Desenvolvimento da competência comunicativa: um processo de coconstrução de conhecimento sobre a comunicação humana

Luciana Leitão da Silva

Resumo


O propósito deste trabalho é averiguar o processo de desenvolvimento da competência comunicativa de alunos de inglês como língua estrangeira segundo a implementação de uma série de atividades que visam a coconstrução de conhecimento sobre a interação e comunicação humanas (Fabrício, 1996; Hall, 1993). Os dados gerados são sobre um trabalho de pesquisa-ação (Moita Lopes, 2003) encaminhado junto a alunos intermediários participantes de um projeto de ensino de idiomas em uma universidade do Rio de Janeiro. Os resultados mostram que é possível que alunos de nível intermediário possam interagir e produzir conhecimento em inglês apesar de seu repertório linguístico limitado quando se dão conta de que há mais em jogo num diálogo do que meras estruturas sintáticas e lexicais.

Palavras-chave


Coconstrução Interação Estratégia

Texto completo:

PDF

Referências


BERTO, M. B. G. Redefining the EFL classroom for beginners. Monografia de final de curso (Especialização em Língua Inglesa) – PUC RIO, 2002.

FABRÍCIO, B. F. Interação em contexto educacional: um novo referencial para a sala de aula de língua estrangeira. 1996. Dissertação (Mestrado no Curso Interdisciplinar de Lingüística Aplicada) – Faculdade de Letras, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 1996.

GUMPERZ, J. Convenções de contextualização. In: RIBEIRO, B.T. e GARCEZ, P.M. (Orgs.) Sociolinguística Interacional: Antropologia, Linguística e Sociologia em Analise do Discurso. Porto Alegre: AGE, 1998, p. 98-119.

HALL, J. K. The Role of Oral Practice in the Accomplishment of our Everyday Lives: The Sociocultural Dimension of Interaction with Implications for the Learning of Another Language. Applied Linguistics, vol. 14, no. 2, Oxford University Press, 1993, p. 145-165.

JOHNSON, K. & JOHNSON, H. Communicative Competence. In: ______. Encyclopedia Dictionary of Applied Linguistics: a handbook for language teaching. Oxford, Blackwell: 1998, p. 62-68.

MOITA LOPES, L. P. and FREIRE, A. M. F. Looking back into an act- research project: teaching/learning to reflect on the language classroom. The Specialist, São Paulo, vol. 19, no. 2, 2003, p. 145-167.

SCHIFFRIN, D. Approaches to Discourse. Oxford: Blackwell, 1994.

SCHNACK, C. M., PISONI, T. D., OSTERMAN, A. C. Transcrição da fala: do evento real à representação da escrita: Revista Entrelinhas, Ano II, no. 2, maio/agosto, 2005. Disponível em: http://www.entrelinhas.unisinos.br/index.php?e=2&s=9&a=12. Acesso em 15 jan. 2008.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Cadernos UniFOA



Cadernos UniFOA

Campus Três Poços - Av. Paulo Erlei A. Abrantes, 1325 - Três Poços
Prédio 3 - Sala 2 (Casarão)
Volta Redonda - RJ - CEP: 27240-560
Tel.: (24) 3340-8400 – Ramal: 8350

Indexado em:





  • Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.