Ética ecológica e educação ambiental

a visão de Paul Ricoeur a partir da filosofia da biologia de Hans Jonas

Autores

Palavras-chave:

Ética ecológica. Educação ambiental. Princípio vida. Princípio Responsabilidade.

Resumo

Este artigo tem como escopo discutir a importância da questão ecológica, enquanto uma das mais desafiadoras do modelo produtivista e consumista da sociedade contemporânea. Com as reflexões filosóficas de Paul Ricoeur e de Hans Jonas, pretende-se debater a relevância de uma ética ecológica, em vista do cuidado com o ambiente e a biodiversidade. A ética ecológica coloca em questão o paradoxo entre o avanço tecnológico, estimulado por setores produtivos, e, ao mesmo tempo, a degradação selvagem do ambiente. Encontrar um caminho de sustentabilidade, conservação da natureza, cuidado com a casa comum e a “produção” é uma necessidade para garantir a todos um futuro com mais esperança. Uma ética ecológica, pautada pelos dois principais princípios, vida e responsabilidade, como fundamento de uma educação ambiental, é uma urgência e um chamado para preservar a vida sobre a Terra.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jefferson da Silva, Centro Universitário São Camilo

Pós-doutorando em Psicologia Clínica, Doutor em Filosofia pela PUC-SP, professor do Centro Universitário Salesiano de São – Unidade Lorena. Endereço eletrônico: je.filos@hotmail.com 

Marcius Tadeu Maciel Nahur , Faculdade Canção Nova

Mestre em Direito pelo Centro Universitário Salesiano de São Paulo – Unisal – Lorena/SP.   Professor do Unisal (Lorena/ SP) e da Faculdade Canção Nova (Cachoeira Paulista/SP). Endereço eletrônico: macielnahur@gmail.com.

Downloads

Publicado

26-07-2023

Edição

Seção

Artigos completos