União de Chapas na Indústria Automobilística Pelo Processo de Clinching Versus Processo de Solda Ponto

Leandro Dias Machado, Charles Satlher Teixeira, Thawara Medina Celli Paes, Horácio Guimarães Delgado Junior, Alexandre Alvarenga Palmeira, Roberto de Oliveira Magnago

Resumo


O presente trabalho objetiva comparar a união de chapas processo de clinching versus processo de solda ponto por resistência elétrica, onde foi realizado ensaios de resistência a arrancamento e cisalhamento de corpos de prova unidos por ambos processos. A caracterização metalografica demonstrou que a estrutura da chapa, tanto da união por clinching quanto por Solda a Ponto por Resistência Elétrica, apresentou variações significativas somente na região próxima a união, conforme era esperado. A união obtida por clinching foi de 27% do valor de FAMM (Força de Arrancamento Máxima Média) da união Solda a Ponto por Resistência Elétrica. A resistência ao cisalhamento da união por clinching foi de 40% do valor da resistência ao cisalhamento da união por Solda a Ponto por Resistência Elétrica. Em ambos os ensaios a união por Solda a Ponto por Resistência Elétrica mostrou ser mais resistente garantindo assim melhor união.

Palavras-chave


Clinching, solda a ponto, Cisalhamento, Arrancamento

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