Relato de experiência sobre o método avaliativo OSCE na Unidade Neonatal no Internato

Autores/as

  • M. V. N. Torres UniFOA – Centro Universitário de Volta Redonda
  • G. A. L. Reis UniFOA – Centro Universitário de Volta Redonda
  • A. D. Cunha UniFOA – Centro Universitário de Volta Redonda
  • F. Bhering UniFOA – Centro Universitário de Volta Redonda
  • G. Souto UniFOA – Centro Universitário de Volta Redonda
  • R. M. S. Meirelles UniFOA – Centro Universitário de Volta Redonda

Palabras clave:

OSCE, internato, avaliação

Resumen

O Curso de Medicina do UniFOA embasado nas Diretrizes Curriculares Nacionais vem implementando mudanças de paradigmas nos modelos de ensino tradicional para as metodologias ativas o que vem a atender o perfil do profissional que se deseja formar. Dentre os novos instrumentos de avaliação sugeridos, temos o OSCE (objective structured clinical examination) que é uma ferramenta pedagógica usada em Ciências de Saúde para avaliar as competências do aluno em habilidades clinicas e na comunicação propedêutica além do raciocínio clinico e empatia no contexto em que está inserido. Os dados de avaliação são estruturados pelo avaliador no formato check-list e, no período de 5 a 15 minutos, o aluno é avaliado levando em consideração os conceitos apreendidos em períodos anteriores e na própria disciplina, sobre os aspectos técnicos, éticos e relacionais com o paciente. Neste período avaliativo, o professor-avaliador anota as atitudes corretas e as pendências apresentadas. Ao final, tais pendências são rediscutidas com o aluno, o qual também preenche um formulário específico onde o avaliador e a disciplina também são avaliados. O presente estudo tem como objetivo relatar a experiência do processo avaliativo denominado OSCE no Internato em Neonatologia (Unidade SUS/Hospital São João Batista/UNIFOA), dentro da disciplina de Pediatria, que ocorre no décimo período por quatro semanas. Para a organização dos dados coletados, será utilizado o programa Epi INFO, o qual gera gráficos através dos cruzamentos de dados inseridos. Este projeto vem sendo realizado desde 2008 numa etapa piloto, com dois professores e três preceptores atuantes durante o estágio supervisionado dos discentes, onde os participantes vêm se familiarizando com o método avaliativo, implementando melhorias. Espera-se com os dados levantados, discutir a reestruturação do processo ensino-aprendizagem e de avaliação, atendendo aos novos modelos para o ensino de ciências da saúde.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2018-08-14

Cómo citar

TORRES, M. V. N.; REIS, G. A. L.; CUNHA, A. D.; BHERING, F.; SOUTO, G.; MEIRELLES, R. M. S. Relato de experiência sobre o método avaliativo OSCE na Unidade Neonatal no Internato. Cadernos UniFOA, Volta Redonda, v. 5, n. 1esp, p. 114, 2018. Disponível em: https://revistas.unifoa.edu.br/cadernos/article/view/2493. Acesso em: 23 nov. 2024.

Artículos similares

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.

Artículos más leídos del mismo autor/a

1 2 > >>