O uso de videocast no ensino de obstetrícia

Autores

  • Ana Beatriz Guimarães Vasconcelos Rosa Centro Universitário de Volta Redonda - UniFOA
  • Andreza Brandão da Silva
  • Patrícia Da Silva Martins Botelho
  • Tássio Huguenin

DOI:

https://doi.org/10.47385/interfaces..4472.1.2022

Palavras-chave:

Obstetrícia, Ferramentas e Metodologias Inovadoras baseadas em TIC, Webcast

Resumo

O uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) se tornou bastante popular nos últimos anos, principalmente após a pandemia do COVID-19, implementados como forma de diversificar e dar continuidade ao ensino. Dessa maneira, formatos como podcast e videocast, que são recursos amplamente usados para o lazer, foram utilizados com o objetivo de ampliar o conhecimento dos mais variados temas, além da facilidade com os quais podem ser acessados. O objetivo desse artigo é descrever o processo de desenvolvimento de materiais didáticos, produzindo vídeocast com temas relevantes para o ensino médico, a fim de melhorar o processo educacional. Foi proposto aos alunos a apresentação de um caso clínico de obstetrícia utilizando alguma ferramenta diferente do padrão de ensino tradicional. Optamos pelo videocast e foi criado um roteiro, realizada a gravação e edição. A apresentação foi em uma aula de obstetrícia do curso de medicina e, posteriormente, um questionário de satisfação foi respondido pelos participantes. A produção de um videocast necessita de etapas importantes para seu sucesso como método de ensino. Utilizar as tecnologias da informação para facilitar o aprendizado foi proveitoso neste caso. Durante a pesquisa concluiu-se que a maioria considera a tecnologia mais interessante que o normal e afirmaram que reutilizariam essa ferramenta. Logo, percebeu-se que o uso desse método facilitou a fixação do conteúdo para 96,6% dos participantes devido à forma leve e descontraída de transmitir as informações. Portanto, após a análise dos dados da discussão, concluímos que há pouco uso de tecnologias modernas nesse processo, embora esse método inovador tenha comprovada eficácia da melhoria do aprendizado. Além disso, observa-se a importância de uma maior divulgação e preparo tanto de discentes e docentes para um adequado proveito dessa ferramenta.

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Biografia do Autor

Tássio Huguenin

Médico formado pelo UniFOA (2019), com Residência médica em Ginecologia e Obstetrícia (2023), Possui especialização em Endocrinologia pela UniAmérica (2023). Mestrado Profissional pelo UniFOA em Ensino de ciências da Saúde e do Meio Ambiente. Professor das disciplinas de Propedéutica e Endocrinologia, pelo IDOMED - Angra dos Reis. Preceptor no módulo de Saúde da Mulher do UniFOA. Atua também, como médico matriciador na atenção primária de Volta Redonda e médico Ginecologista e Obstetra em Pinheral. Possui interesses nas áreas de saúde da mulher, endocrinologia e educação médica.

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Publicado

2023-05-29

Edição

Seção

Artigo Original