Endocardite Infecciosa em Paciente com Múltiplas Comorbidades no Hospital Municipal Dr. Munir Rafful (HMMR), em Volta Redonda (RJ).
Palavras-chave:
Endocardite, Infecciosa, Clínica, MédicaResumo
Este relato de caso descreve o quadro clínico de M.A.S.V., 37 anos, sexo masculino, admitido com dispneia aos médios esforços e síndrome edemigênica. O paciente apresentava histórico clínico complexo, com insuficiência cardíaca descompensada perfil B (cardiomiopatia com fração de ejeção do ventrículo esquerdo – FEVE – de 43%), doença renal crônica em hemodiálise, hipertensão arterial sistêmica, sem adesão ao tratamento e uso de cocaína. Durante a internação, evoluiu com febre, surgimento de novo sopro cardíaco e hemoculturas positivas, culminando no diagnóstico de endocardite infecciosa. O ecocardiograma evidenciou vegetação na valva aórtica. Foi iniciado tratamento com vancomicina e gentamicina. Apesar das medidas terapêuticas instituídas, o paciente evoluiu para óbito em 10/06/2025, em decorrência de parada cardiorrespiratória. Este caso ilustra a complexidade diagnóstica e terapêutica da endocardite infecciosa em pacientes polimórbidos, especialmente na presença de fatores de risco como o uso de drogas intravenosas e a doença renal crônica. Ressalta-se, assim, a importância do diagnóstico precoce e do manejo agressivo nesses casos, visando melhores desfechos clínicos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Caminhos da Clínica

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.