Gangrena de Fournier em lactente

abordagem diagnóstica e terapêutica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47385/camclin.5710.5.2025

Palavras-chave:

Gangrena de Fournier, Lactente, Pediatria, Sindrome

Resumo

A gangrena de Fournier é uma fascite necrosante rara e agressiva que afeta a região perineal, genital e perineal, com evolução rápida e risco elevado de sepse e mortalidade. Em lactentes, seu diagnóstico é especialmente desafiador devido à baixa incidência e à apresentação clínica inespecífica. Este relato descreve um caso atípico em lactente de 1 ano e 8 meses, inicialmente tratado como abcesso cutâneo, com rápida progressão para necrose extensa, leucopenia grave e sepse. O manejo multidisciplinar envolveu antibioticoterapia de amplo espectro (meropenem, clindamicina e teicoplanina), suporte intensivo e desbridamento cirúrgico tardio, resultando em evolução clínica favorável. O caso ressalta a importância do diagnóstico precoce, tratamento agressivo e vigilância intensiva para evitar complicações fatais, dada a raridade e complexidade do quadro nessa faixa etária.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rebeca Campagnaro, Centro Universitário de Volta Redonda

Estudante de Medicina do Centro Universitário de Volta Redonda - UniFOA

Thiago Napumuceno, Centro Universitário de Volta Redonda

Estudante de Medicina do Centro Universitário de Volta Redonda - UniFOA

Luciano Costa, Centro Universitário de Volta Redonda

Possui graduação em Medicina - UniFOA (1995), Título de Especialista em Pediatria - SPB (2006) e Mestrado Profissional em Ensino em Ciências da Saúde e do Meio Ambiente - UniFOA (2023). Atualmente é Presidente da regional do SOPERJ Sul Fluminense e Médio Paraíba, membro da rotina do Hospital Municipal Munir Rafful (Volta Redonda), Pediatra ambulatorial da Prefeitura Municipal de Pinheiral, Professor de Pediatria do Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA), Supervisor do Internato de Saúde da Criança e do Adolescente do Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA), Coordenador da Residência Médica do HMMR e Supervisor do Programa de Residência Médica em Pediatria do HMMR. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Pediatria, atendimento de Home Care Pediátrico e puericultura.

Paula Brandão, Centro Universitário de Volta Redonda

É Graduada em Medicina (2019). Pediatra sob o RQE 53345 (2024). Mestre em Administração em Saúde (2013). Especialista em Medicina de Família e Comunidade (2020). Especialista em Gestão em Saúde (2011). Especialista em Promoção da Saúde (2002). Graduada em Enfermagem (2001). Atualmente atua como Preceptora do Internado de Pediatria do Curso de Medicina do Unifoa (Desde 2023), Pediatra plantonista em sala de parto e alojamento conjunto no Hospital São João Batista (Desde 2023). Pediatra plantonista em UTI neonatal e pediátrica no HRZAN (Desde 2023), H.FOA (Desde 2024). Pediatra clínica com atendimento ambulatorial na Clínica Center Kids (Desde 2024). Ênfase em Pediatria clinica e intensiva e Gestão do Sistema Único de Saúde com foco em Atenção Primária.

Pedro Guedes, Centro Universitário de Volta Redonda

Possui graduação em Medicina pelo Centro Universitário de Volta Redonda (2022). É Médico Residente de pediatria do Hospital Dr. Munir Rafful, credenciado pela Comissão Nacional de Residência Médica. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Pediatria.

Downloads

Publicado

2025-10-24

Como Citar

Campagnaro, R. M. R., Pereira, T. N., Costa, L. R., Brandão, P. S., & Ferreira, P. G. (2025). Gangrena de Fournier em lactente: abordagem diagnóstica e terapêutica. Caminhos Da Clínica, (5). https://doi.org/10.47385/camclin.5710.5.2025