Desafios a uma ética ecológica da sustentabilidade

a visão de Paul Ricoeur a partir do imperativo da responsabilidade de Hans Jonas

Autores

Resumo

Este artigo tem como escopo discutir um dos vários desafios enfrentados pelas sociedades contemporâneas: a questão ecológica, o desmatamento e a promessa de progresso. Com as reflexões filosóficas de Paul Ricoeur e de Hans Jonas, pretende-se debater a importância de uma ética da responsabilidade, em vista do cuidado com o ambiente e a biodiversidade. A ética da responsabilidade coloca em questão o paradoxo entre o avanço tecnológico, estimulado por setores produtivos, e, ao mesmo tempo, a degradação selvagem do ambiente. Encontrar um caminho de sustentabilidade, conservação da natureza, cuidado com a casa comum e a “produção” é uma necessidade para garantir a todos um futuro com mais esperança. Uma Ética ecológica é uma urgência e uma chamado para preservar a vida sobre a Terra.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jefferson , Centro Universitário São Camilo

Pós-doutorando em Psicologia Clínica, Doutor em Filosofia pela PUC-SP, Centro Universitário São Camilo – São Paulo; Endereço eletrônico: je.filos@hotmail.com ORCID: https://orcid.org/0000-0002-2671-4621

Marcius, Faculdade Canção Nova

Mestre em Direito pelo Centro Universitário Salesiano de São Paulo – Unisal – Lorena/SP.   Professor do Unisal (Lorena/ SP) e da Faculdade Canção Nova (Cachoeira Paulista/SP).

Downloads

Publicado

01-12-2022

Edição

Seção

Artigos completos