Sala Verde Paraíba do Sul: avanços e perspectivas.

Autores

  • Francisco Jácome Gurgel Júnior Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA)
  • Ana Carolina Callegario Pereira Coordenadora e professora do curso de Engenharia Ambiental do Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA).
  • Cirlene Fourquet Bandeira Professora do curso de Engenharia Ambiental do centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA).
  • Shane Soares Goulart Professora do curso de Engenharia Ambiental do Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA).
  • Anna Paula Oliveira Santos Aluna do 7º período do Curso de Engenharia Ambiental do Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA).

DOI:

https://doi.org/10.47385/praxis.v9.n17.781

Resumo

O artigo em tela tem por objetivo informar o processo de criação da Sala Verde Paraíba do Sul instalada nas dependências de um Centro Universitário localizado em Volta Redonda/RJ, suas peculiaridades, fragilidades e potencialidades, bem como elencar as atividades desenvolvidas pela mesma desde o início de suas atividades até os dias atuais, destacando os projetos de educação ambiental de caráter formal e não-formal em curso e aqueles concretizados que se consubstanciam em palestras, oficinas, participação em eventos, seminários, visitas orientadas, reuniões de trabalho, cooperação com órgãos públicos, instituições de ensino, capacitação, produção de material didático, etc. Pretende-se também destacar a importância da mesma como espaço socioambiental privilegiado para a difusão da Educação Ambiental na cidade e adjacências e seu papel auxiliar na formação acadêmica dos alunos dos cursos de graduação em Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Ciências Biológicas, Design e Sistemas de Informação. A pesquisa visa supletivamente aferir se a sala em questão tem atingido seus objetivos maiores conforme especificado no edital do Departamento de Educação Ambiental subordinado ao Ministério do Meio Ambiente como lócus socioambiental que além do acesso à informação, ofereça a possibilidade de reflexão e construção do pensamento/ação ambiental e perspectivas para um futuro mais sustentável.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisco Jácome Gurgel Júnior, Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA)

Francisco Jácome Gurgel Júnior é professor titular do Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA - Campus Três Poços) atuando no curso de Engenharia Ambiental e Engenharia Civil, professor do Centro Universitário Geraldo Di Biase (UGB- Campus Volta Redonda) atuando no curso de Ciências Biológicas e professor licenciado do Centro Universitário de Barra Mansa (UBM- Campus Barra Mansa). É professor visitante do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental em nível de Mestrado do Centro Universitário Estadual da Zona Oeste (UEZO). Possui o título de mestre em Geografia (área de concentração: Planejamento e Gestão Ambiental) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Doutor em Ciências Ambientais e Florestais pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Possui bacharelado em Direito e licenciatura em Geografia e os títulos de especialista em Planejamento Regional Urbano (UBM) e de Educação Fiscal e Desenvolvimento de Projetos (UCAM). Concluiu o Programa de Formação Profissional em Ciências Ambientais oferecido pelo instituto de Biologia da UFRJ. É docente do curso de pós-graduação MBA em Gestão Ambiental e Sistemas Integrados de Meio Ambiente, Qualidade e Segurança. Atualmente orienta alunos de graduação e de pós-graduação. Atua também como docente do curso pós-médio de Técnico em Meio Ambiente do Colégio Rondônia vinculado a Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em geomorfologia, erosão dos solos e reabilitação de áreas degradadas. Atua também na área de Direito Ambiental, Licenciamento Ambiental e Educação Ambiental. Integrou o Conselho Municipal de Meio Ambiente do município de Volta Redonda (biênio 2011/2013) e o Conselho Consultivo da ARIE Floresta da Cicuta.

Ana Carolina Callegario Pereira, Coordenadora e professora do curso de Engenharia Ambiental do Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA).

Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2001), Mestrado e Doutorado em Agronomia (Ciências do Solo) pela mesma Universidade (2009), especialização em Solos e Meio Ambiente pela Universidade Federal de Lavras (2008). Atua na área de Poluição do Solo e Qualidade Ambiental, principalmente nos seguintes temas: metal pesado, inertização química, fitorremediação e reaproveitamento de fibras naturais. Tem experiência na área de Licenciamento Ambiental obtido no período em que atuou como técnica na Secretaria de Meio Ambiente do Município de Aracruz - ES. Desenvolveu no INCAPER-ES (Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural), projeto de Pós-Doutorado na área de utilização de biossólidos na agricultura e silvicultura. Atualmente é coordenadora do Curso de Engenharia Ambiental do UniFOA (Volta Redonda-RJ), além de docente das disciplinas de Poluição dos Solos, Auditoria Ambiental, Planejamento Ambiental, Engenharia Ambiental Aplicada.

Cirlene Fourquet Bandeira, Professora do curso de Engenharia Ambiental do centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA).

Possui graduação em Engenharia Química pela UERJ - Universidade Estadual do Rio de Janeiro (2008), mestrado (2011) e doutorado (2015) em Engenharia Mecânica na área de Materiais pela UNESP/FEG - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, com período de sanduíche de 9 meses na CWRU ? Case Western Reserve University em Ohio/EUA. Durante 3 (três) anos foi especialista em Análise Térmica na PerkinElmer do Brasil, trabalhou também como especialista e responsável por desenvolvimento de novas metodologias e manutenção na Netzsch do Brasil (8 anos) e como especialista da METTLER do Brasil (1 ano) no mesmo seguimento Atualmente ministras aulas de química e estatística na UNIFOA ? Universidade Fundação Oswaldo Aranha. Tem experiência na área de Engenharia de Materiais, com ênfase em compósitos e análise térmica para o desenvolvimento de novas metodologias.

Shane Soares Goulart, Professora do curso de Engenharia Ambiental do Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA).

Possui mestrado em Engenharia de Sistemas e Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) 2001, graduação em Engenharia Civil pela Escola de Engenharia de Volta Redonda (UniFOA) 1996. É membro do Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - BASis desde 2011. Atualmente é membro do CONSUN - Conselho Universitário do Centro Universitário de Volta Redonda - UniFOA e Docente, com experiência nas disciplinas: Expressão Gráfica, Desenho Técnico I e II, Desenho e Representações Técnicas I e II, Desenho Arquitetônico e Topográfico, Desenho Instalações Prediais e Estruturais, Oficina I, Física Experimental, Matemática Básica, Programa Assistido por Computador, Introdução à Informática, Informática Aplicada à Educação, Computação Básica, Computação Aplicada, Métodos e Planejamento Aplicado, Métodos Computacionais Aplicados I e II, Estruturação e Planejamento de Projetos e Concepção e Gestão de Projetos de Engenharia. Ainda nessa instituição, atuou como suplente do DECOP - Departamento de Conteúdos Profissionalizantes do curso de Engenharia Civil, como chefe do DEMAB - Departamento de Matérias Básicas do curso de Engenharia Ambiental, como chefe do Departamento de Matemática e Expressão Gráfica do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas e como chefe do Departamento de Formação Profissional do Centro de Tecnologias e Engenharias.

Anna Paula Oliveira Santos, Aluna do 7º período do Curso de Engenharia Ambiental do Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA).

Estagiária da Sala Verde Paraíba do Sul.

Referências

AB’ SÁBER, A. N. Os Domínios de Natureza no Brasil - Potencialidades Paisagísticas. São Paulo, Ed. Ateliê Editorial. 2003. 160p.
BRASIL. Constituição Federal de 05 de outubro de 1988. Brasília. Distrito Federal.
______. Lei Federal nº 6.938/81. Política Nacional do Meio Ambiente, 1981. Brasília. Distrito Federal.
______. Lei Federal nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, 1996. Brasília. Distrito Federal.
______. Lei Federal nº 9.795/99. Política Nacional de Educação Ambiental, 1999. Brasília. Distrito Federal.
______. Projeto político-pedagógico aplicado a Centros de Educação Ambiental e a Salas Verdes: manual de orientação. Brasília: Ministério do Meio Ambiente/Centro de Informação, Documentação Ambiental e Editoração, 2005. Disponível em: http://www.mma.gov.br/estruturas/educamb/arquivos/ceas_ppp.pdf. Acesso em: 23 jun. 2016.
CASTRO, M. L. & CANHEDO Jr. S. G. Educação Ambiental como Instrumento de Participação.In:Philippi Jr. A. &Pelicioni M. C. F. (orgs.) Educação Ambiental e Sustentabilidade. Editora Manole, 2ª Edição, Barueri/SP, 2014. pp 465-475.
CORREIA, C. J. da SILVA. O projeto sala verde em União dos Palmares/AL: possibilidades e desafios de um centro de referência em Educação Ambiental. Revista Ambiente & Educação. V.17, nº 2. 2012.
FONSECA, J. M.&FRENEGOZO, R. Educação Ambiental desenvolvida pela Sala Verde Frei Paulino em Divinópolis/MG: projeto reciclando. Natureza online. 2012.
JACOBI, P. R. Governança ambiental, participação social e educação para a sustentabilidade. In:Philippi Jr. A.; Sampaio C. A. C & Fernandes V. (orgs.) Gestão de natureza pública e sustentabilidade. Editora Manole, Barueri/SP, 2012. pp 343-361.
Lei Municipal nº 4.438/08. Dispõe sobre a criação do Código Municipal de Meio Ambiente de Volta Redonda. Volta Redonda/RJ.
MILARÉ, É. Direito do Ambiente: a gestão ambiental em foco. Editora Revista dos Tribunais. 6ª Edição. 2009. 1343p.
http://www.mma.gov.br/educacao-ambiental/educomunicacao/salas-verdes#oprojeto. (Site do Ministério do Meio Ambiente). Acesso em 21/06/16.

http://www.ceivap.org.br/usoagua.php. (Site do Comitê de Integração da Bacia do Rio Paraíba do Sul). Acesso em 24/06/16.
Princípio 10. Declaração do Rio sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento. 1992.
www.portalvr.com (Site do Portal Institucional da Prefeitura Municipal de Volta Redonda/RJ) Acesso em 22/06/2016.
Recomendação nº 07 da Conferência Intergovernamental sobre Educação Ambiental aos Países Membros. 1977.
Relatórios digitais relativos aos anos de 2014 e 2015 fornecidos pela Coordenação da Sala Verde Paraíba do Sul.

Downloads

Publicado

01-08-2017

Edição

Seção

Artigos