Visão dos Engenheiros sobre a Ecologia

Autores

  • Cristiane Câmara Ribeiro Discente do Programa de Mestrado em Ensino em Ciência da Saúde e do Meio Ambiente – UniFOA.
  • Rosana Aparecida Ravaglia Doutoras e Docentes do Programa de Mestrado em Ensino em Ciência da Saúde e do Meio Ambiente – UniFOA.
  • Denise Celeste Godoy de Andrade Rodrigues Docente do Programa de Pós Graduação de Química Ambiental da UERJ.

DOI:

https://doi.org/10.25119/praxis-3-5-981

Palavras-chave:

Ensino de ecologia, engenharia, contextualização

Resumo

Sempre recebendo elogios, a Engenharia foi crescendo de acordo com o mundo, construções sem limites começaram a mudar o cenário, e séculos depois, indústrias, escolas, casas, cidades, poluição do ar, do solo e da água tornando-se o mundo em que vivemos. Essa é a visão que temos do século XXI. A má formação gerada pela educação em massa cria um profissional incapaz de se adequar ou ingressar a esse novo mercado, que exige disponibilidade, domínios de idiomas e atenção ao ambiente. O passo proposto por esse artigo para mudarmos nossas posturas referentes à ecologia, e ajudar a conscientizar as pessoas a reduzirem o uso abusivo de produtos que estão danificando o nosso mundo, é a atualização dos conceitos de ecologia para as graduações em específico desse artigo a Engenharia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CARDOSO, S.P.& COLINVAUX, D.. Explorando a motivação para estudar Química. Revista Química nova, n.23, 2000, p. 401 – 404.

CUNHA, M. C. C. Analogias nos livros de Ciências para as séries iniciais do ensino fundamental. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 6, p. 1, 2007.

CUNHA, F. M. A formação do engenheiro na área humana e social: um estudo de caso no curso de engenharia industrial elétrica do CEFET-MG. 1999.

GAMA, S. Z. Novo perfil do engenheiro eletricista no início do século XXI. Tese de Doutorado. PUC Rio.2002.

GIL, e cols. MauáVille: Uma experiência de ensino de química para o ciclo básico de cursos de Engenharia. Trabalho apresentado na 30º Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, Águas de Lindóia, SP, 2007.

JORNAL O GLOBO - Mudanças climáticas Governo chinês anuncia redução de emissão de CO2 em 45% até 2020. Disponível em URL: http://oglobo.globo.com/ ciencia/mat. Acesso em 30 nov.2009.

LAUDARES, J.B., PAIXÃO, E. L., & VIGGIANO, A.R. O ensino de engenharia e a formação do engenheiro: contribuição do programa de mestrado em tecnologia do CEFET-MG – educação tecnológica. Revista de Ensino em engenharia, v.27, n. 1, p. 8-16, 2008 – ISSN 01015001.

LEÃO, M.L. O ensino de engenharia e a conjuntura brasileira. In Congresso Cobenge 2001.

LEMOS, A. I. G. Impactos sócio-ambientais. São Paulo 1996.

LONGO, W.P. O desenvolvimento científico-tecnológico e seus reflexos na Educação. CREA – RJ em revista. P. 10-13, outubro 2004.

MAINIER, F.B.,& MELLO,M.H.C.S., “Implantação da Disciplina de Química Aplicada aos Cursos de Engenharia”, Cobenge, 2001.

MARCONI, M.A.& LAKATOS,E.M. Técnicas de pesquisa: planejamento e execução de pesquisas – amostragens e técnicas de pesquisa - elaboração, análise e interpretação de dados. 5ª ed. p.282: Atlas, São Paulo 2002.

MEC–MINSTÉRIO DA EDUCAÇÃO, Diretrizes Curriculares para Cursos de Engenharia, Secretaria de Ensino Superior, Departamento de Políticas de Ensino Superior, Coordenação das Comissões de Especialistas, Comissão de Especialistas de Ensino de Engenharia, fevereiro, 2002.

MELLO, M.H.C.S. & MAINIER, F.B. Implantação da disciplina tecnológica química aplicada aos cursos de engenharia, In CONGRESSO COBENGE, 2001.

QUADROS, e.cols. A Percepção dos alunos de Engenharia sobre as disciplinas de Química presente em seus cursos, trabalho apresentado na 29º reunião anual da Sociedade Brasileira de Química, Águas de Lindóia, SP. 2006.

SILVEIRA, M. A. & SILVA, E. M. Perfis dos engenheiros eletricista na visão dos egressos, alunos e professores da PUC-Rio e da UERJ. Revista de Ensino de Engenharia, v.28, n.1, p.45-54, 2009 – ISSN 01015001

SOUZA, P.A.B.F. & JÚNIOR, S.M. “A importância da educação ambiental na formação de profissionais de engenharia relacionados ao setor de transportes urbanos ”, In Congresso Cobenge, 2001.

TELLES, P.C.S. História da Engenheira no Brasil. Séculos XVI e XIX. 2ª ed,v.01, editora Clavero. Rio de Janeiro, 1994.

VALDIERO, A.C., GILAPA, G.M.M. & BORTOLAIA, L.A. Ensino de engenharia mecânica orientado aos desafios da sociedade. In Congresso Cobenge 2006.

Downloads

Publicado

28-03-2017

Edição

Seção

Artigos