CARACTERIZAÇÃO DOS TEXTOS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA INSERIDOS EM LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA

Autores

  • Pedro Henrique Ribeiro de Souza Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ Colégio Pedro II
  • Marcelo Borges Rocha Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ

DOI:

https://doi.org/10.47385/praxis.v12.n23.726

Resumo

Textos de Divulgação Científica (TDC) são utilizados no Ensino de Ciências por contextualizar o conteúdo curricular e relacioná-lo ao cotidiano dos alunos. Os livros didáticos de Ciências apresentam TDC, em sua maioria, adaptados, o que pode interferir no seu conteúdo original. Este trabalho identificou os TDC em nove coleções didáticas de Biologia do Ensino Médio, aprovadas pelo PNLD/2015. Foram encontrados 398 textos, destacando-se a coleção de Favaretto. A maior parte dos textos eram adaptados e estavam em capítulos de Ecologia, Zoologia e Evolução. Os livros utilizaram textos de fontes diversas, porém destacam-se jornais e revistas de DC, como a Ciência Hoje, o que indica a opção por textos com linguagem mais acessível aos alunos. Atenta-se para a importância de analisar estes textos e entender que alterações foram realizadas na inserção dos mesmos nos livros didáticos.

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Biografia do Autor

Pedro Henrique Ribeiro de Souza, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ Colégio Pedro II

Professor do Colégio Pedro II e doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Educação no CEFET/RJ.

Marcelo Borges Rocha, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ

Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Educação e da Graduação em Gestão Ambiental do CEFET/RJ

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Publicado

22-09-2020

Edição

Seção

Artigos