Da Luz à Mesa: O Ano Internacional da Agricultura Familiar na Escola

Autores

  • Luciana Maria de Jesus Baptista Gomes CEFET-RJ e SME-RJ
  • Sônia Maria da Silva Oliveira SME-RJ

DOI:

https://doi.org/10.25119/praxis-7-14-728

Resumo

A Agricultura Familiar é responsável por 70% dos produtos agropecuários que abastecem a mesa do brasileiro. Segundo a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura, a agricultura familiar e de pequena escala estão vinculados à segurança alimentar mundial, preserva os alimentos tradicionais, além de contribuir para a qualidade da alimentação, proteção da agrobiodiversidade e o uso sustentável dos recursos naturais. Assim, dada a sua relevância, foi estabelecido 2014 como o Ano Internacional da Agricultura Familiar. Reconhecendo este impacto, o presente trabalho é uma descrição de uma estratégia de valorização da Agricultura Familiar na escola, por meio da Metodologia de Projeto, desenvolvido interdisciplinarmente, numa perspectiva dialógica, com promoção da aprendizagem por meio da interação social. Como resultados, foram observados o envolvimento progressivo do aluno durante o percurso do projeto, com o desenvolvimento tanto cognitivo e social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciana Maria de Jesus Baptista Gomes, CEFET-RJ e SME-RJ

Doutoranda do PPCTE- CEFET-RJ, com pesquisa em ensino de Ciências e recursos tecnológicos aplicados na Educação Básica, com ênfase em metodologias inovadoras no processo de ensino-aprendizagem. Mestra em Ensino de Ciências (IFRJ) e professora de Biologia da Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro (SEEDUC-RJ) e de Ciências da Secretaria Municipal de Educação da cidade do Rio de Janeiro (SME-RJ), atuando na Educação Básica como professora docente há 17 anos.

Atua como revisora do material pedagógico de Ciências produzido pela SME-RJ e revisora de artigos acadêmicos da revista Ciências & Ideias (IFRJ).

Tem artigos publicados em diversas revistas acadêmicas das áreas de Ensino e Educação.

Sônia Maria da Silva Oliveira, SME-RJ

Professora de Biologia e de Ciências, especialista, há mais de 30 anos atuando como regente da Educação Básica, da Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro (SEEDUC-RJ) e da Secretaria Municipal de Educação da cidade do Rio de Janeiro (SME-RJ)

Referências

BARBOSA, E. F.; GONTIJO, A. F.; SANTOS, F. F. Inovações pedagógicas em educação profissional: uma experiência de utilização do método de projetos na formação de competências. Educ. Tecnol., Belo Horizonte, v. 8, n. 2, p.06-13, jul./dez. 2003.
INEP. Ministério da Educação e Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Matriz de competências. Disponível em: <http://portal.inep.gov.br/web/encceja/matriz-de-competencias>. Acesso em: 05 set. 2015.
FAO. 2014: Ano Internacional da Agricultura Familiar. Disponível em: < http://www.fao.org/family-farming-2014/pt/ >. Acesso em: 05 set. 2015.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia. Saberes necessários à prática docente. 4ª ed. São Paulo: Paz e Terra, 1997.
GUILHOTO, J. J. M.; ICHIARA, S. M.; SILVEIRA, F. G.; DINIZ, B. P. C.; AZZONI, C. R.; MOREIRA, G. R.C. A importância da agricultura familiar no Brasil e em seus estados, 2007. Disponível:<https://www.researchgate.net/publication/4731981>. Acesso em: 02 set. 2015.
MATAVEL, A. A. A influência das concepções alternativas na Aprendizagem de Mecânica: O caso da Escola Secundária Joaquim Chissano. 2010. 60f. Monografia - Departamento de Física, Universidade Pedagógica, Xai-Xai, Moçambique, 2010. Disponível em: <https://www.academia.edu/10863812>. Acesso em: 08 set. 2015.
SAVIANI, D. Educação: do senso comum à consciência filosófica. 17. ed. revista. Campinas, SP: Autores Associados, 2007.
SPAROVEK, G.; FREITAS, F. L. M; MAULE, R. F. e MARTINS, S. P. Análise territorial e políticas para o desenvolvimento agrário. Brasília : Ministério do Desenvolvimento Agrário, 2013. Disponível em: <http://www.mda.gov.br/sitemda/sites/sitemda/files/user_arquivos_64/pageflip-4204229-487363-lt_Anlise_territorial_e_-5306656.pdf > Acesso em: 05 set. 2015.
VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. Michael Cole et al (orgs.); tradução de José Cipollo Neto, Luís Silveira Menna Barreto e Solange Castro Afeche. 7ª Ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

Downloads

Publicado

27-01-2016

Edição

Seção

Artigos