https://revistas.unifoa.edu.br/praxis/issue/feedRevista Práxis2023-04-08T20:52:05-03:00Julio Cesar Soares Aragãojulio.aragao@foa.org.brOpen Journal Systems<p>A revista Praxis <em>on line</em> (ISSN: 2176-9230) é uma publicação científica semestral QUALIS A3, que busca a discussão ampliada da prática pedagógica e dos saberes do Ensino de Ciências, Saúde e Meio Ambiente nos diferentes níveis (da educação básica à pós-graduação) por educadores e pesquisadores do ensino formal e não-formal.</p> <p>A revista foi criada no âmbito do Programa de Mestrado Profissional em Ensino em Ciências da Saúde e do Meio Ambiente do UniFOA e a cada edição busca-se a melhoria da qualidade dos artigos e a inclusão de novos avaliadores <em>ad hoc</em> e indexadores.</p> <p>Atualmente a Revista Práxis está indexada nas bases <a href="http://www.latindex.unam.mx/latindex/ficha?folio=21070">Latindex</a>, <a href="http://www.cnen.gov.br/centro-de-informacoes-nucleares/livre">Livre!</a>, <a href="https://www.redib.org/Record/oai_revista5781-revista-pr%C3%A1xis-online">REDIB</a>, European Index of Humanities and Social Sciences (<a href="https://dbh.nsd.uib.no/publiseringskanaler/erihplus/periodical/info?id=499583">ERIH</a>), Directory of Open Access Journals (<a href="http://www.doaj.org/openurl?genre=journal&issn=19844239">DOAJ</a>) , <a href="https://sumarios.org/revista/revista-pr%C3%A1xis-0">Sumários.org</a>, <a href="http://scholar.google.com.br/scholar?hl=pt-BR&q=revista+pr%C3%A1xis&btnG=&lr=">Google Scholar</a> e <a href="http://link-periodicos-capes-gov-br.ez308.periodicos.capes.gov.br/sfxlcl41-grupo02/journalsearch/grupo02?param_sid_save=0332a023a183268c8946f905d38f550c&param_peer_reviewed_filter_save=0&param_selected_alphabet_header_save=latin_and_hebrew&param_category_search_type_save=browseSubCategory&param_letter_group_script_save=&param_current_view_save=table%C2%AC_first_load_indicator%3D1&param_only_one_alphabet_header_exists_save=0&param_category_save=&param_textSearchType_save=startsWith&param_all_ui_control_scripts_save=&param_chinese_checkbox_type_save=&param_selected_alphabet_header_text_save=Latino+and+Hebreus&param_lang_save=por&param_perform_save=journalsearch&param_letter_group_save=&param_chinese_checkbox_save=&param_services2filter_save=getFullTxt&param_subcategory_save=&param_pattern_save=revista+pr%C3%A1xis&param_jumpToPage_save=&param_type_save=textSearch&param_langcode_save=pt&param_category_search_type_value=browseSubCategory&display_single_object=&category_list=&param_jumpToPage_value=&param_type_value=textSearch&param_letter_group_save=&param_letter_group_value=&param_ui_control_scripts_value=&param_all_ui_control_scripts_value=&selected_alphabet_header=latin_and_hebrew&param_current_view_value=table%C2%AC_first_load_indicator%3D1&not_first_load_indicator=1&param_pattern_value=1984-4239&param_textSearchType_value=startsWith&param_category_value=&param_subcategory_value=&param_vendor_value=32770000000000005" target="_blank" rel="noopener">Periódicos</a>.</p>https://revistas.unifoa.edu.br/praxis/article/view/3803Transtorno do Espectro do Autismo: aspectos relacionados à alimentação e nutrição2022-07-01T07:27:15-03:00Letícia Marinho Alves da Silvaleticiamarinho.nutri@hotmail.comRuth Maria Mariani Brazruthmarianibraz@gmail.comCátia Lacerda Sodrécatia.sodre@gmail.com<p class="Normal1">Os indivíduos com o diagnóstico de Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) podem apresentar<strong> </strong>um comprometimento comportamental, assim como um repertório de interesses/atividades restrito, estereotipado e repetitivo. Dificuldade na interação social, na comunicação e na cognição, além de alterações fisiológicas, metabólicas e comportamentais que se relacionam com alimentação e nutrição, como a seletividade alimentar, recusa, indisciplina, compulsão, também são características apresentadas por indivíduos com TEA. Dentro desse cenário, este trabalho faz uma revisão narrativa da literatura, de cunho qualitativo, com objetivo de apresentar o Transtorno do Espectro do Autismo relacionando-o à alguns aspectos alimentares e nutricionais. De fato, é evidente a relevância da nutrição como uma ciência eficaz na promoção da saúde e qualidade de vida do paciente. Entretanto, é urgente a necessidade de mais pesquisas nessa área, principalmente no que se refere ao uso das terapias livres de determinados nutrientes (glúten e caseína, por exemplo) ou ricas em outros, frente às poucas evidências científicas nesse aspecto envolvendo indivíduos autistas.</p>2023-04-04T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Revista Práxishttps://revistas.unifoa.edu.br/praxis/article/view/3973Elaboração e Validação de um instrumento: 2022-12-13T21:28:14-03:00Ana Paula Caixe Soares de Oliveiraapcaixe@usp.brFernando Silveirabucalfs@forp.usp.brSilvia Sidnéia da Silvasssilva@unaerp.brSaulo Delfino BARBOZAsbarboza@unaerp.brMaria José Bistafa Pereiramjbpereira@unaerp.br<p>A consulta odontológica no pré-natal é uma ação integrante do trabalho das equipes de saúde do Sistema Único de Saúde. Então, com a instituição do Programa Meu Bem Querer, tornou-se possível disponibilizar à todas as gestantes acesso a consultas odontológicas ao iniciarem o pré-natal. No transcorrer da implantação desse programa até os dias atuais, tem-se identificado ausências de gestantes nestas consultas. O objetivo deste estudo foi elaborar e validar um instrumento para identificar as dificuldades de acesso à assistência odontológica pelas gestantes na Atenção Primária à Saúde no município de Ribeirão Preto/SP. Trata-se de um estudo de validação de desenvolvimento metodológico com abordagem quantitativa. Para isso, elaborou-se um questionário com doze perguntas, que foi validado por doze juízes cirurgiões-dentistas doutores. Todas as questões passaram por análise nos quesitos relevância, clareza, pertinência e formato, e como resultado geral, obteve-se um Índice de Validade de Conteúdo de 98,11% de concordância entre os juízes. Esse instrumento constitui-se em um recurso importante para identificar as dificuldades de acesso ao acompanhamento odontológico, e possibilita subsidiar estratégias de gestão e de assistência na perspectiva de ampliar o acesso das gestantes na atenção odontológica.</p>2023-04-17T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 https://revistas.unifoa.edu.br/praxis/article/view/4157Uma proposta de intervenção para conscientização sobre a utilização dos recursos elétricos através da produção de vídeo2022-11-14T13:31:35-03:00Marcelo Fernando de Limamarceloflima.83@hotmail.comValdenilton Rodrigues Valadãovaldeniltonmat@yahoo.com.brDaniel Alves Santosdanielalvesantos@gmail.com<p>Esta pesquisa trata-se de um relato de experiencia, desenvolvida em uma Escola Pública de Mato Grosso, com três turmas do 8º ano do ensino fundamental II. Tem como objetivo: Analisar a produção de vídeo como ferramenta para a construção do conhecimento e conscientização sobre o uso da energia elétrica e suas consequências. O problema que levou a escolha do tema deste projeto, foi a crise energética e a ameaça de apagão. Na metodologia usamos pesquisa qualitativa, os dados foram obtidos através de questionários, observações e anotações em diário de campo, foram organizados em tabelas e analisados em categorias. Os resultados nos permitiram entender a produção de vídeos como uma ferramenta que favorece a construção do conhecimento. Os dados permitiram a percepção da compreensão pelos estudantes que o uso da eletricidade envolve custos financeiros, provoca impactos socioambientais, demonstrando formação inicial de consciência e respeito pelo uso desses recursos.</p> <p> </p>2023-03-06T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 https://revistas.unifoa.edu.br/praxis/article/view/4350A afetividade no ensino de ciências:2023-01-16T21:50:40-03:00Patrícia Pinho Mendespatriciajpinho@gmail.comMaria Cristina do Amaral Moreiramaria.amaral@ifrj.edu.br<p>O estudo buscou a influência da afetividade nos processos de ensino e aprendizagem em alunos do ensino fundamental, protagonistas de atividades desenvolvidas por eles e pela professora pesquisadora. O objetivo foi o de observar as relações afetivas entre os alunos e a professora no ensino de ciências e entre eles e o espaço escolar durante aulas de ciências. O referencial teórico para a discussão das questões da afetividade foi o trabalho de Wallon e de Vygotsky. A pesquisa de cunho qualitativo, a partir da observação participante, foi realizada com 3 turmas de sétimo ano de uma escola municipal da zona oeste do Rio de Janeiro no ensino de fungos e plantas. Uma sequência didática foi planejada pelos alunos e mediada pela professora pesquisadora. Os resultados mostraram que os alunos passaram a participar mais ativamente das aulas, tendo sido deles a ideia de incluir no planejamento aulas no pátio da escola. As relações afetivas melhoraram e o convívio passou a ser harmonioso e carinhoso. O estabelecimento do sentimento de pertencimento ao espaço escolar também pode ser verificado a partir das respostas que deram aos questionários respondidos após cada etapa da sequência didática. Foi percebida, ainda, uma melhora no rendimento escolar das turmas participantes do estudo. Concluímos que a alteração da rotina das aulas de ciências, solicitada pelos alunos, promoveu o aumento do interesse e do rendimento na realização das atividades, nos afetos identificados (prazer, alegria, cansaço, interesse etc.), no sentimento de pertencimento e consequente cuidado com o espaço escolar, além da melhora da relação afetiva com a professora e pesquisadora.</p>2023-05-11T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 https://revistas.unifoa.edu.br/praxis/article/view/2563Um encontro entre a Educação Matemática e a Educação Ambiental, ambas críticas: um estudo teórico com a perspectiva da prática2022-12-24T11:31:48-03:00Patrícia Maria Perreira do Nascimentoprof.pattynascimento@gmail.comAndrea Cristina Costa de Freitascrisan2601@gmail.comAlexandre Maia do Bomfimalexandre.bomfim@ifrj.edu.br<p>Este artigo encontra-se na interseção de duas pesquisas de mestrado já realizadas, uma sobre Educação Ambiental Crítica e outra sobre Educação Matemática Crítica. É um estudo de revisão que parte da ideia de interdisciplinaridade para propor uma prática pedagógica a partir de uma abordagem crítica. Apresenta-se uma proposta de visita ao Morro da Urca na cidade do Rio de Janeiro com estudantes do Ensino Médio, com o objetivo de interagir em um ambiente natural e integrar os conhecimentos desenvolvidos tanto nas aulas de Matemática como nas de Biologia para favorecer o desenvolvimento do pensamento crítico. Conclui-se que a interdisciplinaridade entre as duas áreas é pertinente e relevante para compreender e agir na sociedade atual, podendo o docente ser um mediador o e propor situações problemas a serem desenvolvidas nas aulas de Matemática e Biologia.</p>2023-04-17T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Revista Práxishttps://revistas.unifoa.edu.br/praxis/article/view/3956Avaliação de conteúdo do checklist transfusional:2022-12-13T15:50:49-03:00Vanilda de Souzavani.enfer@hotmail.comLuiz Carlos Santiagoluisolitrio@gmail.comDébora Matos de Azevedo Fontesdeboramatos@gmail.comPriscila de Castro Handempriscilahandem@unirio.edu.brDaniel Aragão Machadodaragao23@gmail.comFlávio Vaz Machadoflaviovaz@edu.unirio.br<p>A monitorização eficiente de possíveis eventos adversos decorrentes da transfusão nos receptores constitui um importante componente do sistema de Hemovigilância. O objetivo deste estudo foi construir um <em>Software-</em>Protótipo tendo como base o conteúdo do <em>Checklist </em>transfusional voltado para a equipe de Enfermagem que comtemple as informações primordiais referentes ao Cuidado prestado ao cliente submetido à Terapia Transfusional. Trata-se de uma abordagem qualitativa, que se refere a Pesquisa de Intervenções, na modalidade de Processo de Implantação. As etapas seguiram o modelo de operacionalização da prototipação de Pressman, sendo desenvolvidas no período de janeiro a setembro de 2021. O <em>Software- </em>Protótipo<em> Checklist </em>Transfusional foi submetido a avaliação de conteúdo e usabilidade por 38 (trinta e oito) especialistas. A avaliação dos índices de Validação de Conteúdo do <em>Software-</em>Protótipo<em> Checklist </em>Transfusional obteve um aumento da primeira para a segunda rodada com IVC total = 0,97%. A avaliação de usabilidade do<em> Software-</em>Protótipo<em> Checklist </em>Transfusional alcançou resultados SUS= 0,89 a 0,77 e score médio de 0,94. Conclusão: O <em>Software-</em>Protótipo <em>Checklist </em>Transfusional é adequado para a contribuição no provimento de informações, claras e seguras de rápida utilização, consulta e transmissão de dados acerca do cliente receptor de hemocomponentes, pois seu conteúdo, nos permite estabelecê-lo como um protocolo de padronização para registro de todas as ações fundamentais na segurança transfusional.</p> <p><strong>Palavras-chave:</strong> Cuidados de enfermagem. <em>Software</em>. Reação transfusional. Segurança do paciente.</p>2023-04-14T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 https://revistas.unifoa.edu.br/praxis/article/view/4135Educação ambiental na formação de pedagogos:2023-01-20T12:29:31-03:00Jociel Ferreira Costajocielfcosta@gmail.comMaria de Fatima Sousa Silvamfs.silva@unesp.brGeorgianna Silva dos Santosgeorgiannas@gmail.com<p>A Educação Ambiental (EA) corresponde a um processo que envolve o ser humano em diversas esferas, levando-o a refletir sobre seu papel no meio ambiente e a valorizar conhecimentos diversos na busca de soluções para problemas ambientais. Nessa perspectiva, há leis e diretrizes que indicam ações que contribuem para esse fim, como é o caso dos Parâmetros Nacionais Curriculares (PCNs) e da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que apresentam orientações relacionadas ao estudo voltado ao meio ambiente já nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Porém, a literatura aponta a necessidade de formação continuada sobre esta temática para pedagogos, profissionais que atuam neste segmento de ensino. Diante desse contexto, este estudo tem como objetivo investigar como a Educação Ambiental contribui para a formação de futuros pedagogos em instituições do Estado do Maranhão. Baseando-se em aportes teóricos de Boer e Scriot e Oliveira, entre outros, buscou-se a possibilidade de verificar suas grades curriculares e a presença da disciplina de Educação Ambiental e suas respectivas cargas horárias. Para isso, foram realizadas pesquisas exploratória, bibliográfica e quantitativa. Das 10 universidades analisadas, apenas quatro apresentam a disciplina EA em seu currículo, o que pode representar uma lacuna na formação dos futuros professores, que desenpenham um papel fundamental na discussão e na construção de de conhecimentos. Além disso, colabora para que o debate das questões ambientais no âmbito da educacional seja realizado apenas de forma tangencial.</p>2023-04-29T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 https://revistas.unifoa.edu.br/praxis/article/view/4339As dimensões curriculares como movimento formativo no programa residência pedagógica2022-12-24T11:49:33-03:00Franciele Siqueira Radetzkefrancielesradetzke@gmail.comMarli Dallagnol Frisonmarli@unijui.edu.br<p>A temática central do presente artigo é a formação de professores em espaço, formativo, do Programa Residência Pedagógica (PRP) com enfoque na área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Por meio de pesquisa bibliográfica junto ao BDTD e da Capes busco compreender aspectos que se reportam para as dimensões curriculares presentes nos discursos das pesquisas realizadas. A análise dos dados foi realizada por meio da ATD que oportunizou considerar categorias intermediárias: i) Necessidade do fortalecimento das relações entre teoria e prática; ii) Importância de incorporar ao currículo questões do espaço escolar; iii) Construção de saberes docentes; iv) Reflexão sobre as ações desenvolvidas como viés formativo, bem como categorias finais: ContextualizAção e InterAção. O processo de construção do metatexto interpõe o olhar para as dimensões curriculares como movimento reflexivo no contexto formativo do PRP potencializado pelo diálogo entre diferentes níveis de conhecimento - formação inicial, professores da educação básica e professores formadores. A reflexão é trazida como categoria formativa pela qual se desenvolvem os processos de Investigação-Formação-Ação e sinalizam apostas para a formação de professores tanto inicial como continuada.</p>2023-05-16T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 https://revistas.unifoa.edu.br/praxis/article/view/4367As cédulas do Real como ferramenta auxiliar para o ensino de Zoologia e sensibilização sobre a fauna brasileira2023-02-16T18:57:32-03:00Juliana dos Santos Marquesjulianadsmarques2001@gmail.comCatherine Dayane dos Santos Pintocathdayane@gmail.comYuri Nascimento do Nascimentonascimento.yuri845@gmail.comDayse Maria da Cunha Sádaysemariacunha@hotmail.com<p>Esse trabalho teve como objetivo sensibilizar (N=76) alunos do 6° ao 8° ano sobre a fauna brasileira a partir dos animais presentes nas cédulas e avaliar o conhecimento dos alunos sobre essas espécies. Foi utilizado um questionário inicial, aula com flanelógrafo e um questionário final para observar o conhecimento obtido pelos alunos. Os resultados demonstram que antes das atividades pedagógicas, os estudantes somente conheciam nomenclaturas generalistas, tais como: tartaruga, peixes, aves, macacos. No questionário pré-intervenção nenhum aluno apontou o nome da Garça-Branca-Grande e após a intervenção, (N=72) alunos informaram o nome desse animal. Os estudantes não possuíam conhecimento adequado sobre a dieta e habitat dos animais, mas através do presente estudo foi possível proporcionar esses conhecimentos de forma interativa com o uso dos flanelógrafos. Podendo-se inferir que a utilização das espécies das cédulas do Real, no ensino de zoologia, foi eficiente e proporcionou uma aprendizagem significativa aos estudantes.</p>2023-04-17T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 https://revistas.unifoa.edu.br/praxis/article/view/3842Educação Interprofissional na área da saúde no ensino superior: uma revisão integrativa de literatura2023-01-20T08:57:22-03:00Fabrícia Abelhafabricia.abelha1@gmail.comLeonardo Oliveira Leão e Silvaleonardo.silva@univale.brMaria Celeste Reis Fernandes de Souzamaria.celeste@univale.br<p>O presente artigo propõe verificar a produção acadêmica sobre a educação interprofissional na área da saúde, no ensino superior. Para tanto, constituiu-se de uma revisão bibliográfica integrativa, realizada a partir do portal de periódicos da CAPES e do <em>SCIELO. </em>Como marco teórico, adotamos autores que trazem os conceitos de interprofissionalidade e as potencialidades e dificuldades da formação interprofissional, que ao longo do texto se convertem em categorias de análise. O diálogo é incorporado aos textos da Constituição Federal de 1988, da Organização Mundial da Saúde e do Programa Nacional de Promoção da Saúde. Por conseguinte, a análise qualitativa dos resultados do processo de busca e seleção, após a leitura dos artigos, possibilitou categorizar o diálogo com o objetivo da pesquisa: interprofissionalidade/práticas colaborativas e potencialidades e dificuldades da formação interprofissional. Os resultados nos apontam para a viabilidade da efetivação da educação interprofissional, bem como a educação permanente de todos os atores envolvidos no processo.</p>2023-05-16T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 https://revistas.unifoa.edu.br/praxis/article/view/3977Inteligência artificial e a função do direito2022-11-14T18:01:25-03:00Sirlei Aparecida Oliveira Bubnoffsirlei.oliveira@foa.org.brDimitry Valerievtch Bubnoffdbubnoff@gmail.comPablo Jiménez Serranopablo.serrano@foa.org.br<p>O presente estudo tem por objetivo destacar a correlação necessária entre a Inteligência Artificial (IA) e o funcionalismo jurídico nas sociedades brasileira e contemporâneas. Discute-se se a função do direito, enquanto subsistema, encontra-se comprometida pelo desenvolvimento incessante desta inovação. Com base numa investigação teórico-bibliográfica, jurídica e comparada estuda-se o lugar que ocupa a inteligência artificial entre os elementos da relação jurídica, o que é visto como necessário para construir um modelo de regulamentação legal da inteligência artificial. Apresenta-se o desenvolvimento tecnológico como uma condição necessária nas sociedades modernas, que requer os esforços combinados dos representantes do conhecimento humanitário e técnico, a procura de uma linguagem da sua comunicação e coordenação, e a criação de abordagens cognitivas integrativas. Conclui-se que, diante de tantos desafios a inteligência artificial insurge como uma alternativa para a realização das atividades do âmbito jurídico, isto é, como caminho sem retorno e como recurso valido para a resolução dos diferentes problemas estruturais oriundos dos processos jurídicos.</p>2023-04-14T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 https://revistas.unifoa.edu.br/praxis/article/view/4185Direitos humanos e planos de saúde2022-12-13T15:23:08-03:00André Luiz Pereira Spinieliandre.spinieli@unesp.brVictor Henrique de Castrovictor9_henrique@hotmail.com<p>O direito à saúde compreende uma garantia social reconhecida em nível constitucional, a ser prestada de forma universal e como suporte para a cidadania. Entre os problemas que afetam a materialização desse direito, identifica-se a dificuldade de determinados sujeitos, em razão de critérios econômicos e sociais, conseguirem receber esse modelo de assistência estatal de forma igualitária. Esse cenário abre margem para um novo aspecto envolvendo a saúde: a mercantilização dos direitos humanos e a consequente emergência dos planos de saúde. Além de funcionar como bens econômicos, os planos de saúde também têm sido alvo de sucessivas demandas judiciais envolvendo a reparação por danos morais. A partir de uma abordagem bibliográfica, que utiliza referências tanto do âmbito jurídico quanto da sociologia da saúde, e de uma pesquisa empírica que recorre a dados oriundos do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP), este trabalho objetiva demonstrar como o acesso à saúde foi afetado pelo fenômeno da mercantilização dos direitos humanos e, principalmente, como tem o Poder Judiciário paulista, em ações derivadas da Comarca de Jaboticabal-SP, atuado para dirimir conflitos que requeiram a reparação por danos morais em face das operadoras de planos de saúde. A partir das demandas analisadas, conclui-se que a tutela do TJSP em casos dessa natureza representa um importante mecanismo de defesa contra a violação do direito à saúde, de modo que a indenização por danos morais, em relação ao acesso à saúde privada, também tem por finalidade suprir as insuficiências estatais em relação a esse direito.</p>2023-03-06T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 https://revistas.unifoa.edu.br/praxis/article/view/4359Pessoa com Transtorno do Espectro Autista e a Teoria Ator-Rede2023-02-25T16:54:07-03:00Ivanete da Rosa Silva de Oliveiraivanete.oliveira@foa.org.brJúlio Cesar de Almeida Nobrejulio.nobre@foa.org.brHigno Rafael Machado Martinshignorafael@gmail.comLucas de Jesus Aguiar de Oliveiralucasjaguiarrc@gmail.comHigor Michael da Silva Silvahigormichael135@gmail.comYasmim Rodrigues Ribeiro Ribeiroyastavares1110@gmail.com<h1>O Transtorno do Espectro Autista considerado como uma condição controvertida, pois, por um lado, o modelo biomédico mantém uma abordagem patológica, configurando a pessoa como doente/com deficiência. Por outro, gerando resistência, há uma concepção inclusivista, que entende tal transtorno como característica social e expressão da diversidade humana. Assim, o objetivo deste estudo consiste em realizar uma análise cartográfica que evidencie redes heterogêneas e coletivas de mediadores que produzem o autista. Com o aporte teórico-metodológico da Teoria Ator-Rede, identificou-se materiais impressos e digitais diversos - mídia acadêmica ou não, legislações, políticas públicas e diferentes atores do cenário educacional - articulados com as controvérsias que produzem a pessoa autista. Conclui-se, que o Transtorno do Espectro Autista pode ser caracterizado como uma rede ainda instável, visto que múltiplos mediadores argumentam pelas potencialidades e a inclusão dessas pessoas, porém encontram importantes resistências nesse sentido.</h1>2023-04-29T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 https://revistas.unifoa.edu.br/praxis/article/view/3799O cuidado de Enfermagem e a diversidade cultural: um estudo reflexivo2023-01-25T05:45:59-03:00Brenda da Silva Françabrendasf9@gmail.comMarilei de Melo Tavaresmarileimts@hotmail.comVictória Ribeiro Telesviictoria.rt@gmail.comPaulo Ricardo dos Santos Pinheiropaulo.rsp97@gmail.comTais Souza Rabelotatasrabelo@gmail.comIsis Souza Rabeloisissouzarabelo@gmail.com<p align="justify"><span style="color: #000000;"><span style="font-family: 'Times New Roman', serif;"><span style="font-size: medium;"><span>Compreender a cultura alheia é algo complexo, pois cada pessoa tem sua maneira própria de perceber a vida e o mundo. Sendo assim, o estudo objetivou refletir acerca da relação entre enfermeiro e paciente quando existem questões sobre diversidade cultural. Para esse fim, foi realizado uma busca na plataforma virtual denominada Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), e foram selecionados os artigos entre os anos de 2017 e 2021. Foram criados três tópicos para que a temática fosse explanada de uma melhor forma, são eles: A transculturalidade como fator no processo de Enfermagem, Barreiras provenientes da diversidade cultural e A importância do ensino e da valorização cultural. Por consequência, a importância do enfermeiro ter um aprendizado sobre os aspectos culturais e transculturais é evidente, dado que o mundo é repleto de indivíduos com variadas etnias, idiomas, histórias e vivências.</span></span></span></span></p>2023-04-26T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Revista Práxishttps://revistas.unifoa.edu.br/praxis/article/view/3968Imagem corporal: percepção e fatores associados de mulheres universitárias2023-02-21T21:13:30-03:00Anelise Pastori Finiannepastori@hotmail.comThais Otranto Diasthais.otranto@gmail.comDeise Bresandeise.bresan@ufms.brPatricia Vieira Del Répatricia.vieira@ufms.brPriscila Milene Angelo Sanchespriscila.sanches@ufms.br<p>A percepção da imagem corporal é influenciada pelas interações entre oser e o meio em que vive. As responsabilidades e instabilidade psicossocial no inícioda vida adulta, associadas às mudanças referentes ao ingresso na universidade, tornam universitários vulneráveis às pressões estéticas exercidas pela sociedade, especialmente entre as mulheres. Objetivou-se verificar a prevalência da insatisfação com a imagem corporal e sua associação com variáveis sociodemográficas, econômicas, atividade física, sono, antropométricas e dietéticasde mulheres universitárias. Estudo transversal, a partir de dados secundários de 214 universitárias assistidas em ambulatório nutricional de universidade no estado de Mato Grosso do Sul. Foram coletados dados antropométricos (peso, estatura, ecircunferência da cintura), dietéticos (recordatório 24 horas) e protocolo de percepção da imagem corporal (<em>Silhouette Matching Task</em>). A associação entre as variáveis foi verificada através de regressão logística multinomial. A média de idade foi 22,3 <u>+</u> 2,7 anos. Os resultados evidenciam elevada prevalência de insatisfação corporal entre asparticipantes(87,4%),sendoque70,1% apresentaram insatisfação pelo excesso de peso. A circunferência da cintura e associou à insatisfação da imagem corporal pelo excesso de peso. Não houve associação entre a insatisfação e a magreza ou com as demais variáveis investigadas. Destaca-se a proporção de mulheres (58,9%) com estado nutricionaladequado, mas que apresentam insatisfação com a imagem corporal. É de extrema importância que no âmbito das universidades sejam realizadas ações e projetos contínuos de assistência nutricional e psicológica, especialmente entre mulheres universitárias.</p>2023-04-17T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 https://revistas.unifoa.edu.br/praxis/article/view/4154Oficina de Fanzines2022-09-24T18:00:12-03:00Suerdes Rodrigues Vianasuerdes.viana2019@gmail.comMarcelo de Miranda Lacerdammlacerda2@hotmail.com<p>Este artigo propõe dar visibilidade a uma experiência vivenciada com os discentes do 4º Período do Curso de Educação Profissional Técnica de Nível Médio em Enfermagem do Instituto Federal Norte de Minas Gerais (IFNMG), <em>Campus</em> Januária a partir de uma oficina de fanzines, cujo objetivo foi analisar o potencial crítico desse recurso comunicativo no enfrentamento das contradições da realidade social. Isso porque o trabalho com fanzines é uma oportunidade de estimular a potência criadora e criativa do sujeito, expressa de forma livre, artesanal e autoral. Desse modo, trazer o Fanzine para o espaço pedagógico da educação profissional e tecnológica é uma possibilidade de dar voz aos jovens da classe trabalhadora, fomentando seu protagonismo na direção da construção da consciência crítica.</p>2023-03-06T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 https://revistas.unifoa.edu.br/praxis/article/view/4349Validação de ferramenta educacional para acompanhantes: passatempo informativo2023-01-17T18:12:19-03:00Samara Caram Anicetosamaracaram@hotmail.comLucrecia Helena Loureirolucreciahelena@gmail.com<p>Objetivou-se descrever o processo de validação de uma ferramenta educacional para acompanhante idoso, do tipo passatempo, com orientações das normas e rotinas de um ambiente hospitalar. Utilizou-se um estudo metodológico do tipo qualiquantitativo descritivo. Os sujeitos foram 24 enfermeiros que responderam um questionário semiestruturado com 19 assertivas. Os dados foram tabulados de acordo com as perguntas, e a pontuação mínima considerada para aprovação foi de 75%. Todos os critérios superaram a pontuação mínima, e as sugestões foram acatadas. Conclui-se que a validação foi de grande importância para o aprimoramento do produto educacional. Espera-se que ele contribua para que o acompanhante passe a ser mais bem instruído e consiga auxiliar no restabelecimento da saúde do paciente.</p> <p><em>Palavras-chave: </em>Estudo de validação; Acompanhantes de pacientes; Idoso; Internação hospitalar.</p>2023-05-16T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 https://revistas.unifoa.edu.br/praxis/article/view/4420Adesão às atividades remotas de estágio na formação de professores de educação física2023-04-08T20:52:05-03:00Antonio Evanildo Cardoso Medeiros FilhoEVANILDOFILHO17@GMAIL.COMLucas Souza Silvalucas.souza@urca.brAntonio Germano Magalhães Juniorgermano.junior@uece.br<p>O estudo teve como objetivo compreender a adesão dos licenciandos de Educação Física às atividades remotas dos componentes curriculares de Estágio obrigatório durante a pandemia da Covid-19 em uma universidade pública do interior do Ceará. É do tipo descritivo, transversal e de enfoque misto. Participaram 62 (23,44 ± 2,10 anos de idade) estudantes, os quais responderam um questionário semiestruturado <em>online</em> através da plataforma <em>Google Forms</em>, constando de 12 perguntas (abertas e fechadas). Os dados numéricos foram analisados via <em>Software</em> <em>Statistical Package For The Social Sciences</em> (SPSS) versão 22.0, sendo apresentados em forma de tabela descritiva, e os textuais expostos após análise composta de três etapas: i) Ordenação dos dados; ii) Classificação dos dados e iii) Análise final. Entre as evidências no que se refere aos aspectos (de)motivacionais para realização das atividades pedagógicas do Estágio, constatamos algumas dificuldades, por exemplo, os fatores socioeconômicos, a escassez de materiais didático-pedagógicos e o pouco diálogo com o professor orientador. Este e os demais achados da pesquisa podem contribuir para o aprimoramento da formação e atuação de professores, inclusive no período pós-pandemia.</p>2023-05-11T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 https://revistas.unifoa.edu.br/praxis/article/view/1340Os tipos de laboratório didático de Física e suas possíveis contribuições na formação científica dos estudantes2022-11-14T14:29:52-03:00Klayton Santana Portoklaytonuesb@hotmail.comLuana Silva Santanaluanas.uesb@hotmail.com<p class="Default">Este trabalho buscou fazer uma discussão acerca do papel do laboratório didático no ensino de Física como processo de investigação científica, a fim de identificar enfoques, finalidades e os sentidos e significados produzidos no contexto do ensino de Física voltados para a formação científica crítica dos estudantes. Para tal, foi realizada uma pesquisa bibliográfica para que fosse construída uma revisão de literatura acerca do tema proposto para investigação. Os resultados obtidos revelaram que para que o laboratório didático seja visto como um processo de investigação deverão ser contemplados basicamente os aspectos: planejamento de experimentos; manejo de instrumentos; previsão de resultados e confrontação entre os resultados obtidos e os resultados esperados; compreensão de conceitos através da experimentação e, por fim, que estas atividades promovam o desenvolvimento de atitudes científicas por parte dos estudantes e dos professores de Física.</p>2023-03-06T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Revista Práxishttps://revistas.unifoa.edu.br/praxis/article/view/3846O uso da mídia social e a formação humana em uma escola pública no Rio de Janeiro2022-12-24T12:32:07-03:00Aline Silva Dejosi Neryalinesnery@gmai.comSônia Cristina Soares Dias Vermelhocristina.vermelho@gmail.com<p>Esta pesquisa faz parte de uma dissertação de mestrado onde teve como objetivo geral, analisar a potencialidade da mídia e rede social <em>Facebook</em> no apoio e motivação ao interesse de alunos do ensino fundamental pelos conteúdos de ciências. A pesquisa participante, do tipo pesquisa-formação foi realizada entre os anos 2017 e 2018, pré-pandemia, em uma escola pública municipal localizada no bairro de Manguinhos, na zona norte da cidade do Rio de Janeiro. Foram utilizados 4 instrumentos: diários de campo; um questionário para identificação de acesso às mídias; um grupo virtual pela rede social <em>Facebook</em> e encontros presenciais com alunos no laboratório de ciências escolar. Os resultados mais significativos do estudo foi constatar que existia o interesse para o conteúdo de ciências. Porém, as redes sociais não foram capazes de conduzir a um interesse maior. Esse aspecto foi motivado principalmente porque a maioria dos alunos não tinham acesso a equipamentos próprios como celulares, computadores e internet e ao laboratório de informática escolar. Também identificamos que a dificuldade com a leitura e escrita, exigida na interação com a rede social <em>Facebook</em>, foi um fator desestimulante para o uso do <em>Facebook</em>. Contrário às outras pesquisas, nossa investigação identificou que utilização das redes sociais não se apresentam sempre como um potencial para a aprendizagem de ciências, principalmente diante da realidade dessa escola que se localiza em área de conflitos de violência. Consideramos que as redes sociais precisam ser mais investigadas com um olhar crítico pela ótica do usuário em seu contexto social.</p>2023-05-16T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 https://revistas.unifoa.edu.br/praxis/article/view/4011Crenças e concepções de professores sobre variáveis motivacionais e autorregulatórias: o impacto de um curso no contexto da pandemia2022-11-08T17:56:22-03:00Evely Boruchovitchevely@unicamp.brJosé Aloyseo Bzuneckbzuneck35@gmail.comNatália Moraes Góesnataliamoraesg@uel.brSueli Edi Rufinirufinisueli@gmail.comSofia Pellissonsofiape@live.comDaniel Santos Franciscãod166258@dac.unicamp.br<p>A relevância de os professores conhecerem sua própria motivação para o ensino, suas crenças de eficácia para ensinar e suas concepções sobre a natureza da inteligência, bem como sobre autorregulação da aprendizagem é reconhecida na literatura. Pesquisas indicam que estas variáveis se associam com o desempenho tanto do professor quanto de seus alunos. Assim, o objetivo do presente estudo foi investigar o conhecimento teórico-prático de professores, em exercício, acerca de motivação para aprender, autoeficácia, autorregulação da aprendizagem, entre outros fatores relacionados ao engajamento escolar antes e após o oferecimento de um curso, de caráter teórico-autorreflexivo, sobre esses temas. Buscou-se ainda avaliar a eficácia deste curso no que concerne ao aumento do conhecimento teórico, ao fortalecimento das crenças pessoais dos professores acerca de como motivar os alunos e fomentar sua autorregulação, bem como quanto à promoção da melhoria de sua motivação e eficácia para ensino. Participaram do estudo 21 professores, de escolas públicas, de diferentes segmentos da educação básica provenientes de 3 estados brasileiros. Os dados foram coletados por meio de um formulário com questões abertas e por 3 escalas do tipo Likert, os quais foram examinados, respectivamente, pela análise do conteúdo e por procedimentos da estatística descritiva e inferencial. Os resultados foram animadores e mostraram que, embora os professores participantes já apresentassem conhecimentos, crenças e concepções favorecedoras da aprendizagem de seus alunos, o curso contribuiu substancialmente para refinar o conhecimento deles, possibilitando seu engajamento em práticas pedagógicas baseadas em evidências científicas. Novos cursos merecem ser implementados com amostras mais representativas.</p>2023-04-29T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 https://revistas.unifoa.edu.br/praxis/article/view/4190A utilização de recursos de divulgação científica na prática de docentes de ciências naturais2022-11-14T11:20:10-03:00Bruna Sarpa Micelibrunasm213@gmail.comMarcelo Borges Rocharochamarcelo36@yahoo.com.br<p>A utilização da Divulgação Científica (DC) nos espaços escolares está associada à diversas formas de promover a aproximação da ciência com os estudantes, além de contribuir no entendimento do mundo, no desenvolvimento do raciocínio, da leitura e escrita científica. Assim, é importante destacar o papel desempenhado pelo docente como mediador das atividades relacionadas à DC. Neste sentido, esta pesquisa teve como objetivo investigar como professores brasileiros de Ciências Naturais utilizam a DC em suas práticas pedagógicas. Para tal, foram entrevistados dez professores cujas falas foram transcritas e analisadas à luz da análise de conteúdo. Os resultados indicaram que os docentes utilizam atividades de DC, porém não com a frequência que gostariam. Contudo, notou-se que estes educadores apresentam diferentes propósitos para utilizarem a DC e possuem planos futuros para ampliar o uso em suas rotinas. Por fim, destacamos que as entrevistas proporcionaram momentos de interlocução com os docentes e com isto, foi possível investigar as motivações e perspectivas dos professores sobre a DC e seu uso em práticas educativas.</p>2023-04-04T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 https://revistas.unifoa.edu.br/praxis/article/view/4362Luvas grandes em mãos pequenas, as dificuldades dos profissionais de enfermagem: Design Science Research2023-03-28T23:35:01-03:00Carlos Marcelo Balbinocarlos.balbino@foa.org.brZenith Rosa Silvinozenithrosa@id.uff.br<p><strong>Objetivo: </strong>caracterizar os profissionais de enfermagem em relação ao tamanho de suas mãos e identificar as dificuldades apresentadas pelos profissionais de saúde durante a utilização de luvas de procedimentos grandes em mãos pequenas, durante os cuidados com o paciente.<strong> Método: </strong><em>Design Science Research,</em> com 204 que receberam amostras de pares de luvas de tamanho inadequado para realização de suas atividades laborais, foi aplicado formulário após prática assistencial. As informações foram transcritas, analisadas, discutidas e apresentadas por tabelas. <strong>Resultados:</strong> as dificuldades apresentadas ao foram a falta de habilidade, o desconforto e a limitação do tato. <strong>Conclusão: </strong>é de grande importância o envolvimento do serviço de saúde, em especial as ações do enfermeiro, na atenção referente às adversidades apresentadas pela sua equipe de trabalho e o desenvolvimento de estratégias para a melhora do processo de trabalho, direcionadas ao ambiente, à autonomia, a insumos e materiais e suporte às necessidades individuais e coletivas.</p>2023-04-17T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023