Investigação da percepção dos alunos do ensino médio sobre o tema desenvolvimento sustentável

Authors

  • Cínthya Cristina de Freitas Santos
  • Edson Romano Nucci
  • Renata Carolina Zanetti Lofrano Universidade Federal de São João Del Rei/UFSJ

DOI:

https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v15.n44.3379

Keywords:

Percepção. Desenvolvimento Sustentável. Discentes do Ensino Médio

Abstract

Devido à relevância da problemática socioambiental na atualidade, torna-se imprescindível e urgente a compreensão da complexa multicausalidade, previsão de efeitos e projeção de mudanças relacionadas à essa temática. O presente artigo aborda a investigação quali-quantitativa da percepção de discentes do ensino médio das escolas públicas de Ouro Branco/MG, relativa aos pilares do desenvolvimento sustentável (ambiental, social, econômico e institucional), visando-se subsídiar e direcionar práticas escolares, e instrumentalizar gestores no planejamento de políticas públicas. As informações coletadas, por meio de um questionário semi-estruturado, foram tabuladas e interpretadas por estatística descritiva. Verificou-se que os alunos têm acesso a informações relevantes à dimensão ambiental, porém não se vêem nela inseridos, e não consideram que ações antrópicas integram o meio ambiente; na dimensão social, destacou-se a preocupação com a igualdade de oportunidades, em especial no mercado de trabalho e baixos índices de conhecimento da dimensão institucional. Conclui-se que os discentes ainda não possuem visão interdisciplinar e holística sobre o tema, exceto pontualmente, pelo assunto conservação ambiental. São pouco atuantes e mantêm-se passivos frente às questões locais e das decisões de seus representantes, muitas vezes por falta de informação. Nesse contexto, tais resultados são valorosos no apontamento de diretrizes e demonstram que são necessárias ações multidisciplinares, conjuntas e integradas, almejando-se mitigar tal cenário.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Renata Carolina Zanetti Lofrano, Universidade Federal de São João Del Rei/UFSJ

Professora Adjunto IV do Departamento de Engenharia Química e Estatística da Universidade Federal de São João del Rei - Campus Alto Paraopeba (DEQUE/UFSJ/CAP).

References

ALMEIDA, F. O bom negócio da sustentabilidade. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, p. 191, 2002.

ANDRADE, T. Mulheres no mercado de trabalho: onde nasce a desigualdade? Câmara dos Deputados, 2016. Disponível em: http://bd.camara.leg.br/bd/handle/bdcamara/29160. Acesso em 24 de outubro de 2016.

ANS. Agência Nacional de Saúde Suplementar. Sala de Situação. Disponível em: http://www.ans.gov.br/perfil-do-setor/dados-e-indicadores-do-setor/sala-de-situacao. Acessado em 29 de outubro de 2016.

BASSANI, M. Fatores psicológicos da percepção da qualidade ambiental. In: MAIA, N. B. et al (Org.). Indicadores ambientais: conceitos e aplicações. São Paulo: Educ, 2001.

BRASIL. Ministério do Meio Ambiente. Secretaria de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental. Departamento de Educação Ambiental. Os diferentes matizes da educação ambiental no Brasil:1997-2007. Brasília, DF, p. 20, 2008.

CAMARGO, A. L. B . Desenvolvimento sustentável: dimensões e desafios. Campinas: Papirus, 2003.

CETIC. Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação. TIC Domicílios 2015. Disponível em: http://cetic.br/pesquisa/domicilios/indicadores. Acessado em 29 de outubro de 2016.

CETIC. Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação. TIC Domicílios 2015. Disponível em: http://cetic.br/pesquisa/domicilios/indicadores. Acessado em 29 de outubro de 2016.

COSTA, H. E. S; COSTA, G. M. OURO BRANCO/AÇOMINAS: UM ÚLTIMO CAPÍTULO DA HISTÓRIA DA PRODUÇÃO DO ESPAÇO PARA A INDÚSTRIA? Trabalho apresentado no VI Encontro Nacional da ANPUR, Recife, Brasil, p. 196-198, 1997.

DOVERS, S. R.; HANDMER, J. W. Uncertainty, sustainability and change. Global Environmental Change, v.2, n.4, p. 262-276, 1992.

ELKINGTON, John. Cannibals with forks: The triple bottom line of 21st century business. Capstone Publishing Ltd, Oxford, 1997.

HOEFFEL, J. L. ; FADINI, A. A. B. Percepção Ambiental. In: Júnior, L.A.F. (org.) Encontros e Caminhos: Formação de Educadoras(es) Ambientais e Coletivos Educadores. Brasília: MMA, Diretoria de Educação Ambiental. p. 253, 2007.

IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Indicadores de Desenvolvimento Sustentável – Brasil 2015. Rio de Janeiro, Brasil, 2015.

INEP. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Anchieta. Censo Escolar 2014 . Disponível em: http://portal.inep.gov.br/basica-censo. Acessado em 22 de março de 2016.

KAGAWA, F. Dissonance in students' perceptions of sustainable development and sustainability: Implications for curriculum change., International Journal of Sustainability in Higher Education, v. 8, p.317-338, 2007.

LAYRARGUES in: LOUREIRO, C. F. B., LAYRARGUES, P. P. & CASTRO, R. de S. (Orgs.) Educação ambiental: repensando o espaço da cidadania. São Paulo: Cortez, p. 179-219, 2002.

LEISEROWITZ, A. A.; KATES, R. W.; PARRIS, T. M. Sustainability values, attitudes, and behaviors: a review of multinational and global trends. Annual Review of Environment and Resources, v. 31, p. 413–44, 2006.

LOZANO, R. Incorporation and institutionalisation of SD into universities: breaking through barriers to change. Journal of Cleaner Production, v. 14, p. 787-796, 2006.

LUKMAN, R.; LOZANO, R.; VAMBERGER, T.; KRAJNC, M. Addressing the attitudinal gaptowards improving the environment: a case study from a primary school in Slovenia. Journal of Cleaner Production, v. 48, p. 93-100. 2013.

MARCZWSKI, M. Avaliação da percepção ambiental em uma população de estudantes do ensino fundamental de uma escola municipal rural: Um estudo de caso. Dissertação (M. Sc.), Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, Brasil, 2006.

MENGHINI, F. B. As trilhas interpretativas como recurso pedagógico. Dissertação (M. Sc.), Universidade do Vale do Itajaí, Itajaí, SC, Brasil, 2005.

NUNES, H.K.B; PAULA, J.E.A; CONSTRUÇÃO CIVIL E PERCEPÇÃO SOCIOAMBIENTAL: estudo de caso junto aos agentes envolvidos em uma área de expansão urbana da zona Sul de Teresina/PI, Revista Equador (UFPI), v. 5, p. 181–198, 2016.

PAGOTTO, E.L. Greenwashing: os conflitos éticos da propaganda ambiental, Dissertação (M.Sc.), Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil, 2013.

STEG, L.; VLEK, C. Encouraging pro-environmental behaviour: An integrative review and research. Journal of Environmental Psychology, v. 29, p. 309–317, 2009.

WORLD HEALTH ORGANIZATION. The World Health Organization quality of life assessment (WHOQOL): position paper from the World Health Organization.Social Science and Medicine, Oxford, v. 41, p. 1403 -1410, 1995.

ZSÓKA, A; SZERÉNYI, Z. M.; SZÉCHY, A.; KOCSIS, T. Greening due to environmental education? Environmental knowledge, attitudes, consumer behavior and everyday pro-environmental activities of Hungarian high school and university students. Journal of Cleaner Production, v. 48, p. 126-138, 2013.

Published

2020-12-17

How to Cite

SANTOS, Cínthya Cristina de Freitas; NUCCI, Edson Romano; LOFRANO, Renata Carolina Zanetti. Investigação da percepção dos alunos do ensino médio sobre o tema desenvolvimento sustentável. Cadernos UniFOA, Volta Redonda, v. 15, n. 44, 2020. DOI: 10.47385/cadunifoa.v15.n44.3379. Disponível em: https://revistas.unifoa.edu.br/cadernos/article/view/3379. Acesso em: 23 nov. 2024.

Issue

Section

Tecnologia e Engenharias

Similar Articles

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.