A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NOS CONTEÚDOS DE ECOLOGIA DE LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA DO ENSINO MÉDIO

Autores

  • Laísa Maria Freire Laboratório de Limnologia, Departamento de Ecologia, Instituto de Biologia Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Saúde – NUTES/UFRJ Programa de Pós-graduação em Ciências Ambientais e Conservação –NUPEM/UFRJ
  • Ana Paula Neves dos Santos Licenciada em Ciências Biológicas, Laboratório de Limnologia, Departamento de Ecologia, Instituto de Biologia
  • Bianca Sarpa Miceli Laboratório de Limnologia, Departamento de Ecologia, Instituto de Biologia Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Saúde – NUTES/UFRJ

DOI:

https://doi.org/10.25119/praxis-8-16-739

Resumo

O conhecimento ecológico é indispensável ao enfrentamento de problemas ambientais contudo, na sua relação com a Educação Ambiental (EA) tem sido alvo de críticas. Além disso, o livro didático (LD) tem histórica influência na seleção e organização dos conteúdos e métodos de ensino influenciando o trabalho do professor. Deste modo, buscamos olhar para os textos presentes em LD escolares do ensino médio e identificar onde e como a questão ambiental está apresentada; identificar temas ambientais presentes nos conteúdos de Ecologia e o tipo de abordagem da EA nos textos selecionados. Foram analisados dois LD do ensino médio a partir de análises de conteúdo. Caracterizamos as unidades de Ecologia nos livros e selecionamos dois textos complementares presentes no LD1 e um texto principal presente do LD2 para a análise de conteúdo e inferência sobre as abordagens da EA presentes no material. Os três textos selecionados foram escolhidos por terem um eixo comum “consumo”.  Os resultados mostraram que os temas ambientais estão presentes nos LD, embora a maior parte esteja inserida em um “texto complementar” sendo apresentado como uma informação extra. Observou-se que vários textos presentes no livro se situam em macrotendências conservacionistas da EA, além de apresentar uma visão utilitarista, pragmática onde a natureza é vista apenas como uma fonte de recursos para o ser humano. Conclui-se que, embora as questões ambientais se façam presentes nos LD, a forma com que esses temas são apresentados compromete a formação de cidadãos ambiental e socialmente conscientes.

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Biografia do Autor

Laísa Maria Freire, Laboratório de Limnologia, Departamento de Ecologia, Instituto de Biologia Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Saúde – NUTES/UFRJ Programa de Pós-graduação em Ciências Ambientais e Conservação –NUPEM/UFRJ

Laísa Maria Freire dos Santos possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001), mestrado em Ciências pela Escola Nacional de Saúde Pública - Fundação Oswaldo Cruz (2004) e doutorado em Educação em Ciências e Saúde pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Saúde - NUTES/UFRJ (2010) com estágio de doutorado na Universitat Autònoma de Barcelona - Catalunya (2009). Foi professora da Universidade Estácio de Sá (2004-2006), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005-2006) e do Centro de Educação a Distância do Estado de Rio de Janeiro (CEDERJ) (2006-2008). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal do Rio de Janeiro e trabalha no Instituto de Biologia, departamento de Ecologia no laboratório de Limnologia (http://www.biologia.ufrj.br/limnologia/). Orienta no Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Saúde do Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde ? UFRJ (http://www.nutes.ufrj.br/). Seus interesses de pesquisa estão relacionados aos processos de formação de professores, ensino de ecologia, gestão e Educação Ambiental. Desenvolve projetos de pesquisa voltados para análise crítica do discurso em contextos educacionais e análises do processo de gestão ambiental no licenciamento de petróleo e gás tendo co-orientado duas dissertações vinculadas a estes temas. Também orienta três alunas de iniciação científica, cinco de mestrado e duas de doutorado. Desenvolve atividades de extensão universitária na área de formação de professores de ciências e biologia e elaboração de material didático para o ensino de ecologia. Foi membro do comitê organizador do VIII Congreso Internacional sobre Investigación en Didáctica de las Ciencias (2009), do comitê científico do X Seminario Internacional de Didáctica de las Ciencias Naturales, la Matemática y la Tecnología (2010), do comitê Científico do EPEA 2011 e 2013 e do ENPEC (2011 e 2013 - Comitê Avaliador). Tem artigos publicados em periódicos nacionais e internacionais na área de Ensino de Ciências. Publicações voltadas para a popularização da C&T incluem o tema da contribuição da Educação Ambiental para a discussão dos royalties do petróleo no Brasil.

Bianca Sarpa Miceli, Laboratório de Limnologia, Departamento de Ecologia, Instituto de Biologia Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Saúde – NUTES/UFRJ

Bianca Sarpa Miceli possui graduação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2013). Seu interesse de pesquisa está relacionado com a Educação Ambiental, formação do biólogo/docente e com o ensino de Ciências nas escolas brasileiras. Atualmente trabalha com um projeto sobre a temática água nos livros didáticos, com a divulgação científica e com a formação do biólogo/docente.

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Publicado

09-10-2016

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Artigos