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional de Nível Técnico. Brasília, 2002.

BRASIL. Ministério da Educação. Parecer CNE/CEB 16. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional de Nível Técnico. Brasília, 1999.

BRASIL. Ministério da Educação. Resolução CNE/CEB 04. Referenciais Curriculares Nacionais da Educação Profissional de Nível Técnico. Brasília; 1999.

CIAVATA, M. A formação integrada: a escola e o trabalho como lugares de memória e de identidade. In: Frigotto, G.; Ciavatta, M.; Ramos, M. Ensino Médio Integrado: Concepção e contradições. São Paulo: Cortez, 2005.

GARCIA, E. S. Biodiversidade, Biotecnologia e Saúde. Cadernos de Saúde Pública. Rio de Janeiro, 11 (3): 495-500, Jul/Sep, 1995.

KUENZER, A.Z. O Ensino Médio agora é para a vida: entre o pretendido, o dito e o feito. Educação & Sociedade, ano XXI, n. 70, abril de 2000: 15-39.

LAUDARES, J.B.; TOMASI, A. O técnico de escolaridade média no setor produtivo: seu novo lugar e suas competências. Educação & Sociedade, Campinas, vol. 24, n. 85, dez. de 2003, p. 1237-1256.

LIMA, L.M. Química Medicinal Moderna: desafios e contribuição brasileira. Revista Química Nova, vol.30 no.6 São Paulo Nov./Dec. 2007.

MEIRA, M.D.D; KURCGANT, P. Avaliação de curso de graduação segundo egressos. Escola de Enfermagem da USP, 2009; 43 (2): 481-5.

MINAYO, M.C.S. O Desafio do Conhecimento – pesquisa qualitativa em saúde. São Paulo: Ed. Hucitec, 2012.

MYERS, G. Análise da conversação e da fala. In: BAUER, M.W.; GASKELL, G. Pesquisa
Qualitativa com Texto, Imagem e Som. 3ª edição. Petrópolis: Vozes, 2004.

RAMOS, M. N. A Pedagogia das Competências: autonomia ou adaptação? São Paulo: Cortez; 2001.

RAW, I. Biotecnologia e Saúde Pública. Revista USP, São Paulo, n.75, p. 6-17, setembro/novembro 2007.

SCHAWARTZMAN, S. CASTRO, M.H.M. A trajetória acadêmica e profissional dos alunos da USP. Documento de trabalho 2/91. São Paulo; Núcleo de Pesquisas sobre o ensino superior da Universidade de São Paulo, 1991.

SIQUEIRA, J., T., F. Trabalhar para estudar/ Estudar para trabalhar: Realidade e Possibilidades. V Encontro Brasileiro de Educação e Marxismo, Educação e Emancipação Humana– UFSC – Florianópolis – SC – Brasil, 2011.

SOUZA JR. Acompanhamento de egressos. In: Fidalgo, F. & Machado, L. (Ed). Dicionário da Educação Profissional. Belo Horizonte: NETE, 2000.

Downloads

Publicado

12-12-2014

Edição

Seção

Artigos