Ética ecológica e educação ambiental
a visão de Paul Ricoeur a partir da filosofia da biologia de Hans Jonas
DOI:
https://doi.org/10.47385/RDC.4348.3.2023Palavras-chave:
Ética ecológica. Educação ambiental. Princípio vida. Princípio Responsabilidade.Resumo
Este artigo tem como escopo discutir a importância da questão ecológica, enquanto uma das mais desafiadoras do modelo produtivista e consumista da sociedade contemporânea. Com as reflexões filosóficas de Paul Ricoeur e de Hans Jonas, pretende-se debater a relevância de uma ética ecológica, em vista do cuidado com o ambiente e a biodiversidade. A ética ecológica coloca em questão o paradoxo entre o avanço tecnológico, estimulado por setores produtivos, e, ao mesmo tempo, a degradação selvagem do ambiente. Encontrar um caminho de sustentabilidade, conservação da natureza, cuidado com a casa comum e a “produção” é uma necessidade para garantir a todos um futuro com mais esperança. Uma ética ecológica, pautada pelos dois principais princípios, vida e responsabilidade, como fundamento de uma educação ambiental, é uma urgência e um chamado para preservar a vida sobre a Terra.
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