Seletividade alimentar em pacientes com laudo de Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH)

Autores

  • Andreza Brandão da Silva
  • Patrícia da Silva Martins Botelho
  • Ana Beatriz da S. S. Guimarães Vasconcelos
  • Thamiris Linhares Marques
  • Clarisse Pereira Dias Drumond Fortes
  • Cecilia Pereira Silva

DOI:

https://doi.org/10.47385/interfaces..4483.1.2022

Palavras-chave:

comportamento alimentar, criança, familia, neurologia, psiquiatria

Resumo

Este artigo buscou analisar a rotina alimentar de pacientes diagnosticados com TDAH, por meio da aplicação de um questionário pré-elaborado e direcionado a esses pacientes e aos seus responsáveis. Os dados foram coletados no ambulatório de neuropediatria do Campus Leonardo Mollica, Anexo ao Hospital Municipal Doutor Munir Rafful, do Sistema Único de Saúde (SUS) em Volta Redonda, Rio de Janeiro. Os resultados correspondem a uma população de 20 pacientes com laudo de TDAH, sendo constatado a prevalência de 85% do sexo masculino, 60% com idade de 8 a 11 anos e 60% diagnosticados entre 4 e 7 anos de idade. Quanto à seletividade alimentar, 35% dos pacientes se tornaram seletivos antes dos 3 anos de idade e 20%, entre 4 e 7 anos, sendo os alimentos minimamente processados e os alimentos processados os mais consumidos por esses pacientes. Sabendo que a dieta alimentar faz parte da terapia para tratar os sintomas do TDAH, principalmente a hiperatividade, é fundamental o desenvolvimento de estudos que tratem da alimentação adequada, a fim de melhorar a qualidade de vida desses pacientes. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARAÚJO, A.K.F.P.; MARQUES, S.J.S.; BEZERRA, K.C.B.; IBIAPINA, D.F.N. Consumo alimentar e as implicações de deficiências nutricionais em escolares com déficit de atenção e hiperatividade: uma revisão. Research, Society and Development, v. 9, n.10, 2020.

CURADO, H.T.A.M. et al. As implicações da alimentação e seus distúrbios no TDAH em crianças. Revista Educação em Saúde, v. 7, 2019.

GONÇALVES, A.C.R.; SILVA, M.C. Avaliação do perfil alimentar de crianças com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). Monografia (Graduação) - Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2018.

SILVA, E.A.; RODRIGUES, G.M.M. A interação entre o Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade e a subalimentação em crianças. Revista Liberum Accessum, v. 9, n.2, p. 1-8, 20

Downloads

Publicado

2023-05-29

Edição

Seção

Artigo Original