Endocardite Infecciosa em Paciente com Múltiplas Comorbidades no Hospital Municipal Dr. Munir Rafful (HMMR), em Volta Redonda (RJ).

Autores

Palavras-chave:

Endocardite, Infecciosa, Clínica, Médica

Resumo

Este relato de caso descreve o quadro clínico de M.A.S.V., 37 anos, sexo masculino, admitido com dispneia aos médios esforços e síndrome edemigênica. O paciente apresentava histórico clínico complexo, com insuficiência cardíaca descompensada perfil B (cardiomiopatia com fração de ejeção do ventrículo esquerdo – FEVE – de 43%), doença renal crônica em hemodiálise, hipertensão arterial sistêmica, sem adesão ao tratamento e uso de cocaína. Durante a internação, evoluiu com febre, surgimento de novo sopro cardíaco e hemoculturas positivas, culminando no diagnóstico de endocardite infecciosa. O ecocardiograma evidenciou vegetação na valva aórtica. Foi iniciado tratamento com vancomicina e gentamicina. Apesar das medidas terapêuticas instituídas, o paciente evoluiu para óbito em 10/06/2025, em decorrência de parada cardiorrespiratória. Este caso ilustra a complexidade diagnóstica e terapêutica da endocardite infecciosa em pacientes polimórbidos, especialmente na presença de fatores de risco como o uso de drogas intravenosas e a doença renal crônica. Ressalta-se, assim, a importância do diagnóstico precoce e do manejo agressivo nesses casos, visando melhores desfechos clínicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2025-11-05

Como Citar

Moraes, D., Bobins, K., Lustosa, M., Abelha , R., Ferraz , P., & Schimitt, J. (2025). Endocardite Infecciosa em Paciente com Múltiplas Comorbidades no Hospital Municipal Dr. Munir Rafful (HMMR), em Volta Redonda (RJ). Caminhos Da Clínica, (4). Recuperado de https://revistas.unifoa.edu.br/caminhos/article/view/5736

Edição

Seção

Clínica Médica