A FORMAÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE NA LICENCIATURA EM QUÍMICA E SUAS RELAÇÕES COM A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA A PARTIR DA ANÁLISE DO MODELO DE ENSINO DE GOWIN

Autores

  • Débora Lázara Rosa CENTRO UNIVERSITÁRIO NORTE DO ESPÍRITO SANTO - CEUNES/UFES
  • Ana Néry Furlan Mendes Centro Universitário Norte do Espírito Santo CEUNES/UFES
  • Andrea Brandao Locatelli Centro Universitário Norte do Espírito Santo CEUNES/UFES

DOI:

https://doi.org/10.47385/praxis.v10.n20.830

Resumo

Objetiva tratar da Aprendizagem Significativa a partir da análise do modelo de ensino de Gowin, que se constitui na interação entre processos de formação inicial de professores de Química e materiais educativos. Foram referenciados autores como David Ausubel e Marco Antônio Moreira que fundamentam as bases conceituais e metodológicas desse trabalho na compreensão e análise da estruturação dos saberes docentes.

A prática pedagógica experimentada no ambiente escolar se constitui valiosa por proporcionar saberes práticos, trocas de informações com profissionais mais experientes, vivência da rotina e dos desafios da sala de aula que promovem saídas pedagógicas diversas diante da imprevisibilidade do cotidiano pedagógico, proporcionando possíveis reflexão das ações realizadas que venham contribuir de forma significativa nos processos de ensino e aprendizagem.

Dessa forma ações como estágios supervisionados e participação dos licenciandos em programas como o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID, contribuem significativamente na formação da identidade docente, e, no caso aqui tratado, no curso de licenciatura em Química em que a didática e as ações desenvolvidas em sala de aula têm promovido a aprendizagem e o envolvimento dos licenciandos motivando-os na produção dos saberes pertinentes à profissão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Débora Lázara Rosa, CENTRO UNIVERSITÁRIO NORTE DO ESPÍRITO SANTO - CEUNES/UFES

Atualmente é professora do Departamento de Educação no Centro Universitário Norte do Espírito Santo da Universidade Federal do Espírito Santo . É Mestre em Ensino da Educação Básica pelo CEUNES/ UFES em São Mateus/ES, na área de Formação Inicial de professores de Química. Tem experiência na área de Educação nível médio e superior, com ênfase em utilização e produção Metodologias de Ensino como parte do processo ensino aprendizagem e formação inicial de professores de Química.Tem experiência na área industrial como analista de laboratório e coordenadora de laboratório de análises químicas,físico-químicas,microbiológicas e sensorial.

Ana Néry Furlan Mendes, Centro Universitário Norte do Espírito Santo CEUNES/UFES

Possui graduação em Química Industrial e Bacharelado em Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Realizou o doutorado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com período sanduíche na Universitat Autònoma de Barcelona, sobre a hidroformilação homogênea e bifásica de olefinas e ésteres graxos insaturados. Atualmente desenvolve trabalhos de docência e pesquisa na Universidade Federal do Espírito Santo, no Centro Universitário Norte do Espírito Santo. Membro do corpo docente permanente do Programa de Pós Graduação em Ensino na Educação Básica (PPGEEB) do Centro Universitário Norte do Espírito Santo/UFES. As principais áreas de atuação são: Oleoquímica, Uso de materiais bioadsorventes para tratamento do óleo de fritura e efluentes da indústria têxtil e ensino de química.

Andrea Brandao Locatelli, Centro Universitário Norte do Espírito Santo CEUNES/UFES

Graduação em Educação Física (1993), Mestrado (2007) e Doutorado (2012) em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo/UFES. Pesquisadora do Instituto de Pesquisa em Educação e Educação Física/Proteoria/UFES; e professora na Universidade Federal do Espírito Santo/UFES. Pesquisas sobre Formação de Professores e Educação do Campo e na área de História da Educação no Espírito Santo.

Referências

Ausubel, D.P; Novak, J.D & Hanesian, H. (1980). Psicologia educacional. Rio de Janeiro, interamericana.

Braathen, P.C. (2012) Aprendizagem mecânica e aprendizagem significativa no processo de ensino-aprendizagem de Química. In: Revista Eixo n. 1, v. 1, 63-69.

Brasil, Ministério da Educação. (1996) Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio: Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasília: Ministério da Educação e Cultura. Acesso em 02 mar, 2015, http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/ciencian.pdf.

Bogdan, R.; Biklen, S. - Características da investigação qualitativa. In: Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto, Porto Editora, 1994. p.47- 51

Espírito Santo (ESTADO). (2008) Secretaria da Educação. Currículo Básico Escola Estadual. Ensino médio: área das Ciências da Natureza e suas tecnologias. Secretaria da Educação. Vitória: SEDU.

Esteban, T.; Zaccur E. (org.). (2002). Professora-pesquisadora – uma práxis em construção. Rio de Janeiro: DP&A.

Freire, P. (1996). Pedagogia da autonomia. São Paulo: Paz e terra.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5. ed. São Paulo: Atlas,1999.

Machado, A. H. (1999). Aula de química: discurso e conhecimento. Ijuí: UNIJUÍ.

Maldaner, O. A.; Zanon L. B.; Bazzan, A. C.; Driemeyer, P. R.; Prado M.P. & Lauxen, M. T. C. (2007). Currículo contextualizado na área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias: a situação de estudo. In: Zanon, L.B.; Maldaner, O.A. (Orgs.). Fundamentos e propostas de ensino de Química para a Educação Básica no Brasil. (pp. 109 -138). (Coleção Educação em Química). Ijuí: Ed. Unijuí.

Moraes, R., Ramos, M. G., Galiazzi, M. C. (2006). A epistemologia do aprender no educar pela pesquisa em Ciências – alguns pressupostos teóricos. In: R. Moraes & R. Mancuso (Orgs.) Educação em Ciências: produção de currículos e formação de professores. (Coleção Educação em Ciências). Ijuí: Editora Unijuí.

Moreira, M. A. (1999a). Aprendizagem significativa. Brasília: Unb.

Moreira, M. A. (1999b.) Teorias de Aprendizagem. São Paulo: Pedagógica e Universitária.

Moreira, M.A. e Massoni, N.T. (2011). Epistemologia do século XX. São Paulo: Editora Pedagógica Universitária.

Moreira, M.A. (1993). Negociação de significados e aprendizagem significativa. Meaningful Learning and the Negotiation of Meanings. Acesso em 25 de fev. 2015, http: //www.ensinosaudeambiente.uff.br /index.php/ ensinosaudeambiente/dez.2008.

Novak, Joseph D. & Gowin, D. Bob (1996). Aprender a aprender. Lisboa: Plátano Edições Técnicas. Traduções ao português, de Carla Valadares, do original Learning how to learn.

Nóvoa, A. (2009). Professores: imagens do futuro presente. Lisboa, Ed. Educa.

Roldão, M.C. (2005). Formação de professores, construção do saber profissional e cultura da profissionalização: que triangulação? In: Alonso, Luísa; Roldão, M. Céu (Orgs.). Ser professor de 1º ciclo – construindo a profissão. (pp. 13-26). Braga: CESC/ Almedina.

Schön, D. (1992). Formar professores como profissionais reflexivos. In: Nóvoa, A. (org.). Os professores e a sua formação. (pp.77-91) Lisboa: Dom Quixote.

Tardif, M. (2014). Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis, RJ: Editora Vozes.

Tardif, M.; Lessard, C. (2005) O Trabalho Docente: elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. Petrópolis, RJ: Vozes.

Vygotsky, L.S. (1988). A formação social da mente. 2ª ed. Brasileira. São Paulo: Martins Fontes.

Downloads

Publicado

04-12-2018

Edição

Seção

Artigos