A Importância de Bakhtin no processo de Comunicação Científica

Autores

  • Fernando Barcellos Razuck SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO DISTRITO FEDERAL
  • Renata Cardoso de Sá Ribeiro Razuck Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.47385/praxis.v9.n18.730

Resumo

A Ciência e a Tecnologia (C&T) estão cada vez mais presentes no cotidiano. Dessa forma, é necessária uma maior participação da sociedade nas discussões que envolvam o tema. E uma possibilidade que se abre para isso seria por meio da comunicação científica, realizada por diversos meios de comunicação e adotada em processos de aprendizagem não formal e formal. Porém, alguns autores alertam sobre a forte carga ideológica contida nos discursos da C&T. Nesse sentido, o estudo desses discursos tem crescido significativamente nos últimos anos, muitos deles tendo como referencial teórico Mikhail Bakhtin e o seu círculo. Assim, este artigo faz então uma revisão de alguns trabalhos relacionando a comunicação científica com o enfoque educacional, sob a perspectiva Bakhtiniana. A partir dos trabalhos analisados, conclui-se que é possível afirmar a grande relevância atribuída a Bakhtin nas discussões para a construção de uma sociedade mais crítica com relação à prática da C&T.

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Biografia do Autor

Fernando Barcellos Razuck, SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO DISTRITO FEDERAL

Tecnólogo em Biotecnologia/Química pelo CEFET-RJ (1992), Graduado em Química pela Universidade de Brasília (1998), Mestre em Ciências Biológicas (Biologia Molecular) pela Universidade de Brasília (2001) e Doutor em Educação pela Universidade de Brasília (2012). Atuou como Técnico de Laboratório em Química da Universidade de Brasília, Professor do Colégio Militar de Brasília, Professor Assistente da Universidade Estadual de Goiás (Curso de Licenciatura em Química) e da Faculdade da Terra de Brasília (Curso de Licenciatura/Bacharelado em Biologia). Atualmente é Analista em Ciência e Tecnologia da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Possui trabalhos publicados na área da Biologia Molecular, Química Analítica e Ensino de Ciências. Tem experiência em questões relacionadas à Educação Básica, com ênfase em Ensino de Química/Ciências, atuando principalmente nos seguintes temas de pesquisa: abordagem CTS, Educação de Jovens e Adultos (EJA), Inclusão, Educação Não Formal e Bioética, adotando autores da Psicologia, Filosofia, Historia e Sociologia da Educação, como Ausubel, Bernstein, Chevallard, Fourez, Paulo Freire e Vigotski.

Renata Cardoso de Sá Ribeiro Razuck, Universidade de Brasília

Atualmente é Professora Adjunta da Divisão de Ensino de Química - IQ, da Universidade de Brasília (UnB), Coordenadora do curso de Licenciatura em Química, Coordenadora do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID - Química) e atua no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências (PPGEC), na mesma instituição. É Doutora em Educação pela Universidade de Brasília, Mestre em Ensino de Ciências na área de Química pela Universidade de Brasília, Especialista em Metodologia do Ensino Superior pela UNEB, Licenciada em Química pela Universidade de Brasília e Tecnóloga em Biotecnologia / Química (ETFQ-RJ). Possui experiência em docência na Educação Básica (Secretaria de Educação do Distrito Federal - SEDF) na área de Ciências, Química e Intérprete de Libras, também em cursos de formação inicial e continuada de professores (Licenciatura em Química IQ/UnB, Licenciatuara em Ciências Naturais FUP/UnB e Especialização de Professores CEAD/UnB). Os principais temas de pesquisa são: Formação Inicial e Continuada de Professores, Ensino e Aprendizagem de Química e Ciências, Experimentação no Ensino de Química e Ciências e Inclusão.

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Publicado

19-12-2017

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Artigos