Desigualdade e pobreza na América Latina e Caribe: reflexões para um debate sobre infância e criança

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v15.n44.3363

Palabras clave:

Desigualdade e pobreza. América Latina e Caribe. Infância e Criança.

Resumen

O tema da desigualdade e pobreza na infância e da criança assume na América Latina e Caribe, nestes últimos anos, uma singularidade na produção de pesquisa científica, nesta região, constituindo-se multidisciplinar, mas com forte avanço, sobretudo nas ciências humanas e sociais. A problemática que gera este artigo é a pergunta: que reflexões podem ser organizadas para um debate sobre as desigualdades sociais e a pobreza da infância e da criança latino-americana e caribenha? Objetiva-se, assim, de maneira geral, a organização de um roteiro de debate sobre o tema, subsidiando a continuidade das pesquisas, tanto em educação, como em sociologia. A metodologia é bibliográfica, em que, a partir da problemática instaurada, buscam-se respostas no interior da literatura sobre o tema, bem como se apontam encaminhamentos e ações. Os resultados: a organização de um roteiro de debates sobre os desafios, diante do tema; inclui-se no roteiro, ainda, algumas propostas de ações de cunho político, de ação universitária e de participação social como, por exemplo, maior investimento financeiro em políticas públicas que já existem ou que precisam ser elaboradas; “cobrança” social pela efetividade da legislação existente voltadas à infância e à criança, mas, também, para a elaboração de novas legislações, por demandas locais.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Claudionor Renato da Silva, Universidade Federal de Jataí

Pedagogo e licenciado em Pedagogia. Especialista em gestão educacional. Mestre em Educação (ufscar) e doutor em Educação Escolar (UNESP/FCLar). Docente e pesquisador do curso de Pedagogia e do mestrado em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Jataí (Goiás).

Citas

ARENHART, Deise.; SILVA, Maurício Roberto da. Entre a favela e o castelo: infância, desigualdades sociais e escolares. Cadernos Ceru, série 2, v. 25, n.º 1, junho, 2014. Disponível em: < http://www.revistas.usp.br/ceru/article/view/89149 >. Acesso em 10 maio. 2020.

BRASIL. Presidência da República. Casa Civil. Subchefia para Assuntos Jurídicos. Decreto n.º 7.492, de 2 de junho de 2011. Institui o Plano Brasil Sem Miséria.

BRINGEL, Breno.; VARELLA, Renata Versiani Scott. A pesquisa militante na América Latina hoje: reflexões sobre as desigualdades e as possibilidades de produção de conhecimentos. Revista Digital de Direito Administrativo (RDDA), v.3, n.3, especial, p. 474-489, 2016. Disponível em: < http://www.revistas.usp.br/rdda/article/view/115609 >. Acesso em 10 maio. 2020.

CEPAL. NACIONES UNIDAS. La matriz de la desigualdade social en América Latina. I Reunión de la Mesa Directiva de la Conferencia Regional sobre Desarrollo Social de América Latina y el Caribe. Santo Domingo, 1 de noviembre de 2016 a.

CEPAL. NACIONES UNIDAS. Prospectiva en América Latina y el Caribe. Instituciones, enfoques y ejercicios. Serie Seminrios y Conferencias n. 86. 2016 b.

______. Pactos para a igualdade. Rumo a um futuro sustentável. 35º Período de Sessões da CEPAL. Lima, 5 a 9 de maio de 2014.

CEPAL. NACIONES UNIDAS. Panorama social da América Latina, 2019. Resumo executivo. Santiago, Chile: CEPAL, 2020.

GAITÁN, Flávio.; LANZARA, Arnaldo Provasi. Políticas sociais e desenvolvimento na América Latina: paradigmas e tendências. Curitiba: Apris, 2018.

KAZTMAN, Ruben. Infancia en América Latina: privacionies habitacionales y desarrolho de capital humano. Santiago, Chile: CEPAL, UNICEF, 2011.

KRAWCZYK, Nora (Org.). Escola Pública: tempos difíceis, mas não impossíveis. Campinas: FE/Unicamp; Uberlândia: Editora Navegando, 2018, p.14-22.

LLOBET, Valeria. (orgs.) Pensar la infância desde América Latina: un estado de la cuestión. Coleción Red de Posgrados em Ciências Sociales. Buenos Aires: CLACSO, 2014.

LUCAS, Maria Angélica Olivo Francisco. A influência do UNICEF e da UNESCO na educação infantil brasileira contemporânea. Revista Histebr On Line, Campinas (SP), n. 35, p. 126-140, set., 2009. Disponível em: < https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8639618/7186 >. Acesso em 10 maio. 2020.

ONU-HABITAT. Programa de las Naciones Unidas para los Asentamientos Humnos. ONU-Habitat. Estado de las ciudades de América Latina y el Caribe 2012. Rumo a uma nueva transición urbana, 2012.

PASSADES, Denise Bianca Maduro Silva. América Latina en discusión: ou sobre a produção de conhecimentos em ciências sociais. Propuesta Educativa, v. 2, n. 46, año 25, p. 113-122, nov., 2016. Disponível em: < http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=403049783011 >. Acesso em 10 maio. 2020.

PENN, Helen. Primeira infância: a visão do banco mundial. Cadernos de pesquisa, n.º 115, p. 7-24, março/2002. Disponível em: < http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0100-15742002000100001&script=sci_abstract&tlng=pt > Acesso em 10 maio. 2020.

PÉREZ-SÁINZ, Juan Pablo. Las desigualdades y la re-politización de lo social em América Latina. Encartes, v.2, n.º 4, 2019. Disponível em: < https://162.243.168.105/openj/index.php/encartes/article/view/desigualdad-politizacion-america-latina >. Acesso em 10 maio. 2020.

RODRÍGUES, Pablo. MANNARELLI, María Emma. (orgs.). Historia de la infância en América Latina. Bogotá: Universidade Externado de Colombia, 2007.

PNUD. Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento. Relatório de Desenvolvimento Humano Regional para a América Latina e o Caribe. Progresso multidimensional: o bem-estar para além da renda. Nova Iorque: ONU, 2016.

PRATES, Angela Maria Moura Costa. Uma análise da proposta do Plano Brasil Sem Miséria. Emancipação, Ponta Grossa, v. 16, n. 1, p. 127-144, 2016. Disponível em: < http://www.revistas2.uepg.br/index.php/emancipacao/article/view/6522 >. Acesso em 10 maio. 2020.

ROJAS, Norma Eyzaguirre. Perú: prospectiva en educación, claves para el desarrollo. In: CEPAL. NACIONES UNIDAS. Prospectiva en América Latina y el Caribe. Instituciones, enfoques y ejercicios. Serie Seminrios y Conferencias n. 86. 2016, p. 157-170.

ROSSETTI-FERREIRA, Maria Clotilde.; RAMON. Fabiola.; SILVA, Ana Paula Soares. Políticas de atendimento à criança pequena nos países em desenvolvimento. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n.º 115, mar., 2002.

SAMPIERI; Roberto Hernandez. ; FERNÁNDEZ-COLLADO, Carlos. ; LUCIO, Maria del Pilar Baptista. Metodologia de Pesquisa. 3.ª ed. São Paulo: MacGraw-Hill, 2006.

SANDER, Benno. Gestão da educação na América Latina. Construção e reconstrução do conhecimento. Campinas, SP: Autores Associados, 1995.

SARMENTO, Manuel Jacinto. Uma agenda crítica para os estudos da criança. Currículo sem fronteiras, v.15, n.º1, p. 31-49, jan./abr., 2015. Disponível em: < http://www.curriculosemfronteiras.org/vol15iss1articles/sarmento.htm >. Acesso em 10 maio. 2020.

SCHWARTZ, Jorge. Abaixo Tordesilhas! Estudos Avançados, v. 7, n. 17, p. 185- 200, 1993. Disponível em: < http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40141993000100008 >. Acesso em 10 maio. 2020.

SHIROMA, Eneida Oto.; MORAES, Maria Célia M.; EVANGELISTA, Olinda. Política Educacional. 2. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.

TROJAN, Rose Meri. Estudo comparado sobre políticas educacionais na América Latina e a influência dos organismos multilaterais. RBPAE, v. 26, n.º 1, p. 55-74, jan./abr., 2010. Disponível em: < http://seer.ufrgs.br/rbpae/article/view/19683 >. Acesso em 10 maio. 2020.

UNESCO. Educação Para Todos (2000-2015): progressos e desafios. Relatório Conciso. Brasília: UNESCO no Brasil, 2015.

UNICEF. ECA 25 anos. Estatuto da Criança e do Adolescente. Avanços e desafios para a infância e a adolescência no Brasil. Brasília: UNICEF Brasil, 2015.

YAZBEK, Maria Carmelita. Classes subalternas e assistência social. 4.ª ed. São Paulo: Cortez, 2003.

Publicado

2020-12-17

Cómo citar

SILVA, Claudionor Renato da. Desigualdade e pobreza na América Latina e Caribe: reflexões para um debate sobre infância e criança. Cadernos UniFOA, Volta Redonda, v. 15, n. 44, 2020. DOI: 10.47385/cadunifoa.v15.n44.3363. Disponível em: https://revistas.unifoa.edu.br/cadernos/article/view/3363. Acesso em: 23 nov. 2024.

Número

Sección

Ciências Sociais Aplicadas e Humanas

Artículos similares

<< < 1 2 3 4 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.