PERCEPÇÕES DOS DISCENTES DAS GRADUAÇÕES EM FARMÁCIA SOBRE O ENSINO DE HOMEOPATIA

Autores

  • Anderson Domingues Corrêa Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro – IFRJ
  • Valéria Vieira Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro – IFRJ
  • Sidnei Quezada Meireles Leite Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Espírito Santo - IFES
  • Flávia Pinto Corrêa Instituto Oswaldo Cruz - Fiocruz

DOI:

https://doi.org/10.25119/praxis-7-13-669

Resumo

O objetivo desta pesquisa foi analisar o perfil do aluno do curso de farmácia, seus conhecimentos e expectativas a respeito da homeopatia durante a graduação, para que se possa proceder à criação coletiva de uma nova estrutura curricular. O estudo foi realizado com 300 alunos do curso de graduação em Farmácia das Universidades Federais do Rio de Janeiro (UFF e UFRJ). Aplicou-se um questionário contendo 16 perguntas, para um grupo de alunos do ciclo básico e outro grupo do ciclo profissional. Assim, foi possível formular propostas que melhor atendessem aos anseios dos estudantes, para uma possível abordagem dos conteúdos de homeopatia na graduação. Observou-se que os graduandos demonstraram interesse em conhecer mais sobre homeopatia. Para isso, sugeriram que uma disciplina de homeopatia deveria ser obrigatória na graduação. Além disso, constatou-se que os estudantes com maior conhecimento sobre a homeopatia acreditam mais em sua eficácia e, consequentemente, demonstraram interesse por se tornarem farmacêuticos homeopatas, ou, possuírem habilitação em homeopatia.

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Biografia do Autor

Anderson Domingues Corrêa, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro – IFRJ

Professor do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino de Ciências

Laboratório de Materiais Lúdicos para o Ensino de Ciências - LALEC
Rua Lucio Tavares, 1045, Centro – Nilópolis – Rio de Janeiro – CEP. 26530-060

Valéria Vieira, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro – IFRJ

Professor do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino de Ciências

Laboratório de Materiais Lúdicos para o Ensino de Ciências - LALEC
Rua Lucio Tavares, 1045, Centro – Nilópolis – Rio de Janeiro – CEP. 26530-060

Sidnei Quezada Meireles Leite, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Espírito Santo - IFES

Professor do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática

Flávia Pinto Corrêa, Instituto Oswaldo Cruz - Fiocruz

Programa de Ensino de Biocências e Saúde

Referências

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Publicado

02-10-2015

Edição

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Artigos