Educação: em busca de novos paradigmas

Marise Ramos de Souza Oliveira, Marcelo da Silva Genestra

Resumo


Em nenhum período da história, nunca se discutiu tanto sobre a educação e os problemas referentes a ela. Entretanto, mesmo com tanta discussão, uso do rádio e televisão e também da informática, o indivíduo é colocado como parte mais importante de toda ação educacional, mas sem levar em conta suas necessidades pessoais ou a realidade que o cerca. Insiste-se em “preparar” os educandos para um mundo que não existe. Neste artigo ressaltase que a educação distorcida não oferece igualdade de oportunidades e, pelo contrário, estimula a competição. Sabe-se que nesse milênio a vida possuirá características bastante diferenciadas e a Educação como é tratada será, provavelmente, uma barreira intelectual à evolução acelerada da História e das Ciências.


Palavras-chave


educação, paradigmas e educação brasileira.

Texto completo:

PDF

Referências


AMORIM, Ana Adelaide Moutinho de; GOMES, Cybele Silva. Didática para o ensino superior: uma proposta emsintonia com a perspectiva de educação para a totalidade. 3. ed. Rio de Janeiro: Editora Gama Filho, 2001.

BRANDÃO, Zaia (Org.). A Crise dos paradigmas e a educação. 4 ed. São Paulo: Cortez, 2003.

CAPRA, Fritjof. O Ponto de mutação: a ciência, a sociedade e a cultura emergente. 22. ed. São Paulo: Cultrix, 2001.

CAPRA, Fritjof. O Tao da física: um paralelo entre a física moderna e o misticismo oriental. 20. ed. São Paulo: Cultrix, 2001.

CUNHA, Maria Isabel. O professor universitário na transição de paradigmas. 2. ed. São Paulo: JM Editora, 2005.

FAZENDA, Ivani Catarina Alves (Org.). Integração e Interdisciplinaridade no ensino brasileiro: efetividade ou ideologia? 5. ed. São Paulo: Loyola, 2002.

FERGUSON, Marylin. A Conspiração aquariana. 10 ed. Rio de Janeiro: Record, 2003.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

MORAES, Maria Cândida. O paradigma educacional emergente. 1. ed. São Paulo: Papirus, 2005.

PRIGOGINE, Ilya. “O reencantamento da natureza”. In: R. Werber (Org.). Diálogos com cientistas e sábios: a busca da unidade perdida. São Paulo: Cultrix, 1986.

SANTOS, José Messias; PEREIRA, Adilson. Epistemologia e educação: uma compreensão holística da realidade. 2. ed. Rio de Janeiro: Editora Gama Filho, 1999.

WEIL, Pierre; D’AMBROSIO, Ubiratan; CREMA, Roberto. Rumo à nova transdisciplinaridade: sistemas abertos de conhecimento. 1. ed. São Paulo: Summuz, 1993.

WEIL, Pierre. A Nova ética. 2. ed. Rio de Janeiro: Rosa dos Tempos, 1994.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista Praxis

Campus Três Poços - Av. Paulo Erlei A. Abrantes, 1325 - Três Poços
Prédio 3 - Sala 2 (Casarão)
Volta Redonda - RJ - CEP: 27240-560
Tel.: (24) 3340-8400 – Ramal: 8350

Indexado em: