Perfil Intraempreendedor: um estudo sobre o perfil profissional encontrado em organização pública do setor bancário brasileiro

Autores

  • Marcelo Palhares Festa Centro Universitário da FEI
  • Mauro Aurélio Garcia Filho Centro Universitário da FEI

DOI:

https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v8.n21.27

Resumo

Este artigo aplica-se em estudar o perfil profissional encontrado em organização pública do setor bancário brasileiro, relacionando-o à conceitos de intraempreendedorismo. Assim, elaborou-se um referencial de análise preliminar a partir de revisão bibliográfica, alcançando com isso a fundamentação necessária para o estudo, que teve como foco expor questões importantes que enfatizam características de um profissional intraempreendedor, bem como, o teste de perfil dos profissionais atuantes em organização pública do setor bancário brasileiro. A pesquisa estrutura-se em uma série de alternativas relacionadas ao perfil intraempreendedor, e fora aplicada a uma amostra de 53 profissionais. Os resultados sugerem considerável falta de colaboradores com perfil intraempreendedor na organização estudada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcelo Palhares Festa, Centro Universitário da FEI

Mestrando em Administração pelo Centro Universitário da FEI. Possui MBA Empresarial (2010) pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul e Graduação em Administração (2008) pela Faculdade Brasília de São Paulo. Atualmente é Professor do Centro Universitário São Camilo e da Faculdade de Tecnologia Álvares de Azevedo. Experiência na área da Administração, com ênfase em Logística e Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos, atuando nos seguintes temas: Strategic Sourcing, Otimização de Custos (Saving), SRM (Supplier Relationship Management), Intraempreendedorismo, Sistemas Empresariais de Inovação e Aprendizado.

Mauro Aurélio Garcia Filho, Centro Universitário da FEI

Analista A UT do Banco do Brasil - Mercado Pessoa Jurídica (Superintendência Regional de Mogi das Cruzes)

Referências

CHIAVENATO, I. Empreendedorismo: dando asas ao espírito empreendedor. 4 ed. Barueri: Manole, 2012.

DORNELAS, J. C. A. Empreendedorismo Corporativo: como ser empreendedor, inovar e se diferenciar na sua empresa. 2 ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008.

LACOMBE, B. M. B.; TONELLI, M. J. O Discurso e a Prática: o que nos dizem os especialistas e o que nos mostram as práticas das empresas sobre os modelos de gestão de recursos humanos. Revista de Administração Contemporânea, São Paulo, v. 5, n. 2, p. 157-174, mai./ago. 2001.

MCCRAW, T. K. O Profeta da Inovação: Joseph Schumpeter e a destruição criativa. São Paulo: Record, 2012.

PINCHOT III, G. Intrapreneuring: por que você não precisa deixar a empresa para tornar-se um empreendedor. São Paulo: Harbra, 1989.

PINCHOT III, G.; PELLMAN, R. Intra-empreendedorismo na Prática: um guia de inovação nos negócios. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.

SCHUMPETER, J. A. A Teoria do Desenvolvimento Econômico. São Paulo: Abril Cultural, 1982.

SEQUEIRA, S. V. Intraempreendedorismo e Organizações Não-Governamentais: prática e discursos. Tese (Doutorado em Administração de Empresas). Fundação Getúlio Vargas, São Paulo, 2005.

URIARTE, L. R. Identificação do perfil intraempreendedor. Dissertação (Mestrado em Engenharia da Produção). Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2000.

Downloads

Publicado

10-04-2013

Como Citar

PALHARES FESTA, Marcelo; GARCIA FILHO, Mauro Aurélio. Perfil Intraempreendedor: um estudo sobre o perfil profissional encontrado em organização pública do setor bancário brasileiro. Cadernos UniFOA, Volta Redonda, v. 8, n. 21, p. 53–62, 2013. DOI: 10.47385/cadunifoa.v8.n21.27. Disponível em: https://revistas.unifoa.edu.br/cadernos/article/view/27. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Ciências Sociais Aplicadas e Humanas