Proposta de instrumento para projeto terapêutico singular em saúde mental
DOI:
https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v13.n37.1622Palavras-chave:
Saúde Pública, Assistência Integral à Saúde, Saúde Mental.Resumo
O estudo teve por objetivo apresentar proposta de instrumento para a execução de projeto terapêutico singular no atendimento as demandas de saúde mental na Atenção Básica. Trata-se de uma pesquisa-ação realizada entre junho e setembro de 2017 em um município do médio norte de Mato Grosso. A primeira versão do instrumento foi encaminhada para apreciação de enfermeiros de unidades de saúde da família do município do estudo. Ao término desta etapa, o instrumento gerado foi submetido a teste piloto com duração de 30 dias junto a uma usuária do serviço de saúde com diagnóstico de doença mental. Após essa etapa, verificou-se que o instrumento demonstrou fácil aplicabilidade, porém as dificuldades encontradas voltaram-se a dinâmica e organização do serviço de saúde em realizar visitas domiciliares com maior frequência, a fim de avaliar a efetividade da intervenção terapêutica. Apesar de existir certa resistência a adesão dessa estratégia, acredita-se que esse instrumento poderá auxiliar o trabalho dos profissionais desse setor na gestão do cuidado, bem como possibilitar atendimento integral e baseado nas necessidades do cliente e família. Além disso, espera-se que o instrumento sirva de suporte ou direcionamento para a concretização do projeto terapêutico singular.
Downloads
Referências
BRASIL. Ministério da Saúde. Cadernos de Atenção Básica – Saúde Mental. Departamento de Atenção Básica. Brasília: Ministério da Saúde, 2013.
DORIGATTI, A. E. et al. Projeto Terapêutico Singular no âmbito da Saúde Mental: Uma experiência no curso de graduação em Medicina. Rev. bras. educ. med., v. 38, n. 1, p. 113-119, 2014.
GRIGOLO, T. M. et al. O Projeto terapêutico Singular na Clínica da Atenção Psicossocial. Cad. bras. saúde mental, v. 7, n. 15, p.53-73, 2015.
HANH, G. V. Incluindo o Projeto Terapêutico Singular na Agenda da Atenção Básica em contexto de vulnerabilidade e não adesão ao tratamento de tuberculose. 2015. 207 f. Tese (Doutorado em Enfermagem) – Escola de Enfermagem, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2015.
HORI, A. A.; NASCIMENTO, A. F. O Projeto Terapêutico Singular e as práticas de saúde mental nos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF) em Guarulhos (SP), Brasil. Ciênc. saúde colet., v. 19, n. 8, p. 3561-3571, 2014.
JORGE, M. S. B. et al. Apoio Matricial, Projeto Terapêutico Singular e produção do cuidado em Saúde Mental. Texto Contexto Enferm., v. 24, n.1, p. 112-20, 2015.
PEIXOTO, M. T.; CARVALHO, R. C.; VILASBOAS, A. L. Q. Projeto Terapêutico Familiar: Uma experiência da Atenção Integral em uma Unidade de Saúde da Família num município do semiárido Baiano. Rev. saúde col. UEFS, v. 7, n. 2, p. 35-43, 2017.
SILVA, A. I. et al. Projeto Terapêutico Singular para profissionais da Estratégia de Saúde da Família. Cogitare enferm., v. 21, n. 3, p. 1-8, 2016.
SILVA, E. P.; MELO, F. A. B. P.; SOUSA, M. M. Projeto terapêutico Singular como estratégia de prática da multiprofissionalidade nas ações de saúde. Rev. bras. ciênc. saúde, v. 17, n. 2, p. 197-202, 2013.
VIDAL, L. M. S. et al. Projeto Terapêutico Familiar: Uma experiência da Atenção Integral em uma Unidade de Saúde da Família num município do semiárido Baiano. Rev. Saúde Col. UEFS, v. 7, n. 2, p. 59-64, 2017.
WETZEL, C. et al. A rede de atenção à saúde mental a partir da Estratégia Saúde da Família. Rev. gaúch. enferm, v. 35, n. 2, p. 27-32, 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.