Proposta de instrumento para projeto terapêutico singular em saúde mental

Jorcilene Alcântara Silva Laurito, Vagner Ferreira do Nascimento, Alisséia Guimarães Lemes

Resumo


O estudo teve por objetivo apresentar proposta de instrumento para a execução de projeto terapêutico singular no atendimento as demandas de saúde mental na Atenção Básica. Trata-se de uma pesquisa-ação realizada entre junho e setembro de 2017 em um município do médio norte de Mato Grosso. A primeira versão do instrumento foi encaminhada para apreciação de enfermeiros de unidades de saúde da família do município do estudo. Ao término desta etapa, o instrumento gerado foi submetido a teste piloto com duração de 30 dias junto a uma usuária do serviço de saúde com diagnóstico de doença mental. Após essa etapa, verificou-se que o instrumento demonstrou fácil aplicabilidade, porém as dificuldades encontradas voltaram-se a dinâmica e organização do serviço de saúde em realizar visitas domiciliares com maior frequência, a fim de avaliar a efetividade da intervenção terapêutica. Apesar de existir certa resistência a adesão dessa estratégia, acredita-se que esse instrumento poderá auxiliar o trabalho dos profissionais desse setor na gestão do cuidado, bem como possibilitar atendimento integral e baseado nas necessidades do cliente e família. Além disso, espera-se que o instrumento sirva de suporte ou direcionamento para a concretização do projeto terapêutico singular.


Palavras-chave


Saúde Pública; Assistência Integral à Saúde; Saúde Mental.

Texto completo:

PDF

Referências


BRASIL. Ministério da Saúde. Cadernos de Atenção Básica – Saúde Mental. Departamento de Atenção Básica. Brasília: Ministério da Saúde, 2013.

DORIGATTI, A. E. et al. Projeto Terapêutico Singular no âmbito da Saúde Mental: Uma experiência no curso de graduação em Medicina. Rev. bras. educ. med., v. 38, n. 1, p. 113-119, 2014.

GRIGOLO, T. M. et al. O Projeto terapêutico Singular na Clínica da Atenção Psicossocial. Cad. bras. saúde mental, v. 7, n. 15, p.53-73, 2015.

HANH, G. V. Incluindo o Projeto Terapêutico Singular na Agenda da Atenção Básica em contexto de vulnerabilidade e não adesão ao tratamento de tuberculose. 2015. 207 f. Tese (Doutorado em Enfermagem) – Escola de Enfermagem, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2015.

HORI, A. A.; NASCIMENTO, A. F. O Projeto Terapêutico Singular e as práticas de saúde mental nos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF) em Guarulhos (SP), Brasil. Ciênc. saúde colet., v. 19, n. 8, p. 3561-3571, 2014.

JORGE, M. S. B. et al. Apoio Matricial, Projeto Terapêutico Singular e produção do cuidado em Saúde Mental. Texto Contexto Enferm., v. 24, n.1, p. 112-20, 2015.

PEIXOTO, M. T.; CARVALHO, R. C.; VILASBOAS, A. L. Q. Projeto Terapêutico Familiar: Uma experiência da Atenção Integral em uma Unidade de Saúde da Família num município do semiárido Baiano. Rev. saúde col. UEFS, v. 7, n. 2, p. 35-43, 2017.

SILVA, A. I. et al. Projeto Terapêutico Singular para profissionais da Estratégia de Saúde da Família. Cogitare enferm., v. 21, n. 3, p. 1-8, 2016.

SILVA, E. P.; MELO, F. A. B. P.; SOUSA, M. M. Projeto terapêutico Singular como estratégia de prática da multiprofissionalidade nas ações de saúde. Rev. bras. ciênc. saúde, v. 17, n. 2, p. 197-202, 2013.

VIDAL, L. M. S. et al. Projeto Terapêutico Familiar: Uma experiência da Atenção Integral em uma Unidade de Saúde da Família num município do semiárido Baiano. Rev. Saúde Col. UEFS, v. 7, n. 2, p. 59-64, 2017.

WETZEL, C. et al. A rede de atenção à saúde mental a partir da Estratégia Saúde da Família. Rev. gaúch. enferm, v. 35, n. 2, p. 27-32, 2014.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2018 Cadernos UniFOA



Cadernos UniFOA

Campus Três Poços - Av. Paulo Erlei A. Abrantes, 1325 - Três Poços
Prédio 3 - Sala 2 (Casarão)
Volta Redonda - RJ - CEP: 27240-560
Tel.: (24) 3340-8400 – Ramal: 8350

Indexado em:





  • Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.