Comentários Jurídicos sobre a proteção da fauna com base no Direito Ambiental Brasileiro
DOI:
https://doi.org/10.47385/RDC.4436.3.2023Palavras-chave:
Fauna; Proteção jurídica; Direito ambiental; LegislaçãoResumo
A preservação ambiental no ordenamento jurídico brasileiro envolve o meio ambiente cultural, artificial, do trabalho e o natural. Logo se vê um direcionamento protetivo para todos os seres vivos, em especial, a proteção dos animais não humanos. Sob o ponto de vista geral, o objetivo desta pesquisa é contribuir para a proteção da fauna com base no Direito Ambiental Brasileiro. Sob o ponto de vista específico, o objetivo é destacar alguns princípios que se entrelaçam com a proteção da fauna, a responsabilidade em relação aos maus tratos, bem como, de que maneira podemos fazer uso de uma legislação que busca dar efetividade à proteção dos animais. A pesquisa se justifica porque a Constituição Federal é antropocêntrica, porém, há formas de interpretação no sentido de contemplar os animais não humanos nesta proteção, bem como, todas as formas de vida na Terra, o que ressalta a importância do Direito Ambiental Brasileiro.
Downloads
Referências
ABELHA RODRIGUES, Marcelo. Direito Ambiental. Coleção Esquematizado. 9ª ed. São Paulo: Saraiva, 2022.
AMADO, Frederico. Direito Ambiental Esquematizado. 3ª ed. Rio de Janeiro: Forense; São Paulo: Método, 2012.
ANTUNES, Paulo Bessa. Direito Ambiental. 23 ed. São Paulo: Editora Atlas, 2022.
BENEVOLO, Leonardo. História da Cidade. Tradução de Silvia Mazza. São Paulo: Perspectiva, 2012.
BIASE, Alessia de. Redobra. Entrevista concedida a Paola Berenstein. Salvador/BA: ano 3, n.10, p.5-21, out. 2012. Disponível em: http://goo.gl/G7KlkZ . Acesso em: 12 abr. 2023.
BRUNA, Gilda Collet; PHILIPPI JR, Arlindo. Políticas Públicas e Sustentabilidade no Meio Urbano. In: PHILIPPI JR, Arlindo (Coordenador). Direito Ambiental e Sustentabilidade. São Paulo: Manole, 2016.
CARLOS, Ana Fani A. A cidade. 9ª ed. São Paulo: Contexto (Repensando a Geografia), 2018.
CARVALHO, Claudio; RODRIGUES, Raoni. O Direito à Cidade. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2016.
CASTRO, Fernando Botelho Penteado de; SOUZA, André Vivan de. Política Nacional de Resíduos Sólidos é um marco abrangente. Disponível em: <http://www.conjur.com.br/2010-ago-19/politica-nacional-residuos-solidos-marco-regulatorio-abrangente>. Acessado em: 29 nov. 2022.
FIORILLO, Celso Antonio Pacheco. Curso de Direito Ambiental Brasileiro. 23 ed. São Paulo: Saraiva, 2023.
GARCIA, Leonardo de Medeiros; THOMÉ, Romeu. Direito Ambiental. 4ª ed. rev. ampl. e atual. Salvador/BA: Juspodvm (Coleção Leis Especiais para Concursos), 2011.
GUERRA, Sidney. Resíduos Sólidos. São Paulo: Forense, 2012.
LEFEBVRE, Henri. O Direito à Cidade. Tradução de Rubens Eduardo Frias. São Paulo: Centauro, 2001.
LEME MACHADO. Paulo Affonso. Direito Ambiental Brasileiro. 28 ed. São Paulo: Malheiros, 2022.
LEUZINGER, Marcia Dieguez; CUREAU, Sandra. Direito Ambiental. Rio de Janeiro: Elsevier, 2013.
MILARÉ, Édis. Direito ao Ambiente. 12 ed. Atualizado e revisado. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2020.
MUKAI, Toshio. Direito Ambiental Sistematizado. 6ª ed. rev. e atual. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2007.
MUMFORD, Lewis. A cidade na história: suas origens, transformações e perspectivas. Tradução de Neil R. da Silva. São Paulo: Martins Fontes, 1991.
NALINI, José Renato; SILVA NETO, Wilson Levy Braga da. Cidades Inteligentes e sustentáveis: desafios conceituais e regulatórios. In: CORTESE, Tatiana Tucunduva Philippi; KNIESS, KNIESS, Cláudia Terezinha; MACCARI, Emerson Antonio. Cidades Inteligentes e Sustentáveis. São Paulo: Manole, 2017.
RAMPAZZO, Lino. Aspectos éticos e Místicos do Texto-base da Campanha da Fraternidade 2004: fraternidade e água. In: YOSHIDA, Consuelo Yatsuda Moromizato. Recursos Hídricos: aspectos éticos, jurídicos, econômicos e socioambientais. Volume 01. Campinas/SP: Alínea, 2007.
RECH, Adir Ubaldo; RECH, Adivandro. Cidade Sustentável: direito urbanístico e ambiental – instrumentos de planejamento. Caxias do Sul: Educs, 2016.
RIZZATTO NUNES, Luiz Antonio. Curso de Direito do Consumidor. 12 ed. São Paulo: Saraiva, 2018.
SANTOS, Luiz Dario dos. A proteção jurídica material da qualidade sonora na cidade de São Paulo em face do Direito Ambiental Brasileiro. São Paulo: Baraúna, 2009.
SETTE, Marli Terezinha Deon. Manual de Direito Ambiental. 3ª ed. Curitiba: Juruá, 2014.
SILVA, José Afonso da. Direito Ambiental Constitucional. 11. ed. São Paulo: Malheiros, 2019.
SILVA, Márcia Regina Farias da; DIAS, Nildo da Silva e FIGUEIREDO JUNIOR, Luiz Gonzaga Medeiros de. Água: Recurso Natural Finito. In: DIAS, Nildo da Silva; SILVA, Márcia Regina Farias da; GUEYI; Hans Raj (Orgs.). Recursos Hídricos: usos e manejos. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2011.
SIRVINSKAS, Luís Paulo. Manual de Direito Ambiental. 20. ed. São Paulo: Saraiva, 2022.
TRENNEPOHL, Terence. Manual de Direito Ambiental. 10ª ed. São Paulo: Saraiva, 2023.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.