A EDUCAÇÃO FÍSICA NA ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS (APAE) DO MUNICÍPIO DE VOLTA REDONDA/RJ: POSSÍVEIS BENEFÍCIOS PARA ALUNOS COM SÍNDROME DE DOWN

Autores

  • Cláudio Delunardo Severino Centro Universitário de Volta Redonda - UniFOA
  • JÉSSICA VILELA DA SILVA

DOI:

https://doi.org/10.47385/praxis.v12.n24.809

Resumo

O objetivo do presente estudo foi identificar os possíveis benefícios motores, sociais, fisiológicos, das atividades de Educação Física para os alunos com síndrome de Down. Para a realização do estudo, utilizou-se uma pesquisa qualitativa com vinte alunos diagnosticados com Síndrome de Down, recrutados na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Volta Redonda (APAE). O estudo consistiu em acompanhamento das aulas de Educação Física em sua manifestação natural e a aplicação de testes para a verificação do Índice de Massa Corporal e Flexibilidade dos sujeitos. Os resultados indicaram a necessidade de uma melhor reflexão sobre a prática pedagógica onde engloba o processo de construção de conhecimentos em relação à Educação Física para as pessoas com Síndrome de Down. A pensar em aulas de Educação Física escolar para estes indivíduos (portadores de síndrome de Down), depara-se com a importância da prática realizada, a relevância do planejamento das aulas, o conhecimento sobre aqueles com quem se trabalha e a busca por metodologias que oportunizem o desenvolvimento dos alunos.

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Publicado

12-01-2021

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Artigos