Tuberculose disseminada em paciente jovem sem fatores de risco

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47385/camclin.4606.5.2025

Palavras-chave:

Tuberculose, Tuberculose Pulmonar, Tuberculose do Sistema Nervoso Central, Tuberculose dos Linfonodos

Resumo

A tuberculose é uma doença infecciosa causada pela inalação de partículas de aerossol infectadas pela Mycobacterium tuberculosis. Essa doença é prevalente e importante causa de mortalidade no Brasil e no mundo. Dada a sua relevância epidemiológica e a importância da identificação dos fatores de risco que podem piorar o prognóstico da doença, seu diagnóstico e tratamento precoces são essenciais para evitar desfechos negativos. Assim, o presente estudo busca relatar o quadro de uma paciente jovem sem fatores de risco que apresentou evolução grave da doença, já disseminada devido a sua progressão ao longo de anos sem diagnóstico. A investigação foi conduzida a partir de anamnese, exame físico e exames complementares, chegando à hipótese de tuberculose disseminada e edema cerebral consequente à infecção. A coleta das informações foi feita por análise de prontuário e acompanhamento da investigação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Auriston Ferraz da Costa, UniFOA

Médico Pneumologista Supervisor do programa de Residência Médica na especialidade de Clínica Médica em Volta Redonda Professor do Curso de Medicina UNIFOA - Volta Redonda Possui residência médica em pneumologia pelo IDT/UFRJ (fev/2016). Residência médica em clínica médica pelo Hospital Municipal Dr Munir Rafful Jan(2013). Possui graduação em Medicina pela Universidade Vale do Rio Verde (2010). Orientador do presente trabalho.

 

Identificação

Luciana Ferreira de Oliveira, UniFOA

Médica coordenadora do Módulo de Clínica Médica no internato do UniFOA. Co-orientadora do presente trabalho.

Downloads

Publicado

2025-10-24

Como Citar

Soares Anderaus, L., Ritzmann de Paula, A. E. ., Quintela Liberati, G., Ferraz da Costa, A., & Ferreira de Oliveira, L. (2025). Tuberculose disseminada em paciente jovem sem fatores de risco . Caminhos Da Clínica, (5). https://doi.org/10.47385/camclin.4606.5.2025