CONVERSANDO NAS AULAS DE CIÊNCIAS DA EJA: PRÁTICA DIALÓGICA POR MEIO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO

Autores

  • Rita Mara Reis Costa Universidade de Brasília - UnB Secretaria de Estado de Educação - SEE DF
  • Marcelo Ximenes A. Bizerril Faculdade UnB Planaltina, Universidade de Brasília - UnB

DOI:

https://doi.org/10.47385/praxis.v9.n17.665

Resumo

Neste artigo apresentamos uma ação educativa realizada nas aulas de ciências naturais do 7º período da Educação de Jovens e Adultos com o objetivo de utilizar as práticas dialógicas, como argumentação, exposição de ideias e trocas de experiências, como instrumentos de construção de conhecimentos científicos relacionados ao funcionamento do organismo humano. As falas e percepções dos estudantes foram extraídas dos momentos de debate, das gravações de áudio e da entrevista semi-estruturada aplicada ao final do semestre letivo. Da análise qualitativa dos dados destaca-se o aumento na participação das atividades, melhora na auto-estima dos estudantes, a partir da valorização dos diversos discursos e uma maior autonomia no processo de ensino-aprendizagem.

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Publicado

01-08-2017

Edição

Seção

Artigos